02/04/16

Campos dos Goytacazes, sábado, 02 de abril de 2016. Nº 3.572

Casa de Cultura Villa Maria reabre suas portas

Casa de Cultura Villa Maria - 400 x 600 IMG_3354A Casa de Cultura Villa Maria reabriu suas portas na última semana, com a realização de dois eventos, na quarta e na quinta-feira (30 e 31/03/16). O primeiro foi a manifestação cultural Canto da Resistência, evento que foi idealizado a partir de uma ideia da Assembleia Estudantil e do Grupo de Estudos e Práticas Musicais da UENF (GEPMU). Na quinta, houve o lançamento dos Cartões Postais de Patrimônios Arquitetônicos e Históricos de Campos dos Goytacazes, produzidos no âmbito do projeto “A fotografia como instrumento didático interdisciplinar: uma interação entre física, química, geografia, história e artes”.

O Canto da Resistência foi organizado pela Comissão de Greve Estudantil, DCE-UENF, Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), GEPMU e Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), com apoio da Vice-Reitoria da UENF, Diretoria da Casa de Cultura Villa Maria e Prefeitura da UENF.

Coordenado pelas professoras Elis de Araújo Miranda e  Maria Priscila Pessanha de Castro, o projeto “A fotografia como instrumento didático interdisciplinar” tem por objetivo apresentar um método de ensino inovador na perspectiva interdisciplinar. O método consiste em realizar um projeto fotográfico, desenvolvido ao longo de um ano letivo, em dez etapas. Em cada uma delas, deve haver a participação de um professor responsável pela orientação das atividades.

Os postais foram produzidos com fotografias feitas por estudantes dos cursos de formação de professores e ensino inovador do Colégio Estadual João Pessoa, Bolsistas Jovens Talentos (CEJP/Física/Faperj), Bolsistas do Programa PIBID/Física/UENF e Bolsistas Cult/Obeduc/Capes.Todas as imagens foram capturadas com câmeras artesanais tipo “pinhole”, entre os anos de 2013 e 2015.

A Reitoria parabeniza todos os envolvidos na organização, pelo sucesso dos eventos.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)