18/10/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 18 de outubro de 2013 – Nº 3.197

Semana Nacional de C&T a partir desta segunda na UENF

layout_set_logoA programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 tem início nesta segunda-feira, 21/10, com a realização da V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF e a XIII Mostra de Pós-Graduação da UENF. A solenidade de abertura, com a presença de autoridades das três instituições, será realizada às 15h, no anfiteatro do Centro de Convenções Oscar Niemeyer. Em seguida, haverá apresentação do Coral da Uenf e palestra com o professor Luiz Guilherme Grossi Porto, da Universidade de Brasília (UnB), sobre o tema “Atividade física e saúde pública”.

Hortência, quando ainda jogava basquete

Hortência, quando ainda jogava basquete

Luiz Guilherme Grossi

Luiz Guilherme Grossi

Graduado em Educação Física (1994), mestre em Ciências da Saúde (1999) e doutor em Ciências Médicas (2007) pela UnB, Luiz Guilherme Grossi Porto é professor da Faculdade de Educação Física da UnB na área de Saúde Pública e colaborador do Laboratório Cardiovascular da Faculdade de Medicina da própria UnB. Tem experiência na área de atividade física e saúde, com ênfase em fisiologia cardiovascular aplicada e epidemiologia da atividade física, atuando principalmente nos seguintes temas: condicionamento físico, atividade física aeróbica, hipertensão arterial, qualidade de vida, promoção da atividade física para comunidade e estudos da função autonômica cardíaca, saúde do trabalhador e em diferentes aspectos clínico-epidemiológicos da relação atividade física e saúde.

Como atividade complementar, o Sebrae traz a Campos a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, que ministra a palestra “Lições de uma vida” na quarta-feira, 23/10, às 19h, no Centro de Convenções. A partir de sua própria experiência, Hortência deverá abordar, durante a palestra, de que forma acredita ser possível alcançar o sucesso profissional. Saiba mais sobre a palestra motivacional de Hortência aqui.

Este ano, a Semana Nacional de C&T tem como tema geral “Ciência, saúde e esporte” e vai mobilizar 717 instituições em 523 cidades do país. No Estado do Rio, participam da Semana Nacional de C&T um total de 159 instituições, em 32 cidades. Veja mais informações no site do evento.

Na UENF, a programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações orais e de banners e visitas de estudantes ao campus. Veja a a programação abaixo:

V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF

XIII Mostra de Pós-Graduação da UENF

Vice-prefeita de Friburgo visita a UENF

IMG_5416-webO reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, recebeu na última quinta-feira, 17/10, a visita da vice-prefeita e secretária de Governo de Nova Friburgo, Grace Arruda, que propôs uma parceria com a Universidade. Diversas possibilidades foram discutidas, tais como ações na área de ciências agrárias e a oferta de cursos. O primeiro passo para a formalização da parceria será a assinatura, em breve, de um convênio do tipo guarda-chuva.

— Será muito significativo para nós ter a UENF no nosso município. Uma das nossas intenções, neste momento, é levar tecnologia para os produtores rurais. Nosso produto básico é a olericultura, mas estamos partindo agora para a fruticultura — disse a vice-prefeita.

A visita teve ainda a presença do secretário municipal de Agricultura, José Carlos Siqueira; do assessor da vice-prefeita, Ailter Bastos; e da secretária da vice-prefeita, Gleicia Agostinho. Pela UENF, estiveram presentes também o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe; a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia; o assessor da Pró-Reitoria de Prefeito de Italva visita a Uenf (3)-webPesquisa e Pós-Graduação, Carlos Maurício Fontes Vieira; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Henrique Duarte; o secretário-Geral da Reitoria, Rodrigo Caetano; e o professor Márcio Folly, do Laboratório de Sanidade Animal (LSA).

Prefeito de Italva – Na parte da manhã, o reitor também recebeu a visita do prefeito de Italva, Leonardo de Souza Guimarães, e do secretário de Agricultura do município, José Francisco dos Santos Silva. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de expansão da UENF para o Noroeste Fluminense. A reunião contou ainda com a participação do diretor do CCTA, Henrique Duarte Vieira; e do técnico da UENF Zacharias Freitas, do Laboratório de Fitotecnia (LFIT).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br