04/09/14

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 04 de setembro de 2014 – Nº 3.263

ANP credencia laboratórios do CCT/UENF

Foto-CCT2Quatro Laboratórios do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF foram credenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o desenvolvimento de projetos. São os Laboratórios de Materiais Avançados (LAMAV), Ciências Químicas (LCQUI),Engenharia Civil (LECIV) e Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP).

Segundo o diretor do CCT, professor Edmilson José Maria, o credenciamento é o reconhecimento formal da ANP de que a instituição atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento ou atividades de ensino em áreas de relevante interesse para as áreas de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e outras fontes de energia, Meio Ambiente e Indústria Petroquímica de Primeira e Segunda Geração.

– Com isso, a ANP reconhece que tais laboratórios possuem infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para o desempenho destas atividades – disse.

O termo de credenciamento foi assinado pelo superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP, Elias Ramos de Souza. A partir de agora, os laboratórios credenciados estão habilitados a realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento com recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento constante dos Contratos para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural.

Aluna do Cederj lança livro sobre ipês

Livro -Partes do Ipe Amarelo - PG 1 - CAPAUtilizar a beleza do ipê-amarelo para promover consciência ambiental é um dos objetivos do livro lançado pela professora Renata Nalim Basilio Tissi, em 15/08/14, no Centro Cultural de Miracema. As partes do Ipê-Amarelo tem 20 páginas, num trabalho voltado para estudantes de nível fundamental. O livro aborda a espécie do gênero tabebuia, que é uma árvore nativa da Mata Atlântica.

Natural de Miracema, Renata, 35 anos, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas na UENF através do Consórcio Cederj, sendo vinculada ao Polo de Itaocara. Ela conta alguns aspectos da planta:

– O Ipê-Amarelo é uma árvore exuberante nativa da nossa Mata Atlântica. Através dela é possível aprender as partes das plantas, pois é uma árvore completa. Possui folhas, flores, frutos, sementes, caule e raiz. Na época de sua floração, suas belas flores — que podem ser amarelas, rosas, roxas ou brancas — chamam a atenção.

Renata Basílio no lançamento do livro em MiracemaRenata ingressou na UENF em 2004, mas precisou trancar a matrícula. Nesse período, cursou Matemática na UFF de Santo Antônio de Pádua e se especializou em Gestão Estratégica Empresarial. Em 2011 retornou ao Curso de Ciências Biológicas da UENF.

Renata conta que iniciou o projeto do  livro em setembro de 2013, tanto a parte escrita quanto o registro fotográfico dos ipês.

— Gosto da Botânica e, na época que tive a inspiração, o ipê estava florescendo. Toda semana vou de Miracema a Itaocara, e na estrada há vários trechos com ipês-Amarelos. As flores chamam a atenção. Quem uma vez vê nunca mais esquece – diz.

O lançamento do livro rendeu uma matéria no Portal do Professor, do Ministério da Educação (MEC). Este foi o segundo trabalho da professora — no ano passado, Renata lançou o livro A Floresta Encantada, de literatura infantil. Ela também atua como professora de Matemática e de Física no ensino médio, no Centro Integrado de Educação Pública Maria Aparecida Lima Souto Tostes (Ciep 267), em Miracema.

Polo faz oficina para mediadores do NTE

oficina_2Trinta documentários da DVDteca Arte na Escola foram selecionados pela Secretaria de Educação a Distância do MEC para compor a caixa do projeto DVD Escola/Arte, que chegou a 100 mil escolas do país entre os anos de 2010 e 2011, inclusive as localizadas na região. Pensando nisso o Polo Arte na Escola – UENF ministrou, no dia 29 de agosto, a oficina DVDTECA Arte na Escola para os mediadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Coordenadoria Norte Fluminense I, que atuam nas escolas estaduais do município de Campos dos Goytacazes e orientam os professores na utilização de recursos tecnológicos em suas aulas.

Na oficina foi apresentada a metodologia de trabalho do material que compõe a DVDteca, que inclui um DVD com documentário abordando a arte brasileira, em especial a contemporânea, englobando a produção de várias regiões do país, bem como os principais artistas das artes visuais em suas várias mídias, linguagens e períodos e a arte popular, e também um Material Educativo para o professor propositor, que acompanha o DVD. O Polo Arte na Escola – UENF dispõe de um acervo com 200 documentários da DVDteca disponíveis para empréstimo. O Polo está localizado na Casa de Cultura Villa Maria e funciona de segunda a sexta, de 9h30 a 18h.

Artes Visuais na Educação Infantil – E na última terça-feira, 02/09, o Polo promoveu o minicurso “Artes Visuais na Educação Infantil: da vivência sensorial à poética pessoal”. O curso foi dirigido aos alunos do curso Normal Médio do Colégio Estadual João Pessoa, professoras convidadas e arte-educadoras que fazem parte do Grupo de Estudos em Arte na Educação do Polo Arte na Escola. Além de práticas pedagógicas, o minicurso aborda conceitos como: identidade, experiência estética, valor simbólico e poética pessoal.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para solicitar os serviços de divulgação da ASCOM, clique aqui e preencha o formulário on-line.

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /9 8841-2139
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri