14/06/16

Ciranda de Conversa discute Universidade Brasileira

IMG_3349-net

Casa de Cultura Villa Maria

“Universidade Brasileira: quais são os nossos valores?”. Este é o tema que será debatido nesta quinta-feira, 16/06/16, às 15h, na Casa de Cultura Villa Maria, na primeira atividade da Ciranda de Conversa na Villa. Trata-se de uma série de encontros entre professores, técnicos e estudantes da UENF para abordar temas relativos à universidade brasileira, em geral, e à UENF, em particular.

Para participar da primeira Ciranda de Conversa na Villa, foram convidados os professores Carlos Eduardo de Rezende, do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (CBB), e o professor Messias Gonzaga Pereira, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (CCTA). A organização do evento está a cargo dos professores Simonne Teixeira, Carlos Gatts e Leonardo R. Miguel.

ciranda villa— A proposta visa fomentar um diálogo franco e aberto entre membros de nossa comunidade acadêmica com concepções, perspectivas e diagnósticos diversos a respeito dos papéis e problemas da universidade, bem como sobre alternativas para a mesma dentro do cenário de “crise”. Através dessa iniciativa, espera-se abrir caminho para a busca coletiva por esclarecimentos e entendimentos mútuos sobre conceitos, crenças e valores que orientam nossos comportamentos, decisões e ações enquanto pessoas dedicadas à vida acadêmico-intelectual do Brasil — explica Simonne.

Segundo Simonne, os encontros da Ciranda de Conversa na Villa não pretendem ter caráter de debates (nem de disputas), mas de diálogos (discussões críticas ou interações polêmicas). O propósito da Ciranda de Conversa na Villa é estimular e aprimorar a comunicação na comunidade uenfiana.

— Acreditamos que isto seja possível através do modelo do diálogo, o qual requer dos participantes a disposição de cooperar com seu interlocutor, de ouvir o outro com atenção, de assumir os limites de seus conhecimentos, de questionar em busca de informações, argumentar honestamente e de aprender — afirma, lembrando que o evento é aberto à comunidade.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)