26/11/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 26 de novembro de 2013 – Nº  3.207

UENF articula cooperação com CNU, da Coreia do Sul

Vice-reitor da CNU, da Coreia do Sul, visita Reitoria da UENF e é recebido pelo reitor Silvério de Paiva Freitas e outros pesquisadores da UENF

Do Lim Choi conversa com Silvério

Um memorando de entendimentos entre a UENF e a Chungnam National University (CNU), da Coreia do Sul, deve ser o primeiro fruto concreto da visita à universidade brasileira feita pelo vice-reitor da instituição sul-coreana, Do Lim Choi, na tarde desta segunda, 25/11. Recebido inicialmente pelo reitor Silvério de Paiva Freitas, o professor coreano participou em seguida de reunião de trabalho com pesquisadores de diferentes áreas, nucleados pelo vice-reitor da UENF, Edson Corrêa da Silva, responsável pelo programa de internacionalização da UENF.

Da conversa com os pesquisadores brasileiros podem surgir oportunidades específicas de cooperação, a serem formalizadas no âmbito do memorando geral de entendimentos. Os docentes da UENF perguntaram sobre possibilidades específicas de cooperação e ouviram respostas estimulantes do dirigente coreano. A ASSAII procurará identificar interesses comuns entre as duas instituições para promover ações que possam ser consolidadas nesta parceria.

Entre o encontro na sala de reuniões da Reitoria e o retorno ao Rio de Janeiro, Do Lim Choi teve oportunidade de conhecer algumas áreas de pesquisa da UENF, como o setor responsável pela tecnologia dos diamantes sintéticos, centrífuga geotécnica, hospital veterinário, unidade de experimentação animal, entre outros. Na estada no Brasil, Do Lim Choi visita a UENF e a USP.

Tratativas – Segundo Edson Corrêa da Silva, o encontro é fruto de iniciativas anteriores de aproximação empreendidas pela UENF, especialmente a participação da ASSAII em eventos internacionais realizados em vários países e a presença da UENF na comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que esteve na Coreia do Sul em junho.

Fundada em 1952 e contando hoje com oito campi e quase 30 mil estudantes, a CNU oferece aulas em inglês na graduação e na pós-graduação. Na Coreia do Sul, é apontada como a primeira universidade nacional em termos de inserção global. Mantém cooperação com 222 universidades de 42 países, acolhendo 1.150 estudantes de 44 nações. Todos os anos, a CNU envia cerca de 300 estudantes para o exterior. Estes e outros dados podem ser consultados no site www.chungnam.ac.kr, como lembra Logullo.

Do Lim Choi,vice-reitor da Chungnam National University, da Coreia do Sul, com pesquisadores da UENF em 25/11/13

Do Lim Choi,vice-reitor da Chungnam National University, da Coreia do Sul, com pesquisadores da UENF em 25/11/13

Além de Edson Corrêa e Carlos Logullo, da ASSAII, participaram da reunião os seguintes pesquisadores: Adriana Jardim (representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), Ronaldo Paranhos (diretor da Agência UENF de Inovação), Ana Beatriz Garcia (pró-reitora de Graduação), Arnoldo da Rocha Façanha (representando a área de Biociências), Fernando Saboya e Marcelo Filgueiras (representando as áreas tecnológicas) e Sergio Arruda (representando a área de ciências do homem). Os representantes das ciências agrárias que foram convidados não puderam comparecer.

 

Intolerância religiosa e violência contra mulher em debate no CCH

O Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (NEEV) da UENF promove nesta terça-feira, 26/11, no Centro de Ciências do Homem (CCH), o II Seminário sobre Intolerância Religiosa. O evento acontece a partir das 18h, e faz parte de um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas no NEEV desde 2011 com o objetivo de trazer à esfera pública o debate sobre a discriminação religiosa na cidade de Campos dos Goytacazes, sob a coordenação da professora Lana Lage da Gama Lima.

E nesta quinta, 28/11, a partir das 18h, no CCH, o NEEV promove uma mesa redonda sobre o tema “O enfrentamento à violência contra a mulher em Campos dos Goytacazes”. A mesa integra a programação do I Seminário Violência e Gênero, e reflete um conjunto de atividades e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas desde 2008 pelo NEEV. Segundo a professora Lana Lage da Gama Lima, que coordena o evento, o objetivo é tornar público o debate sobre a violência contra a mulher no município de Campos.

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para solicitar os serviços de divulgação da ASCOM, clique aqui e preencha o formulário on-line.

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br