22/04/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 22 de abril de 2016. Nº 3.580

Reitor convida comunidade para Parlamento Regional

O reitor da UENF, Luis Passoni, convida toda a comunidade a participar do Parlamento Regional, evento que reunirá vereadores e deputados do Norte/Noroeste Fluminense para discutir a situação da UENF nesta segunda-feira, 25/04/16, às 10h, na Câmara Municipal de Campos.

Clique aqui para ver o vídeo.

VIII CONFICT tem 1.279 inscritos

banner-confict-83810d5ca92b663d1dfd0f071fee49f4Com um total de 1.279 inscritos, será realizado de 05 a 07/07/16, no Centro de Convenções da UENF, o VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, que congrega o 21º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 13º Circuito de Iniciação Científica do IFF e a 9ª Jornada de Iniciação Científica da UFF. Dentre os inscritos, 653 são alunos da UENF, 351 do IFF, 211 da UFF e 64 de outras instituições. Para os 18 minicursos ofertados, há um total de 870 inscritos. Foram enviados 521 resumos de pesquisas.

Um dos maiores eventos científicos do Norte/Noroeste Fluminense, o CONFICT reúne as três principais instituições de ensino superior públicas da região — a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo é apresentar as pesquisas desenvolvidas nos respectivos Programas de Iniciação Científica, bem como discutir temas que envolvem a Ciência.

Sob o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, o congresso abordará pesquisas e reflexões sobre as interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade, discutindo as consequencias dos avanços científicos e tecnológicos no desenvolvimento da sociedade, assim como o papel da sociedade na organização da ciência e da tecnologia.

Veja a programação e outras informações aqui.

UENF desenvolve novas cultivares de pimenta

pimentaA UENF obteve a proteção de novas cultivares junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Trata-se de três cultivares de pimentas com resistência genética à mancha bacteriana, uma importante doença que provoca graves prejuízos às lavouras e para a qual não existem outras formas eficientes de controle.
Além de darem cor, sabor e de preservarem os alimentos, as pimentas têm também ação medicinal e são constituintes de vários medicamentos e a produção de frutos de alta qualidade sem aplicação de agrotóxicos é objetivo de diversos programas de melhoramento no mundo.
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF (LMGV), pela professora Rosana Rodrigues e sua equipe, com apoio da Faperj e do CNPq. A proteção de cultivares é uma propriedade intelectual que corresponde à obtenção de uma patente.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)