02/05/16

Campos dos Goytacazes, segunda, 02 de maio de 2016. Nº 3.584

Audiência Pública da Comissão de Educação discute situação da UENF

audiencia 2 menorCom o anfiteatro do Centro de Convenções da UENF lotado por alunos, servidores técnico-administrativos, professores e funcionários terceirizados, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 02/05/16, uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alerj) para tratar da atual situação financeira da Universidade. A audiência também teve a presença de vereadores e deputados da região. O presidente da Comissão, deputado Comte Bittencourt, disse que o objetivo da audiência era tentar “abrir canais de diálogo” para ajudar a solucionar a crise que vem acometendo a UENF, assim como toda a área de Educação no Estado.

Em seu discurso, o reitor da UENF, Luís Passoni, disse que a situação na Universidade está se tornando insustentável. Além do atraso de três meses no pagamento dos bolsistas, a UENF não pôde realizar ainda nenhum pagamento este ano a fornecedores e concessionárias, bem como às empresas terceirizadas.

– É fundamental que consigamos ao menos iniciar os pagamentos. A gente entende que há queda na arrecadação do Estado, que há uma real situação de crise,  com a qual estamos dispostos a colaborar. Mas precisamos que os recursos comecem a ser repassados e que o orçamento aprovado na Alerj seja respeitado, para que a UENF possa continuar funcionando – disse o reitor.

audiencia menorA presidente da Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), Maria Angélica Pereira, disse que a situação da Universidade vem tirando a saúde de muitos professores.

– Precisamos de paz orçamentária para voltar a trabalhar normalmente, acabar com essa agonia. Eu não aguento entrar no meu laboratório nas condições em que está. Já acordo com dor de cabeça – desabafou.

Um abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas, pedindo a solução da crise na UENF, foi entregue a Comte Bittencourt pela professora Maria Priscila Pessanha de Castro, em nome da ADUENF.

Também participaram da mesa os deputados Waldeck Carneiro, Geraldo Pudim e João Peixoto; além dos alunos Gilberto Azeredo, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e Alessandra Maria, da Associação dos Pós-Graduandos (APB); e dos representantes do Sintuperj Jorge Gaúcho (Uerj) e Sérgio Dutra (UENF). A audiência teve ainda a presença dos vereadores campistas Maria Auxiliadora Freitas, Rafael Diniz, Marcão, Maria da Penha, Fred Machado, Davison Miranda e Mauro Silva, além do ex-prefeito de Niterói Godofredo Pinto.

(Fotos: Alex Cordeiro)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)