22/11/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta, 22 de novembro de 2013 – Nº 3.206

I Concurso Fotográfico UENF aborda mosquito da dengue

denguePara incentivar a prevenção contra os mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue — doença que aumenta o grau de incidência durante os períodos mais quentes do ano —  o Setor de Bioquímica de Insetos da UENF decidiu estimular os estudantes a aguçarem o talento e criatividade com as lentes. Com o tema “Onde tem mosquito tem dengue”, a unidade está com inscrições para o I Concurso Fotográfico UENF, aberto a todos os alunos do Ensino Médio ou Fundamental que estejam cursando o 8º e 9º ano, matriculados numa escola da rede pública de ensino.

Para participar, cada aluno poderá concorrer com uma única fotografia, que deve mostrar algum aspecto da dengue nos mais variados ambientes ou situações, quer sejam em hospitais, mosquitos, ovos do Aedes aegypti, criadouros ou qualquer imagem que represente o perigo da doença ou aspecto relacionado diretamente com a dengue.

De acordo com a organizadora do concurso, professora Marilvia Dansa de Alencar, do Setor de Bioquímica de Insetos da UENF, a foto deve ser enviada em anexo por e-mail para o endereço eletrônico: uenfdengue@gmail.com até o dia 15 de dezembro. As melhores fotos serão selecionadas e os autores deverão comparecer à UENF para entrega dos prêmios e exposição fotográfica, cujo dia será divulgado em breve. Junto com a foto terão que constar informações como o nome do aluno, município onde mora, escola, série e turma, além de um endereço de e-mail e telefone para contato. Também deve ser informado como (celular, câmera digital, etc.) e onde a foto foi tirada.

Duvidas sobre o concurso podem ser tiradas pelo e-mail do concurso ou pelo telefone: 2739-7107 (Setor de Bioquímica de Insetos – LQFPP – CBB – UENF)

UENF recebe coordenador de instituto irlandês

web

Da esquerda para a direita: José Carlos Mendonça, Tom Nolan, Carlos Logullo e Silvério de Paiva Freitas.

A UENF recebeu nesta sexta-feira, 22/11, a visita do coordenador de Relações Internacionais do Institute of Technology Blanchardstown (ITB), da Irlanda, Tom Nolan.

Na parte da manhã, ele foi recebido no Gabinete da Reitoria pelo reitor Silvério de Paiva Freitas, o coordenador do curso de Agronomia, José Carlos Mendonça; o assessor de Assuntos Internacionais e Institucionais, Carlos Logullo; e o diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos. Na parte da tarde, Nolan ministrou uma palestra para estudantes.

— Ele veio conhecer a UENF e propor parcerias de intercâmbio. Temos uma aluna do curso de Agronomia que está no ITB, através do Programa Ciência Sem Fronteiras — disse Mendonça.

Uma das mais novas instituições de ensino superior da Irlanda, o ITB está localizado em Dublin e oferece diversos cursos de Graduação, tais como: Estudos Sociais Aplicados, Aprendizagem e Negócios, Computação, Engenharia, Horticultura, Idiomas, entre outros. Também são oferecidos diversos cursos de Pós-Graduação.

Veja aqui um vídeo mostrando estudantes brasileiros que estão no ITB, inclusive a aluna Renata, do curso de Agronomia da UENF.

Seminário Juventude, Educação e Trabalho

Produzir diálogos e perspectivas de análises que possibilitem um maior entendimento sobre educação, formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho no Norte Fluminense. Esse é o objetivo do seminário Juventude, Educação e Trabalho, destinado a estudantes, professores, Organizações Não Governamentais (ONGs), gestores de políticas públicas e pesquisadores, que será realizado nos dias 9 e 10/12, no auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.

Durante os dois dias de evento, haverá mesas para debates sobre assuntos relacionados diretamente ao desenvolvimento regional, como os impactos do superporto do Açu, que está sendo construído no litoral de São João da Barra, além dos dilemas e desafios para impulsionar o desenvolvimento do Norte Fluminense. Os desafios na educação dos jovens que ainda não foram inseridos no mercado de trabalho mas não estão estudando também serão foco das mesas realizadas pelo evento, assim como a qualidade da educação básica e a importância de políticas públicas na formação profissional.

Além de professores da UENF, o seminário também contará com a participação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Candido Mendes (Ucam) e Universidade de Vila Velha (UVV).

De acordo com a coordenação do evento, a inscrição somente é necessária para os interessados no certificado de participação e estará aberta nos dois dias do seminário. A realização é do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE) e Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Confira a programação completa.

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Para solicitar os serviços de divulgação da ASCOM, clique aqui e preencha o formulário on-line.

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br