15/04/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 15 de abril de 2016. Nº 3.579

Sociedade civil unida em defesa da UENF

Documento assinado por representantes de mais de 10 entidades locais será encaminhado à Alerj e ao Governo do Estado

cdlRepresentantes de mais de 10 entidades campistas assinaram um documento em defesa da UENF na manhã desta sexta-feira, 15/04/16, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). O documento, que será encaminhado à Assembleia Legislativa (Alerj) e ao Governo do Estado, foi redigido durante uma reunião proposta pela CDL para discutir, entre outros assuntos, a situação financeira por que passa a UENF. O chefe de Gabinete da Reitoria da UENF, Raul Palacio, representou o reitor da UENF, Luís Passoni, que não pôde comparecer em virtude da reunião do Conselho Universitário, que ocorria no mesmo horário.

O documento foi assinado por todos os presentes:  além da CDL, representantes do Instituto Federal Fluminense (IFF),  Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Lions Clube de Campos, Rotary São Salvador, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)-Campos, Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Associação dos Comerciantes da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), além dos sindicatos do Comércio Varejista, Contabilistas, Médicos e Cirurgiões Dentistas, entre outros.

A ideia de que a UENF é um patrimônio de Campos e do Norte Fluminense — e de que a sociedade campista não pode se calar diante da situação em que se encontra — foi manifestada pela maioria dos participantes. Alguns lembraram a criação da UENF, como os comerciantes Edwar Chagas e Odilon Martins. O diretor do Sindicato dos Contabilistas, José Orniz, observou que a UENF foi o embrião do polo universitário que se instalou em Campos a partir de sua criação, em 1993.

O chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio, ressaltou que a UENF possui atualmente cerca de 5 mil alunos, a maioria de Campos, municípios do Norte/Noroeste Fluminense e do Sul do Espírito Santo. Lembrou que a Universidade foi uma das primeiras do país a implementar a reserva de vagas para alunos carentes. Hoje, metade das vagas é destinada a alunos cotistas, que recebem um auxílio financeiro para continuar estudando.

— Desde dezembro as bolsas não estão sendo pagas e os cotistas dependem deste dinheiro para continuar na UENF. De ontem para hoje, a situação de complicou muito, pois alguns deles estão acampados na Reitoria porque foram despejados de suas casas devido ao atraso no aluguel. Este também foi um motivo para o reitor não estar aqui hoje — disse.

Segundo Raul, a empresa Águas do Paraíba deu um prazo até o dia 25/04/16 para a UENF quitar a conta de água, caso contrário o fornecimento será suspenso. Raul informou que, se isso ocorrer, diversas pesquisas irão se perder, acarretando prejuízos incalculáveis. Até o momento, a UENF deve um total de R$ 11 milhões e não há sinalização do Governo quanto à liberação de recursos.

Workshop sobre ‘Matas Secas’ se estende até sábado

florestas secasFoi aberto na útima quinta-feira, no Auditório 1 do prédio P5, na UENF, o Workshop  “Matas Secas no Brasil: biodiversidade e serviços do ecossistema”, que integra o Programa Fundo Newton, parceria RCUK/NERC-CONFAP/FAPERJ. Organizado conjuntamente pela UENF, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Royal Botanic Garden Edinburgh, o workshop se estende até este sábado, 16/04/16.

A abertura contou com a presença do reitor da UENF, Luis Passoni, que falou sobre a crise financeira na Universidade. O reitor disse que, apesar de todos os problemas, a UENF é a única das três universidades estaduais que ainda está conseguindo se manter em funcionamento.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Rosana Rodrigues; da diretora do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Kátia Valevski Sales Fernandes; do diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Haroldo Lima; e do diretor do Jardim Botânico de Edimburgo, Toby Pennington.

Ò evento é organizado pelo curador do Herbário da UENF, professor Marcelo Trindade Nascimento, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da UENF, e conta com a participação de cerca de 50 pesquisadores convidados, de instituições do Brasil e da Grã-Bretanha, como University of Leeds, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, University of Edinburgh e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Veja aqui a programação.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)