07/03/16

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 07 de março de 2016. Nº 3.563

Boas-vindas do reitor aos estudantes

fachada-uenf-013O reitor da UENF, Luís Passoni, dá as boas-vindas aos estudantes que iniciam nesta segunda-feira, 07/03, o ano letivo de 2016.  Clique aqui para ver o vídeo de boas-vindas do reitor.

A UENF possui cerca de cinco mil estudantes, distribuídos em 18 cursos de Graduação14 Programas de Pós-Graduação.

Veja mais informações no Portal da UENF .

UENF assina moção contra cortes na Faperj

faperj logoA UENF é uma das dez instituições signatárias da Moção contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2016, que prevê a redução do repasse estadual à Faperj para 50% do valor atual. A moção de apoio foi emitida pelo Consórcio de Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e foi definida em reunião ocorrida em 26/02/16, na UFRJ, com a participação de dez instituições.

São elas: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Colégio Pedro II, Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Segundo o documento, “o aporte constitucional de recursos da Faperj tem possibilitado a consolidação de destacados grupos de pesquisa e programas de pós-graduação que tornam o estado um dos pilares da ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento no Brasil”. No documento, o Consórcio conclama o Governo Estadual e os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a manterem a vinculação orçamentária atualmente vigente para a Faperj, posicionando-se conta a PEX 19/2016, que “pode inviabilizar de modo profundo e duradouro a pesquisa e a pós-graduação no Rio de Janeiro”.

Pansera

O ministro Celso Pansera (esquerda), ao lado do reitor Luis Passoni e do chefe de Gabinete, Raul Palacio.

Conclusão das obras na UENF – Ainda no dia 26, representantes da UENF estiveram na Finep participando da assinatura do Instrumento de Apoio e Carta Convite MCTI/Finep 01/2014, que trata da conclusão das obras no campus da UENF mais precisamente do prédio anexo ao Centro de Ciências do Homem (CHH) e galpões de equinos, caprinos e bovinos. A cerimônia foi presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e contou com a presença do presidente da Finep, Wanderley de Souza.

Durante conversa com a equipe da UENF, o ministro se mostrou preocupado com a situação da PEC 19/2016, manifestando interesse em se reunir com os reitores da UENF, Uerj e Uezo. O professor Wanderley de Souza demonstrou interesse em visitar a UENF, e a Reitoria deverá agendar essa visita para breve. Participaram desse evento, pela UENF, o reitor Luis Passoni ; o chefe de Gabinete, Raul Ernesto Lopes Palácio; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues.

Programa Futuros Líderes nas Américas

Estudantes de graduação, mestrado e doutorado com interesse em estudar ou realizar pesquisa no Canadá têm até 29/04/16 para se inscrever no Programa Futuros Líderes nas Américas. A prioridade é contemplar bolsistas que tenham como tema de estudo disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico. Veja mais informações aqui.

Os interessados devem procurar a assessora Internacional e Institucional da UENF, Telma Pereira, na ASSAII (2748-6004) ou pelo email assaii@uenf.br .

Agradecimento da ProPPG e da SECACAD

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e a Secretaria Acadêmica (SECACAD) agradecem a participação dos servidores que atuaram durante o período de matrícula, bem como a participação efetiva dos secretários dos Programas de Pós-Graduação no preenchimento e no apoio fundamental para a implantação da etapa inicial do Sistema Acadêmico da UENF.

— Como era de se esperar, num sistema em implantação, ocorreram alguns problemas pontuais que estão sendo sanados pela equipe do desenvolvimento — afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosana Rodrigues.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Jornalista: Fúlvia D’Alessandri