08/04/16

Campos dos Goytacazes, sexta, 08 de abril de 2016. Nº 3.575

Reitoria se reúne com pesquisadores

reuniao cientistas

A reunião foi realizada no Jardim da Casa de Cultura Villa Maria

A necessidade de união de todos os segmentos da Universidade para superar o atual momento de crise foi a tônica da reunião realizada na tarde de ontem, na Casa de Cultura Villa Maria, entre a Reitoria e os pesquisadores Cientista do Nosso Estado e Jovens Cientistas do Nosso Estado. Pela Reitoria, estiveram presentes  o reitor da UENF, Luís Passoni; a vice-reitora, Teresa Peixoto; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues; e o chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio.

– Queremos ouvir todos os segmentos mas, pelo momento que estamos vivendo hoje no Estado, resolvemos iniciar com este grupo. Em breve vamos nos reunir também com os pesquisadores do CNPq e outros. A ideia é manter um forum permanente de discussão – disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues.

Um dos temas levantados pelos pesquisadores foi a necessidade de maior conhecimento interno e externo das pesquisas realizadas na Universidade. O reitor observou que um levantamento feito recentemente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação mostrou que nos últimos dez anos foram desenvolvidos mais de mil projetos de pesquisa e/ou extensão voltados para a temática regional. No entanto, segundo Passoni, muitos não tem conhecimento desta informação.

– A UENF cresceu e hoje os pesquisadores não conhecem uns aos outros. Precisamos divulgar não só externamente mas também internamente – disse a professora Telma Santana, do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV), também assessora de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF.

O professor Fernando Saboya, do Laboratório de Engenharia Civil (LECIV), defendeu uma mudança de postura de todos os membros da comunidade universitária em relação à Universidade.

– Na campanha para reitor, vi  pessoas pedindo muitas coisas, mas não vi ninguém dizer: ‘o que eu posso fazer pela UENF?’. Acho que cada um de nós deve servir à Universidade e não o contrário. Nós somos os síndicos da UENF, e precisamos perguntar o que podemos fazer juntos pela UENF – disse.

Grande parte dos professores elogiou a iniciativa da Reitoria de buscar o diálogo com os pesquisadores. Para o professor Édson Corrêa, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS), é importante que as lideranças acadêmicas se reúnam, periodicamente, para discutir os rumos da Universidade. Na opinião de Saboya, é importante que a Universidade supere suas divergências internas e caminhe “numa só direção”.

– Está na hora de pararmos para discutir algumas coisas. Primeiro, a UENF não conhece a UENF, e para mudar isso não precisamos de dinheiro. Outra questão é: como inserir a UENF em parcerias público-privadas? E, por último: qual a Universidade que estamos buscando? – afirmou a pró-reitora.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)