08/10/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), terça -feira , 08 de outubro de 2013 – Nº 3.192

Desafios da Comissão da Verdade: debate hoje na UENF

presidente comissao da verdade

Wadih Damous

O presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, e o cientista político Sérgio de Azevedo, do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF, participam nesta terça-feira, a partir das 15h, do debate “Os desafios da Comissão da Verdade”. O debate, que será realizado no Auditório Multimídia do CCH, integra a programação da Jornada Memória, Verdade e Justiça, promovida conjuntamente pela UENF, UFF e Comissão da Verdade do Rio.

A Jornada, que se estende até quinta-feira, tem por objetivo debater as graves violações dos direitos humanos na história recente do país. O evento, aberto ao público, integra o projeto de extensão “Cultura e Política durante a Abertura”, coordenado pelo professor da UFF Paulo Gajanigo.  A cerimônia de abertura da Jornada ocorre às 18h30, na UFF, seguida da atividade “Testemunho da Verdade”. Nesta quarta, 09/10, haverá a exibição os filmes “Dossiê Jango” e “Cabra marcado para morrer” (10h e 15h, respectivamente, na sala multimídia da UFF), e debate sobre o tema “Ditadura e repressão no campo” (18h, auditório da UFF).

A programação prossegue na quinta, na UFF, com exibição do filme “Condor” (10h) e Cineclube Socioambiental (14h) – quando será apresentado o filme “Chico Mendes – Cartas da Floresta”. Às 17h30, será realizado o debate “Anistia e redemocratização” e às 20h, debate sobre “Persistências da Ditadura”. Finalizando, haverá Atividade Cultural na área externa da UFF a partir das 22h.

UENF participa da Feira Faperj de CT&I

feira faperjA UENF é uma das instituições que estarão participando, de 10 a 12/10, da III Feira Faperj Ciência, Tecnologia & Inovação. O evento, que se estende até sábado, 12/10, será realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania (CCAC), próximo ao Cais do Porto. A Feira reunirá em torno de 300 projetos de pesquisadores, empreendedores e alunos financiados pela Fundação. Os projetos estarão dispostos por cerca de 90 estandes, cada qual abordando um tema. Uma das novidades, este ano, é o Seminário de Divulgação Científica, que vai reunir pesquisadores e jornalistas especializados no assunto, bem como o Café das Artes, destinado a apresentações culturais e artísticas.

O seminário Divulgação Científica: rumos e desafios, nos dias 11 e 12/10, espera contribuir para ampliar o debate em torno dos principais desafios para a difusão e popularização da ciência. O primeiro dia, das 10h às 13h, será dedicado ao tema Os desafios da difusão e popularização da ciência no século XXI.  O moderador será o chefe do Setor de Jornalismo da FAPERJ e jornalista responsável pela edição da revista Rio Pesquisa, Paul Jürgens. Estão confirmadas as presenças das conferencistas Claudia Rodrigues Ferreira de Carvalho, diretora do Museu Nacional/UFRJ; Monica Dahmouche, vice-presidente de Divulgação Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação a Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj/Cederj); e Claudia Jurberg, jornalista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No dia seguinte, sábado, no mesmo horário, com mediação do diretor Científico da FAPERJ, Jerson Lima, haverá o painel Os novos caminhos da divulgação em ciência na mídia: jornalismo em transformação, interatividade e redes sociais, com a participação de Ana Lúcia Azevedo, editora de Ciência e Saúde do jornal O Globo; Alicia Ivanissevich, editora executiva da revista Ciência Hoje; Bernardo Esteves, repórter da revista Piauí e responsável pelo blog Questões da Ciência; e Elisa Oswaldo-Cruz Marinho, chefe da Assessoria de Comunicação da  Academia Brasileira de Ciências. O evento tem entrada franca, dentro do limite de lugares disponíveis no auditório.

Veja  mais informações sobre a Feira FAPERJ e o Seminário de Divulgação Científica aqui.

Veja ainda o convite para o Seminário de Divulgação Científica da Faperj.

(Colaboração: Assessoria de Imprensa da Faperj)

Seminário aborda ‘soluções empreendedoras para a ciência’

A coordenadora de Informação Médica da América Latina da empresa GlaxoSmithKline, Flávia Rachel Moreira, ministra seminário nesta quinta, 10/10, na UENF, sobre o tema “Soluções empreendedoras para a ciência”. O seminário será realizado a partir das 16h, no auditório II do prédio P4.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br