05/04/16

Campos dos Goytacazes, terça, 05 de abril de 2016. Nº 3.574

Câmara Municipal de Campos manifesta apoio público à UENF

Comissão formada por seis vereadores vai atuar junto ao Governo em prol da Universidade

O reitor da UENF, Luís Passoni, falou na Tribuna da Câmara

O reitor da UENF, Luís Passoni, falou na Tribuna da Câmara (Foto: Alex Cordeiro)

A Câmara dos Vereadores de Campos firmou um compromisso formal de apoio à UENF na manhã desta terça-feira, 05/04/16. Os vereadores se uniram para elaborar um documento em defesa da UENF, que será encaminhado ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa (Alerj). Também foi criada uma Comissão de Trabalho, com o objetivo de atuar em prol da resolução dos problemas da Universidade, formada pelos vereadores Auxiliadora Freitas, Nildo Cardoso, Rafael Diniz, Marcão, Cecília Ribeiro Gomes e Mauro Silva.

Ao falar na Tribuna, o reitor da UENF, Luís Passoni, pediu que o Legislativo campista interceda junto ao Governo do Estado. Ele informou que desde outubro de 2015 a UENF não paga nenhuma conta, só salários e bolsas. A dívida da Universidade já chega a R$ 11 milhões e a ameaça de corte de serviços básicos, como água e luz, é constante.

– Estamos fazendo um esforço muito grande para manter a Universidade funcionando, porém não sabemos até quando conseguiremos manter esta situação. É imprescindível que a UENF receba imediatamente algum recurso. Entendemos a situação do Estado, mas a UENF deve ser uma das prioridades – disse o reitor.

Em seu discurso, o reitor ressaltou que a UENF vem contribuindo para o desenvolvimento regional de diversas formas. Segundo Passoni, nos últimos dez anos, a UENF desenvolveu mais de 1.000 projetos de pesquisa e/ou extensão universitária voltados para a temática regional.

reitor camara 2

Os vereadores assinaram o documento. (Foto: Alex Cordeiro)

– Estes projetos não são mantidos com dinheiro do orçamento, mas através de editais das agências de fomento, como Capes, CNPq e Faperj. Nossos pesquisadores sempre participam destes editais e, desta forma, conseguem financiamento para suas atividades. Nosso orçamento é apenas para pagar salários e serviços básicos – disse.

O reitor observou que há mais de um mês a Universidade está sem telefone e há mais de 15 dias, sem combustível. O corte nos telefones não permite nem mesmo receber ligações de fora do campus universitário.

– Estamos bancando o telefone e o combustível com o nosso próprio bolso para manter o mínimo de normalidade dentro da Universidade – disse.

Veja a íntegra do documento assinado pelos vereadores de Campos:

Em defesa da UENF

Implantada em 1993, após um amplo movimento da comunidade campista, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) é considerada hoje pelo MEC a melhor universidade do Estado do Rio de Janeiro e a 11ª do país.

A UENF tem contribuído para o desenvolvimento regional de diversas formas. Nos últimos dez anos, foram mais de mil projetos, um a cada três dias, de pesquisa e/ou extensão, voltados para a temática regional. A Universidade possui cerca de cinco mil alunos, na graduação e pós-graduação, de diversas partes do país, principalmente do município de Campos dos Goytacazes e Região.

No entanto, este patrimônio dos campistas, sonho de várias gerações, encontra-se hoje em risco. Com dívidas acumuladas desde outubro de 2015, a UENF não vem conseguindo honrar os compromissos com seus fornecedores,  o que tem ameaçado seriamente o seu funcionamento.

A Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, diante deste momento crítico,  reafirma seu compromisso com a UENF e conclama o Governo do Estado a equacionar o problema e iniciar, de imediato, os repasses de recursos necessários para a manutenção da Universidade.

Por estarmos de acordo, subscrevemos.

Campos dos Goytacazes, 05 de abril de 2016

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)