02/12/13

logo-informativo.jpg-melhorado

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda, 02 de dezembro de 2013 – Nº  3.211

CCH discute propostas da Conferência Nacional de Educação

O Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF vai sediar, nesta terça e quarta-feira, 3 e 4/12, uma série de palestras para discutir o conjunto de propostas da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), que dará subsídios para a implementação do Plano Nacional de Educação, com validade até 2021, que atualmente está em tramitação no Senado Federal. A expectativa é de que o Plano seja votado ainda este ano. O PNE é organizado em 10 diretrizes e 20 metas, com o objetivo de melhorar o quadro educacional do país.

De acordo com os organizadores do evento, a Conae é um espaço democrático de discussão, no qual a sociedade civil é convocada a participar dos debates em prol da melhoria da educação nacional. Buscando ampliar o debate com docentes e discentes da UENF e de outras instituições interessadas, o CCH convidou professores e pesquisadores da área de Educação de algumas das principais instituições públicas do país para coordenar a discussão dos sete grandes eixos.

São eles: Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Confira a programação

Lidera Rio nos Esportes promove capacitação em Campos

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado Jornalista Roberto Marinho — no qual a UENF tem assento— , da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), promove em Campos, nesta quarta, 04/12, a abertura da capacitação regional do programa Lidera Rio nos Esportes. O evento vai ser realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, das 9h às 12h.

O Lidera Rio nos Esportes é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de contribuir com os municípios fluminenses, para que eles identifiquem e aproveitem as oportunidades de negócios geradas pelos eventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 no Brasil e Olimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro).

A ideia é auxiliar os municípios para que eles obtenham ferramentas para desenvolver atividades esportivas, e apoiar as micros e pequenas empresas que atuam no setor. A proposta é oferecer a todos os gestores públicos e técnicos das secretarias municipais de esportes uma capacitação para que eles produzam seus planos municipais de desportos e captem recursos para o desenvolvimento de projetos nas suas cidades.

Criado através da Resolução 225/2003 pela Alerj, o Fórum visa a interação entre as entidades da sociedade civil organizada, as universidades e o poder público, estimulando, em caráter permanente, o debate de propostas e ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico da população fluminense.

Mais informações podem ser obtidas no e-mail: forumdesenvolvimentorj@gmail.com.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri