27/11/13

logo-informativo.jpg-melhorado

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta, 27 de novembro de 2013 – Nº  3.208

Seminário de mobilidade urbana em Campos

O Observatório Social de Campos vai promover, nos próximos dias 29 e 30 (sexta-feira e sábado), o “Seminário de Mobilidade Urbana de Campos dos Goytacazes: uma agenda urgente”. O evento, que será aberto às 18h do dia 29 no auditório Miguel Ramalho, do Instituto Federal Fluminense (IFF –Campus Centro), objetiva discutir temas que a organização não governamental considera de grande interesse da sociedade, sobretudo diante do esgotamento do prazo legal para que os municípios cumpram as exigências da Lei Federal 12.587/2012 que trata da política nacional de mobilidade urbana, sob pena de ficarem impedidos de receber recursos federais para tal finalidade.

O Observatório é uma entidade autônoma organizada, desde 2009, no interior do projeto de extensão da UENF “Participação Política e Estado – implementação institucional de ações para o controle social dos governos locais” (5ª etapa), sob a coordenação do professor Hamilton Garcia de Lima (LESCE/CCH).

Segundo José Paes Neto, diretor geral administrativo da ONG, o seminário pretende reunir autoridades e especialistas no tema, de modo a estimular um debate amplo e democrático sobre os principais entraves à melhor mobilidade urbana, para apontar soluções a serem implantadas pelo poder público municipal, com o aval e sob a fiscalização da sociedade campista.

Confira a programação do Seminário

Violência contra a mulher em debate nesta quinta

“O enfrentamento à violência contra a mulher em Campos dos Goytacazes” será tema de mesa-redonda nesta quinta, 28/11, a partir das 18h, no auditório do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF. Promovida pelo Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (NEEV), a mesa integra a programação do I Seminário Violência e Gênero e reflete um conjunto de atividades e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas desde 2008 pelo NEEV. Segundo a professora Lana Lage da Gama Lima, que coordena o evento, o objetivo é tornar público o debate sobre a violência contra a mulher no município de Campos.

Inscrições para programas de Pós-Graduação da UENF

Terminam nesta sexta-feira, 29/11, as inscrições para o processo seletivo dos novos alunos de mestrado e doutorado que ingressarão na UENF no primeiro semestre letivo de 2014.  As inscrições devem ser feitas das 9h às 12h ou das 14h às 17h nas coordenações dos programas. A taxa de inscrição, no valor de R$ 50 (cinquenta reais), deve ser depositada em qualquer agência Bradesco, conta 302-6, agência 6898-5, em nome da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).

No total, estão sendo oferecidas 501 vagas, distribuídas entre os diversos programas: Biociências e Biotecnologia (39 de mestrado e 30 de doutorado), Ciência Animal (30 de mestrado e 27 de doutorado), Ciências Naturais (17 de mestrado e 07 de doutorado), Cognição e Linguagem (27 de mestrado), Ecologia e Recursos Naturais (15 de mestrado e 17 de doutorado), Engenharia Civil (20 de mestrado e 16 de doutorado), Engenharia de Produção (13 vagas de mestrado), Engenharia de Reservatório e de Exploração (14 de mestrado e 08 de doutorado), Engenharia e Ciência dos Materiais (26 de mestrado e 29 de doutorado), Genética e Melhoramento de Plantas (12 de mestrado e 13 de doutorado), Políticas Sociais (20 vagas de mestrado), Produção Vegetal (45 de mestrado e 40 de doutorado) e Sociologia Política (18 vagas de mestrado e 18 de doutorado).

Acesse o Edital no portal da UENF

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para solicitar os serviços de divulgação da ASCOM, clique aqui e preencha o formulário on-line.

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br