31/03/16

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 31 de março de 2016. Nº 3.570

Reitor da UENF cumpre agenda extensa no Rio de Janeiro

Para Passoni, saldo de reuniões com deputados, reitores e diretor da Secti foi positivo

picciani

Reunião com o presidente da Alerj, Jorge Picciani.

A quarta-feira (30/03/16) foi de muito trabalho para o reitor da UENF, Luís Passoni, que participou de uma extensa agenda no Rio de Janeiro, ao lado da pró-reitora de Graduação, Marina Suzuki, e do chefe de Gabinete da Reitoria, Raul Palacio. Na pauta, a situação financeira da Universidade, que tem dívidas acumuladas desde outubro do ano passado da ordem de R$ 11 milhões. Para Passoni, o saldo foi bastante positivo.

— Estamos otimistas com o que ouvimos  e confiantes de que a Universidade conseguirá se manter em funcionamento — disse o reitor.

Faperj – A primeira reunião do dia foi com o presidente da Alerj, Jorge Picciani; representantes das Universidades do Estado,  da Associação Brasileira de Ciência (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pelo menos por enquanto, está afastada a possibilidade de redução de 50% do orçamento da Faperj, o que traria grandes prejuízos para a pesquisa científica no Estado.

— Picciani informou que não pretende colocar em tramitação a PEC 19/2016. Disse que vai aguardar o desenrolar da situação do Estado para definir o que fazer. Caso tenha que colocar a proposta em tramitação, prometeu reunir-se novamente com as universidades e entidades científicas para debater o tema— informou o reitor da UENF, que, durante a reunião, se manifestou favoravelmente à implantação do mesmo mecanismo de financiamento da Faperj — percentuais vinculados à receita tributária do Estado — às demais autarquias do Estado.

reitores

Reunião com os reitores das Universidades Estaduais

União das Universidades – Após a reunião com o presidente da Alerj, Passoni se reuniu com o reitor e a vice-reitora da Uerj, Ruy Garcia Marques e Maria Georgina Muniz Washington, além do vice-reitor da Uezo, João Bosco de Salles. Na oportunidade, ficou acertada uma parceria de todas as Universidades Estaduais com o objetivo de solucionar os problemas financeiros das instituições.

— A primeira decisão foi buscar uma audiência conjunta com o secretário de Ciência,Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, para iniciar o processo de solução dos problemas enfrentados pelas Universidades — disse o reitor da UENF.

Em seguida, Passoni se reuniu com o diretor geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gabriell Carvalho, quando solicitou sua ajuda na negociação com as empresas que prestam serviços à UENF e junto à empresa de telefonia.

— Conversamos sobre a situação geral da UENF e pedimos sua ajuda para que possamos manter a Universidade funcionando. Também fiz um apelo para que o Governo libere a contrapartida do Estado no Proap-Capes (Programa de Apoio à Pós-Graduação) — disse.

deputados

Raul e Passoni (esquerda) com os deputados Papinha, Albertassi e Pudim

Cota financeira – Após a reunião com Gabriel, Passoni conversou com os deputados Papinha Dornelles, Geraldo Pudim e Edson Albertassi, líder do Governo na Alerj, ocasião em que foi discutida novamente a situação financeira da UENF.  Os deputados informaram que, em reunião realizada no Colégio de Líderes, o governador Francisco Dornelles se comprometeu a resolver a questão do Proap-Capes da UENF. Segundo os deputados, a situação das Universidades foi colocada como prioritária.

Segundo Passoni, o deputado Edson Albertassi se comprometeu a trabalhar junto ao Governo para que seja feita a liberação da cota financeira mensal da UENF, como forma de começar a resolver os problemas da Universidade.

Em seguida, Passoni se reuniu com o deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Alerj, quando foi discutida a realização de uma audiência pública da Comissão na Universidade.

Universidade tem apoio da OAB

oab 2Em reunião na última terça-feira, 29/03/16, com a vice-presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/ Campos e Região, Marta Oliveira, o reitor da UENF, Luís Passoni, expôs a situação da Universidade e solicitou apoio no sentido de sensibilizar as autoridades para a questão. A vice-presidente da OAB comprometeu-se a levar o tema para ser discutido na próxima reunião do Conselho Regional da OAB.

— Ela se comprometeu a defender uma manifestação pública da OAB em favor da UENF e também ofereceu o apoio da entidade perante o Judiciário, caso seja necessário — disse o reitor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)