09/06/16

Campos dos Goytacazes, quinta, 09 de junho de 2016. Nº 3.596

Convite

Ciranda de Conversa na Villa

ciranda villaA Casa de Cultura Villa Maria convida a comunidade uenfiana e amigos para a Ciranda de Conversa na Villa, uma iniciativa criada com o objetivo de promover diálogos, laços e ações em prol da  nossa UENF. A primeira atividade da Ciranda de Conversa na Villa se chama “Universidade Brasileira: quais sãos os nossos valores?”, que consiste em uma série de encontros entre professores, técnicos e estudantes uenfianos para abordar temas sensíveis relativos à universidade brasileira, em geral, e à UENF, em particular.

A proposta visa fomentar um diálogo franco e aberto entre membros de nossa comunidade acadêmica com concepções, perspectivas e diagnósticos diversos a respeito dos papéis e problemas da universidade, bem como sobre alternativas para a mesma dentro do cenário de “crise”. Através dessa iniciativa, espera-se abrir caminho para a busca coletiva por esclarecimentos e entendimentos mútuos sobre conceitos, crenças e valores que orientam nossos comportamentos, decisões e ações enquanto pessoas dedicadas à vida acadêmico-intelectual do Brasil.

Conversas têm a vantagem da espontaneidade, e prezamos por isso. Há a esperança de que alcancemos consensos plenos; no entanto, não contamos com isto de antemão. Interações dialógicas como as que pretendemos promover mediante as conversas sobre universidade procuram simular a democracia: trabalhar dentro dos e sobre os conflitos entre concepções, valores e interesses. Tendo isso em vista, convém fazer algumas advertências, a fim de evitar confusões.

Os encontros da Ciranda de Conversa na Villa não pretendem ter caráter de debates (nem de disputas), mas de diálogos (discussões críticas ou interações polêmicas). Pensamos ser importante estabelecer distinções a fim esclarecer os compromissos e posturas dos participantes (inclusive do público presente). O fato de abordarmos temas geradores de controvérsias aumenta o nosso zelo a respeito da definição da natureza das conversas.

O modelo de debate, geralmente, tem como objetivos obter vitória verbal sobre o adversário e impressionar a plateia através de estratagemas pouco afeitos à argumentação racional e honesta (instigando o público contra o interlocutor). Além disso, em debates, exposições de diferentes opiniões, sobretudo as opostas, tendem a derivar para altercações, isto é, ataques pessoais, em virtude de antagonismos prévios e/ou indisposições pessoais.

O propósito da Ciranda de Conversa na Villa é estimular e aprimorar a comunicação na comunidade uenfiana. Acreditamos que isto seja possível através do modelo do diálogo, o qual requer dos participantes a disposição de cooperar com seu interlocutor, de ouvir o outro com atenção, de assumir os limites de seus conhecimentos, de questionar em busca de informações, argumentar honestamente e de aprender.

É importante ter sempre em mente os possíveis ganhos cognitivos dos encontros, tais como a eliminação de crenças equivocadas, transmissão de conhecimento, clarificação de pressupostos e das divergências, detecção de afinidades, resolução de controvérsias, conciliação dos opostos ou descoberta de posições/atitudes irreconciliáveis, emergência de novas ideias e, quiçá, de soluções para os problemas em comum.

A sessão inaugural trará para a conversa dois professores titulares da UENF, ambos com muitas experiências universitárias para abordar o tema: “Vivências Acadêmicas”.

CONVIDADOS

Carlos Eduardo Rezende – CBB

Messias Gonzaga Pereira – CCTA

Dia 16 de Junho de 2016, às 15h

Local: Casa de Cultura Villa Maria

ORGANIZAÇÃO

Simonne Teixeira

Carlos Gatts

Leonardo R Miguel

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)