05/02/16

Campos dos Goytacazes, 5 de fevereiro de 2016. Nº 3.559.

Coordenadora do PIBi divulga metas para 2016

Professora Maria Cristina Gaglianone

Um dos programas mais importantes dentro da UENF, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação (PIBi), começa 2016 com algumas mudanças práticas e a missão de reforçar ainda mais a relevância da Iniciação Científica e Tecnológica, que já recebeu por duas vezes o prêmio Destaque do Ano do CNPq por mérito institucional. Hoje, o PIBi-UENF conta com 288 bolsistas vinculados a 109 professores orientadores.

A nova coordenadora institucional do PIBi, professora Maria Cristina Gaglianone, é Professora Associada I da UENF, atuando no Laboratório de Ciências Ambientais (LCA/CBB), e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. A coordenadora explica que as primeiras ações deste ano foram reestruturar o espaço físico do Programa junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), no prédio das Pró Reitorias (P9), com o objetivo de integrá-lo ainda mais às metas de pesquisa. Ainda neste curto período, a Coordenação do PIBi trabalhou para tornar mais ágil a comunicação com os estudantes via o site do PIBi e a página oficial do Facebook da ProPPG, em que são divulgadas notícias de interesse dos bolsistas.

— Um ponto que podemos ressaltar é que em 2016 a UENF comemora a realização de 21 encontros de Iniciação Científica. O 21º. Encontro vai acontecer durante o VIII CONFICT (Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica), um evento realizado em parceria com o IFF e a UFF e que tem como função mostrar as pesquisas realizadas pelos alunos de Iniciação Científica e Tecnológica. O PIBi é o início da trajetória profissional de muitos jovens e tem papel relevante no sucesso de estudantes que ingressam em cursos de pós-graduação. Além disso, o Programa contribui significativamente para as boas avaliações externas da UENF — cita Gaglianone.

Dentre as expectativas para 2016 está reforçar a divulgação das pesquisas produzidas pelos bolsistas. Por isso, as inscrições individuais para o prêmio Destaque do Ano, do CNPq, que acontecem até 4 de março, estão sendo incentivadas. Por mérito institucional, a UENF ganhou em 2003 e 2009. Já o 21º Encontro Anual de Iniciação e VIII Confict, que receberá visita de avaliadores do CNPq, será realizado entre 5 e 7 de julho e abre suas inscrições desde o dia 4 de fevereiro. “Desde a transição tivemos um apoio muito grande da gestão anterior, em especial da professora Adriana Jardim, o que facilitou muito nosso trabalho inicial, para que pudéssemos dar prosseguimento ao Programa”, conta a coordenadora.

O PIBi-UENF envolve o Programa de Iniciação Científica (Pibic), criado em 1995, e o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), iniciado em 2006. O objetivo é estimular e fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas originais desenvolvidas pelos pesquisadores da UENF, através da interação entre a graduação e a pós-graduação.

A entrada nos programas é feita através de processo seletivo, com editais divulgados nos meios de comunicação da UENF. O PIBi dispõe de bolsas CNPq e bolsas UENF e para participar os alunos devem estar regularmente matriculados em um curso de graduação e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. O próximo edital sai em março.

O PIBi possui um Comitê Interno de gestão constituído pela Coordenação Geral auxiliada por uma Comissão Institucional, composta por dois professores representantes de cada centro e um representante discente. A administração do Programa funciona na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação no P9, prédio das Pró-Reitorias, e os contatos podem ser feitos pelo telefone 2748-6056 ou pelo e-mail pibic@uenf.br.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /98841-2139
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalista: Fúlvia D’Alessandri