25/05/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 25 de maio de 2016. Nº 3.591

Reitores se reúnem com Governador do Estado

O reitor da UENF, Luís Passoni, participou na última sexta-feira, 20/05/16, no Palácio Guanabara, de uma reunião com o governador em exercício, Francisco Dorneles, e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca. Sugerida pela Reitoria da UENF, a reunião contou ainda com a participação do reitor da Uerj, Ruy Garcia Marques; do reitor da Uezo, Alex da Silva Sirqueira; além do presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Durante a reunião, o secretário fez uma explanação sobre as questões emergenciais das instituições, apresentando possíveis soluções. Dentre as questões emergenciais, Tutuca relatou a situação dos terceirizados, que estão sem pagamento desde  2015; o bloqueio das fontes de arrecadação própria; a falta de combustível; e o corte de telefone na Uenf e Uezo.

Tutuca apresentou como soluções urgentes a manutenção do acordo para o pagamento de bolsas; liberação de custeio mínimo regular; liberação dos recursos de arrecadação própria (fonte 230); e, no caso da UENF, estudo do impacto do auxílio moradia dos alunos, entre outros pontos referentes à Uerj e Uezo.

Em seu pronunciamento, o reitor da UENF apresentou como demandas emergenciais a normalização do pagamento das bolsas e a liberação de um custeio mínimo para a Universidade. Passoni apresentou ainda, como solução para os problemas da UENF, a instituição de sua autonomia financeira.

O governador demonstrou preocupação em relação à atual situação das Universidades, prometendo que a questão será tratada como prioridade do Governo. No entanto, dada a situação econômica do Estado, disse que ainda não é possível fazer qualquer tipo de projeção sobre quando haverá uma solução definitiva para o problema. Ele prometeu estudar o caso e encaminhar uma resposta através do secretário.

Como resultado da reunião, deverá ser marcada nos próximos dias uma reunião entre a UENF e o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Francisco Antônio Caldas, para discutir possíveis soluções.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)