21/09/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sábado , 21 de setembro de 2013 – Nº 3.187

Convênio para desenvolvimento rural sustentável

Intecral - assinatura

O reitor da UENF (à direita, na primeira fila) assiste à explanação do secretário Christino Áureo (Foto: Site do Governo do Estado do Rio de Janeiro)

O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, assinou convênio com o Governo de Estado, na última quarta-feira, 18/09, formalizando a participação no projeto “Integração de eco-tecnologias e serviços para o desenvolvimento rural sustentável no Rio de Janeiro (Intecral)”, no âmbito do Programa Rio Rural.

Para execução do projeto, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e  e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do governador do Estado, Sérgio Cabral; do vice-ministro da Educação e Pesquisa da Alemanha, Georg Shütte; e do secretário de Agricultura, Christino Áureo; entre outras autoridades.

Veja mais informações no site do Governo do Estado.

 UENF dá posse a novos servidores

web

O evento reuniu os novos servidores da Universidade no auditório do P5 (Foto: Alex Cordeiro, ASCOM/UENF)

A Gerência de Recursos Humanos (GRH) realizou na manhã da última quinta-feira, 19/09, no auditório do P5, a cerimônia de posse dos 37 técnicos que ingressaram na UENF através do concurso público realizado no final de 2012. Na ocasião, também foram empossados 18 novos professores, admitidos nos últimos concursos.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do diretor Geral Administrativo, Constantino de Campos; e do gerente de Recursos Humanos, José Fernando Abreu de Almeida.

— Vocês vão fazer parte de uma equipe vencedora, formada por servidores dedicados e que têm ajudado a UENF a alcançar os melhores resultados. Graças a esta equipe, a UENF tem estado bem em todos os rankigns de qualidade, como é o caso do IGC MEC, que nos colocou em primeiro lugar em todo o Estado e em 11º no país — disse o reitor.

Constantino observou que a principal função do servidor público é atender às necessidades da sociedade. Ele ressaltou que, dentre os princípios que regem o serviço público, um dos mais importantes é a “urbanidade”. Constantino chamou atenção ainda para o fato de a UENF ser uma instituição diferenciada em relação a outros órgãos públicos.

— Esta é uma instituição voltada para a educação, com algumas peculiaridades. Na sua essência, é sempre crítica e polemista, aberta ao diálogo e às opiniões contrárias — afirmou.

Encontro do NEABI discute povos indígenas

NEABI “Povos indígenas na Bacia inferior do Paraíba do Sul: estudos de etno-história e arqueologia”. Este será o tema a ser debatido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da UENF nesta quarta, 25/09, às 14h, na sala 114 do CCH. O debate será coordenado pela professora Simonne Teixeira, do Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA) da UENF.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Recital de violino e piano

Será realizado neste sábado, 21/09, às 20h, o Recital de Violino e Piano do Orfeão de Santa Cecília, com Taís Soares e Maria Lúcia Lundberg. O recital tem o apoio cultural da Casa de Cultura Villa Maria e integra as atividades do projeto Resgate da Memória Sonora de Campos.

Saiba mais sobre o evento aqui

Semana do Idoso em outubro na UENF

Mesa de abertura da I Semana do Idoso, em 2012

Mesa de abertura da I Semana do Idoso, em 2012

O projeto “Terceira idade em ação” promove de 14 a 17/10 a II Semana do Idoso da UENF.  O objetivo é promover ações na área de Assistência, Educação, Saúde e Lazer visando à melhoria da qualidade de vida, o acesso aos direitos de cidadania e a efetiva participação social do idoso, assegurando-lhe o envelhecimento ativo e saudável.

A programação é composta por mesas redondas e a apresentações culturais. No primeiro dia o evento começará às 7h e finalizará às 12h, nos outros, terá início às 8h e terminará também às 12h.

Comitê Baixo Paraíba funciona na UENF

(Fonte: http://camposfotos.blogspot.com.br/)

(Fonte: http://camposfotos.blogspot.com.br/)

O Comitê Baixo Paraíba, que funciona no prédio E1 da UENF, realizou em 12/09 o processo eleitoral para a escolha de novos membros participantes. A eleição ocorreu no auditório do Hospital Veterinário e selecionou novos membros para o Comitê. Na última quinta-feira, 19/09, o Comitê se reuniu com a Câmara Técnica da Pesca na sala de Conferências do P4. A reunião contou com três pesquisadores da UENF que discutiram as condições dos peixes da região.

Funcionando em Campos desde 2009, o Comitê de Bacias do Baixo Paraíba do Sul tem sua sede na UENF.  Seus principais objetivos são dirimir, em primeira instância, eventuais conflitos relativos ao uso da água; acompanhar a Política Estadual de Recursos Hídricos; propor valores e aprovar critérios de cobrança pelo uso da água; e planejar, regular e controlar o uso, a preservação e a recuperação dos recursos hídricos.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2725-9023, do email cbhbaixops@agevap.org.br e do site do Comitê.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br