06/12/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta, 06 de dezembro de 2013 – Nº  3.212

IGC/MEC: UENF repete a melhor pontuação do RJ

Vista aérea do campus da UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ)

Com o 12ª melhor índice em nível nacional, UENF figura entre as 15 melhores do país desde 2008

Pelo segundo ano consecutivo, a UENF obteve a melhor pontuação entre todas as universidades do Rio de Janeiro no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Repetindo a pontuação absoluta do ano anterior (3,92 no chamado IGC Contínuo), a Universidade figura com o 12º melhor índice entre as universidades de todo o país no IGC 2012. Desde que o IGC foi criado, são cinco anos em que a UENF permanece entre as 15 universidades de melhor avaliação no país: 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

O IGC é um índice que compila uma série de parâmetros de avaliação da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Na graduação, pesam no índice as notas dos alunos no Enade, as condições de infraestrutura e a qualificação do corpo docente, entre outros. Na pós-graduação, o IGC leva em conta os conceitos atribuídos aos programas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

– A consolidação da UENF entre as 15 melhores universidades do país e, em especial, a posição no Rio de Janeiro denotam a dedicação e a competência dos docentes e técnicos da Universidade – diz o reitor Silvério de Paiva Freitas, para quem este cenário resulta na qualidade da formação dos estudantes, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Silvério destaca ainda a importância da captação de recursos pelos pesquisadores em agências como a Faperj, Capes, CNPq e Finep, entre outras. Para o reitor, este fluxo de recursos potencializa não apenas as pesquisa, mas também as atividades de ensino e de extensão.

Produção Vegetal: inscrições prorrogadas

Foi prorrogado até segunda-feira, 09/12, o prazo para inscrição no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UENF (mestrado e doutorado). As inscrições poderão ser feitas até as 17h de segunda-feira, na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Produção Vegetal, no prédio do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).

Veja mais informações no Edital.

Apoio ao Ensino tem resultado

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga o resultado do processo seletivo referente ao Edital de Apoio ao Ensino 11/2013.

Veja a relação de aprovados.

Novos materiais no Polo Arte na Escola

O Polo Arte na Escola da UENF está com novos materiais, que passaram a integrar o acervo desde novembro deste ano. Entre eles estão os DVDs sobre Chagall, Matisse, Vermeer, Renoir, Hogarth, Monet, Leonardo Da Vinci, Cézanne, Manet, Pollock, Van Gogh, Rubens, Rembrandt, Magritte, Constable, Toulouse-Lautrec, Blake, Pissarro e Georgia O’ Keefe.

O Polo também recebeu novo material pedagógico intitulado “30 X Bienal – Transformações na Arte Brasileira da 1ª a 30ª edição”. O acervo bibliográfico também ganhou reforço com os livros “A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos”, de Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, e “A escola e os desafios contemporâneos”, obra organizada por Viviane Mosé.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para solicitar os serviços de divulgação da ASCOM, clique aqui e preencha o formulário on-line.

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri