23/09/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda -feira , 23 de setembro de 2013 – Nº 3.188

Pentecostais na política

livro gustavoLivro do jornalista Gustavo Smiderle, da ASCOM/UENF, será lançado nesta quarta no Centro de Convenções da UENF

Será na próxima quarta-feira, 25/09, às 17h, o lançamento do livro “Modernização à brasileira: o tempero pentecostal da política nacional“, de autoria do jornalista e sociólogo Carlos Gustavo Smiderle, a ser realizado no Auditório 3 do Centro de Convenções da UENF. Publicado pela editora Outras Letras e financiado pelo Programa de Auxílio à Editoração da Faperj, o livro tem origem na pesquisa de doutorado desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF. O texto de apresentação é assinado pela socióloga Cecília Mariz, doutora em Sociologia da Cultura e Religião pela Boston University e pesquisadora da Uerj.

O evento será iniciado com um debate sobre o engajamento político-eleitoral das igrejas, que contará com a presença do pastor e ex-deputado federal Eber Silva (pastor-presidente da Segunda Igreja Batista de Campos) e do médico e ex-vice-prefeito de Campos Adilson Sarmet, com mediação do autor.  Dando continuidade ao evento, às 18h acontece a sessão de autógrafos.

A pesquisa – O livro levanta questões em torno da utilização de critérios religiosos na escolha de candidatos utilizando-se de técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa, incluindo entrevistas com lideranças religiosas do catolicismo e do evangelismo. Segundo um dos pastores entrevistados, a noção de que um governante evangélico atrairia bênçãos para o país e de que um governante “pecador” traria consequências negativas foi intensamente explorada durante a eleição presidencial de 2010. Na ocasião, pesquisas eleitorais indicaram que o eleitorado evangélico foi decisivo para que a candidata Dilma Roussef não fosse eleita no primeiro turno, embora ela tenha sido igualmente combatida por lideranças católicas, sempre em função de temas como aborto e união homossexual.

Os dados quantitativos utilizados no estudo foram levantados através de questionários aplicados em Campos (2008) e em Macaé (2009) e ainda informações levantadas anteriormente pelo “Observatório das Metrópoles” nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Natal. Os resultados indicaram que, dentro de cada universo (evangélico ou católico), os fiéis pentecostais ou carismáticos tendem a dar mais importância a parâmetros religiosos nas decisões sobre voto.

— Trabalhamos com a noção de pentecostalização e vimos que onde ela é mais forte o indivíduo fica mais exposto à possível influência das lideranças religiosas sobre suas decisões eleitorais — diz Gustavo.

O trabalho teve a orientação dos professores Sergio de Azevedo e Wânia Mesquita, do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF), e ainda contou com a colaboração do professor Vitor Morais Peixoto e do então mestrando Marcus Cardoso na tabulação dos dados.

— A vida é muito mais do que obter títulos ou publicar livros, mas não deixa de ser uma satisfação especial ter a oportunidade de ver publicado um trabalho que consumiu tantas energias e contou com a colaboração de tantas pessoas — conclui o autor.

Rebeca Picanço

Concurso de curtas realizado na UENF

O concurso foi realizado na Sala de Cinema da UENF

O concurso foi realizado na Sala de Cinema da UENF

Foi realizado na UENF, na última quarta-feira, 18/09, o concurso de curtas-metragens “Luz, Câmara: Ciência, Saúde e Esporte em Ação”, como parte da programação local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Promovido pelas escolas municipais de Campos, o concurso ocorreu na Sala de Cinema Digital 2D e 3D da UENF e teve a participação de 110 convidados, entre eles professores da rede pública e estudantes de ensino médio. No total, foram apresentados sete filmes de curta-metragem. Ao final, todos receberam troféus e medalhas.

—  A sala de cinema da UENF vem cumprindo suas funções aos poucos e logo poderá, com os filmes que estão sendo adquiridos, oferecer para os professores e alunos material didático em 2D e 3D de alta qualidade — disse o professor Ronaldo Novelli, que coordena as atividades da Sala de Cinema Digital 2D e 3D da UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br