29/03/16

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 29 de março de 2016. Nº 3.569

Deputado promete interceder pela UENF junto ao Governador

reuniao papinha reitoriaEm visita à UENF  na tarde da última segunda-feira, 28/03, o deputado estadual Papinha Dornelles (PP) se comprometeu a interceder, junto ao Governo do Estado,  quanto à liberação de recursos para a Universidade. O deputado foi recebido pelo reitor da UENF, Luís Passoni, e pelo chefe de Gabinete, Raul Palacio, no Gabinete da Reitoria.

O reitor informou ao deputado que as dívidas da UENF já somam cerca de R$ 11 milhões, dos quais R$ 6 milhões referem-se a pagamentos devidos em 2015. Demonstrando preocupação com a possível suspensão das atividades na Universidade, Papinha quis saber exatamente o que poderia ser feito, de imediato, para pelo menos manter as atividades básicas no campus universitário.

— Não podemos deixar um órgão tão importante como a UENF nessas condições. O que eu puder fazer, farei para ajudar — disse o deputado, informando que hoje teria uma audiência com o governador em exercício, Francisco Dornelles, na qual pretendia abordar a questão da UENF.

O reitor explicou que a UENF está sem telefone há mais de um mês (não podendo fazer nem receber ligações) e sem combustível. Ele informou que todas as viagens de trabalho estão sendo feitas com recursos próprios dos servidores. Passoni observou ainda que todos os dias chegam notificações de empresas ameaçando suspender os serviços, como é o caso da White Martins, que fornece gases para a UENF.

— Um dos gases é o nitrogênio líquido, indispensável para a manutenção de alguns equipamentos. Se suspenderem o fornecimento de nitrogênio, serão danificados três equipamentos de R$ 1 milhão de dólares cada um — disse Passoni.

Com relação ao fornecimento de água e luz, o reitor lembrou que o a Secretaria de Fazenda negociou diretamente com a Ampla, o que tem garantido a continuidade dos serviços. Na última quarta, representantes da empresa Águas do Paraíba conversaram com o reitor, e o corte no fornecimento de água, que seria feito ontem, não ocorreu.

— O problema é que estamos contando só com a boa vontade das empresas e a situação está chegando no limite. Se algum desses serviços for suspenso, a UENF não tem como continuar funcionando. O Governo precisa liberar pelo menos alguma parte destes pagamentos — disse.

Passoni pediu ainda a Papinha que ajude na liberação da verba de aproximadamente R$ 800 mil referente ao Proap – Capes (Programa de Apoio à Pós-Graduação), que está emperrada porque o Governo do Estado não deu a sua contrapartida, no valor de R$ 1.200. O reitor também solicitou apoio no que se refere ao pagamento efetivo do orçamento, a cada mês.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)