29/02/16

Campos dos Goytacazes, 29 de fevereiro de 2016. Nº 3.560.

Pesquisadores da UENF em artigo da Nature Plants

naturePesquisadores da UENF e da Universidade Texas A&M dividem a autoria do artigo Specific control of ArabidopsisBAK1/SERK4-regulated cell death by protein glycosylation, publicado em 25/01/16 no periódico científico internacional Nature Plants. Dentre os autores, seis são ligados ao Laboratório de Biotecnologia do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (LBT/CBB).

— O trabalho desvendou mecanismos que regulam a sobrevivência das plantas frente às variações ambientais. As análises deram especial ênfase aos genes e proteínas que controlam processos de morte celular. A pesquisa é fruto de uma produtiva parceria entre a UENF e a Universidade Texas A&M- Texas, USA — diz o professor Gonçalo Apolinário de Souza Filho, um dos autores do artigo.

A pesquisa teve ainda a participação da professora Aline C. Intorne (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microorganismos), além dos doutorandos Marcos VV de Oliveira (Biociências e Biotecnologia), Luciano de Souza Vespoli (Genética e Melhoramento de Plantas) e Suzane Ariádina de Souza (Genética e Melhoramento de Plantas), além da aluna de graduação Ana Marcia E de A Manhães (Ciências Biológicas). Todos os alunos — que já concluíram seus cursos — receberam treinamento dos Estados Unidos, com apoio do Programa Ciência sem Fronteiras e do Programa de Internacionalização da UENF

O grupo americano é coordenado pelos pesquisadores Libo Shan e Ping He, ambos da Universidade Texas A&M- Texas, USA. Participaram ainda os pesquisadores Guangyuan Xu, Bo Li, Xiangzong Meng, Xin Chen, Xiao Yu, Abbey L Musinsky e Hisashi Koiwa.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /98841-2139
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalista: Fúlvia D’Alessandri