28/03/16

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 28 de março de 2016. Nº 3.568

Situação da UENF tem repercussão na imprensa

terceira via - coletiva

O reitor da UENF Luís Passoni (centro), ao lado da vice-reitora, Teresa Peixoto, e do chefe de Gabinete, Raul Palacio. (Foto: Jornal Terceira Via)

A situação financeira da UENF foi manchete nos principais veículos de comunicação de Campos na última semana. Na segunda-feira, 21/03/16, o reitor Luís Passoni recebeu a imprensa no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) para uma entrevista coletiva, na qual esclareceu todas as dúvidas a respeito da atual conjuntura da Universidade.

Estiveram presentes jornalistas da Folha da Manhã, O Diário, Terceira Via, Portal Ururau, Record e InterTV. A entrevista também foi aberta à comunidade universitária. Alunos, docentes e técnicos lotaram o auditório, levando faixas e cartazes.

E hoje, às 22h30, o reitor da UENF é o entrevistado do programa A Polêmica, comandado por Cláudio Andrade, na TV Terceira Via. Veja abaixo algumas matérias que foram publicadas:

G1 – Região Serrana

G1 – Norte Fluminense

Folha da Manhã

O Diário

Terceira Via

Ururau

Reitor recebe Águas do Paraíba e deputado

fachada-uenf-013Na última quarta-feira, 23/03/16, o reitor da UENF, Luís Passoni, recebeu em seu Gabinete representantes da empresa Águas do Paraíba. Na ocasião, o reitor e demais integrantes da Reitoria buscaram sensibilizar os representantes da empresa quanto aos prejuízos que a Universidade poderá vir a ter caso seja suspenso o fornecimento de água. A empresa Águas do Paraíba havia ameaçado cortar a água em todo o campus da UENF a partir de hoje, o que não ocorreu.

— Eles se mostraram solidários e disseram que levariam a questão até a direção da Águas do Paraíba do Brasil. Estamos aguardando uma comunicação oficial da empresa assegurando que não haverá mais o corte da nossa água — disse o reitor.

Passoni informou aos representantes da empresa que um corte no fornecimento de água traria prejuízos irremediáveis á pesquisa, assim como prejudicaria toda a higienização da Universidade.

— Chamamos a atenção, por exemplo, para os setores que precisam de água para sustentar os animais e plantas — disse Passoni.

A Reitoria vem mantendo contato permanente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), mas até o momento não há uma previsão, por parte do Governo do Estado, quanto ao pagamento das contas atrasadas da UENF. Segundo o reitor, desde outubro que nenhuma conta é paga e nenhum fornecedor recebe pelos produtos ou serviços.

Encontro com Pudim – E na última sexta-feira, 25/03/16, o reitor se reuniu com o deputado estadual Geraldo Pudim, que se comprometeu a atuar, junto ao Governo, pelo repasse do orçamento em duodécimos.

— Precisamos que os repasses do orçamento sejam mensais e o que os valores sejam o equivalente a 1/12 do orçamento total — explicou o reitor.

Na tarde de hoje, está agendada uma visita do deputado estadual Papinha (PP) à Reitoria da UENF. A visita está marcada para as 16h30, no Gabinete do reitor.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)