01/04/16

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 01 de abril de 2016. Nº 3.571

Mapeamento de religiões Afro-brasileiras em Campos

neevO Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência da UENF ( (NEEV) realizou, entre 2013 e 2015, sob coordenação da professora Lana Lage, o mapeamento dos terreiros de umbanda e candomblé de Campos dos Goytacazes, paralelamente a uma pesquisa sobre discriminação religiosa na cidade. O trabalho foi desenvolvido com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e teve como principal resultado a publicação do catálogo intitulado “As Religiões Afro-brasileiras em Campos dos Goytacazes: Preservar, dar visibilidade e combater a discriminação”, lançado sob forma de CD durante o “II Fórum Municipal de Religiosidade de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras / IV Seminário sobre Intolerância religiosa do NEEV”, em 31/10/15.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS) e o Fórum Municipal de Religiosidades de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras (FRAB) do Município de Campos. O catálogo proporcionou um maior conhecimento sobre as religiões afro-brasileiras da região e serviu de estímulo para que as comunidades tradicionais de terreiro pleiteassem, junto às instâncias públicas, acesso a direitos.

Na tarde de 29/03/16, a primeira ação de acessibilidade a políticas públicas foi realizada, através do “Projeto CRAS sobre Rodas”, que, a partir das informações do referido catálogo, selecionou a região em que seria feito um primeiro cadastramento dessa população específica no Cadastro Único do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). A região foi escolhida por ter sido identificada como a de maior concentração de terreiros, entre os 75 catalogados na cidade durante a pesquisa.

– Esse trabalho evidencia mais uma vez a importância da Extensão Universitária como instrumento de interface com a sociedade, gerando ferramentas que permitam colaborar para o reconhecimento e acesso a direitos, sobretudo de grupos historicamente discriminados, como é o caso das comunidades tradicionais de terreiro- afirma a professora Lana Lage.

Para ver o catálogo, clique aqui.

VIII CONFICT: envio de resumos até segunda-feira

A coordenação do VIII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFIC) informa que o prazo para o envio de resumos  – obrigatório para os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica – termina nesta segunda-feira, 04/04/16. Informações e inscrições podem ser obtidas no site do evento.
O envio de resumos é feito pelo orientador. Tanto o estudante quanto o orientador devem estar inscritos. Após o cadastro do orientador, caso não apareça a opção para envio de resumos, deve-se entrar em contato com a Coordenação do evento, pelo email pibic@uenf.br.
O VIII CONFIC engloba o 21º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 13º Circuito de Iniciação Científica do IFF e a 9ª Jornada de Iniciação Científica da UFF,

PIBIC inscreve até terça-feira

Termina nesta sexta-feira, 05/04/16, o prazo para submissão de projetos ao edital de bolsas PIBIC 01/2016. Informações e edital em http://uenf.br/projetos/pibic/edital/. A inscrição e envio de documentos são feitos pelo estudante, através do Sispibic (http://sispibic.com.br/). Aluno e orientador devem estar cadastrados no sistema.

Nota importante: a inscrição no edital de bolsas poderá ser feita mesmo sem o extrato escolar atual. No campo “extrato escolar” o estudante deve anexar algum extrato ou histórico, mesmo que seja antigo.

Aluna da UENF premiada em Congresso de Microbiologia

O trabalho “An approach for environmental microbiology teaching based in the daily life” recebeu o Prêmio de Mérito Científico no 28º Congresso Brasileiro de Microbiologia, realizado de 18 a 22/10/15, em Florianópolis, SC. A pesquisa foi desenvolvida pela aluna de Licenciatura em Biologia Aliane Barbosa, integrante do grupo de pesquisa Microbiologia Ambiental do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos (LFBM).

O grupo é coordenado pela professora Aline Intorne, que também é orientadora de Aliane. A pesquisa também integra o trabalho desenvolvido no projeto de Extensão coordenado pela professora Aline Intorne, intitulado “O Mundo Microbiano e você — Quebrando paradigmas (Parte II)”.

Hospital Veterinário divulga número de telefone alternativo

Em virtude da crise financeira da Universidade e do corte dos serviços telefônicos, o Hospital Veterinário está com um número alternativo, (22) 98145-6895 (operadora TIM), para as informações sobre o atendimento ao público. A informação é da diretora do Hospital Veterinário, professora Helena Kiyomi Hokamura.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)