14/03/16

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 14 de março de 2016. Nº 3.566

Reunião do CONSUNI aborda dificuldades financeiras

consuniA situação financeira da UENF foi um dos temas abordados na manhã da última sexta-feira, 11/03/16, durante reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), realizada no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH). Cada um dos membros do Conselho – formado por representantes dos professores, técnicos e estudantes – recebeu uma planilha na qual foram discriminadas todas as dívidas da Universidade neste momento.

Segundo o reitor da UENF, Luís Passoni, foram contingenciados R$ 21 milhões da fonte 22 – Fundo de Combate à Pobreza -, valor que seria suficiente para pagar o auxílio cota e implantar o auxílio moradia para estudantes. Ele também se mostrou preocupado com o pagamento dos salários após o mês de abril, uma vez que o Governo publicou a liberação do orçamento da Universidade para todo o ano, mas em relação aos salários, só até este mês. Ele informou que a regularização do pagamento das bolsas tem sido uma das prioridades da Reitoria.

– Fizemos várias gestões junto ao Governo priorizando sempre o pagamento das bolsas,. Algumas ainda estão em atraso desde o ano passado, mas as bolsas estudantis de 2015 foram todas pagas. O auxílio-cota de janeiro foi pago junto com o salário dos servidores. Continuamos em constante contato com o Governo visando á liberação das demais bolsas – disse o reitor, lembrando que também vem atuando para resolver a situação das empresas terceirizadas, que não têm seus repasses desde outubro. Ele lembrou que na UENF há cerca de 1.200 servidores terceirizados.

consuni2Outro assunto abordado foi a extinção da Fenorte, que aguarda apenas a sanção do Governo do Estado. O reitor observou que a transferência dos servidores e do patrimônio da Fenorte para a UENF “não será um mar de rosas”, visto que há problemas patrimoniais e ainda uma cobrança da Finep, que exige o ressarcimento de aproximadamente R$ 9 milhões investidos no projeto da Biofábrica.

Os membros do CONSUNI votaram o novo calendário de reuniões dos Colegiados e Conselhos da Universidade: Colegiado Executivo (COLEX) – todas as terças-feiras; Colegiado Acadêmico (COLAC) – toda primeira segunda-feira de cada mês; Conselho Universitário (CONSUNI) – a cada dois meses; e Conselho Curador – uma reunião mensal.

Foi aprovado ainda o novo nome do Hospital Veterinário da UENF, que passará a se chamar Hospital Veterinário Sadi Coube Bogado, em homenagem ao médico campista e ex-deputado federal , autor do projeto de lei que regulamentou a profissão de médico veterinário. Foram aprovados também os títulos de professor emérito da UENF para os professores Carlos Alberto Dias (LENEP) e Helion Vargas (LCFIS).

Foi rejeitada a proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em tramitação, que deverá ser discutida novamente nos Centros e Laboratórios. Cada conselheiro receberá o PES 2011 para servir de base, assim como um roteiro do que deve constar no PDI. Também foi rejeitada a mudança na resolução do auxílio-transporte, que previa a não obrigatoriedade de comprovação através de bilhetes de passagem. No entanto, a Reitoria se comprometeu a incluir os deficientes físicos entre os beneficiários do auxílio transporte.

Durante a reunião, foram aprovadas alterações no Programa de Residência Médica Veterinária. Uma delas é a transferência do Programa para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçao (ProPPG).Foi aprovada também mudança nos critérios de concessão de bolsa a mestrandos e doutorandos. A partir de agora, a possibilidade de o bolsista ter vinculo empregatício se dará de acordo com as regras exigidas pelas respectivas agencias de fomento (Faperj, Capes, CNPq).

Ao final da reunião, foram eleitos os representantes dos docentes e técnicos da UENF no Conselho Curador. Como docente titular, foi eleito o professor Arno Vogel (CCH) e, como docente suplente, o professor Enrique Medina-Acosta. Já como técnica titular, foi eleita Jerusa Rangel (CBB) e, como suplente, Silvio Cayres (CCT).

Na próxima sexta-feira, 18/03/16, às 8h30, será realizada reunião extraordinária do Consuni para tratar especificamente da situação da Universidade frente à crise financeira do Estado.

Audiência Pública discute cortes na Faperj

Será realizada nesta quarta-feira, 16/03/16, às 10h, na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), uma Audiência Pública para discutir a proposta do Governo de reduzir o orçamento da Faperj. A  Audiência será realizada na sala 316 do Palácio Tiradentes.

A Reitoria da UENF — uma das dez instituições que assinaram uma Moção contra a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2016, que prevê a redução em 50% do orçamento da Faperj — convida a comunidade universitária a participar da Audiência, que terá como tema “A importância da Faperj para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”.

Ônibus – A Reitoria vai disponibilizar um ônibus para transportar os membros da comunidade universitária que desejarem participar da Audiência Pública nesta quarta. Os interessados devem informar o nome no Gabinete da Reitoria (ramais 97003 e 97002). O ônibus deverá sair  da UENF às 5h.

Colação de Grau do 2º semestre de 2015

O setor de Cerimonial da UENF informa que, em reunião com formandos na última quinta-feira, 10/03/16, ficou definido o calendário de Colação de Grau referente ao 2º semestre de 2015:

27/04/16 – CCTA e CCH
28/04/16 – CCT
29/04/16 – CBB e Cederj

Os formandos que não participaram da reunião e não receberam informações por email devem entrar em contato com Pedro pelos emails cerimonial@uenf.br e pedrocabral@dr.com.

7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF (PROEX) informa que, de 07 a 09/09/16, será realizado na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), o 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Trata-se do maior encontro brasileiro de extensão universitária em Instituições Públicas de Ensino Superior (IES). Este ano, o tema do Congresso será “Inovação e Emancipação: valores humanos, tecnológicos e ambientais”.

E antecedendo a programação do 7º CBEU, acontece nos dias 05 e 06/09/16 o 39º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex). Veja mais informações:

7º CBEU

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Gerente de Comunicação: Fúlvia D’Alessandri (Jornalista)