30/08/13

 

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira , 30 de agosto de 2013 – Nº 3.181

9ª Seprodur: início nesta segunda-feira

Evento de extensão, que oferece 55 cursos, se estende até 06/09 na UENF
O prof. Fábio da Costa Henry coordena o curso "Fabricação de presuntos e linguiças"

O prof. Fábio da Costa Henry coordena o curso “Fabricação de presuntos e linguiças”

Começa nesta segunda-feira, 02/09, às 9h,  a 9ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur) — um dos maiores eventos de extensão universitária da região. De 02 a 06/09, professores, alunos e técnicos da UENF vão ministrar um total de 55 cursos voltados para os produtores rurais, sobre os mais diversos temas.

A cerimônia de abertura terá início às 9h de segunda-feira, 02/09, no auditório do prédio P4, com a presença do reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Paulo Nagipe; do diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, Henrique Duarte Vieira; e do coordenador de Extensão do CCTA, Humberto Castillo Estrada.

— Não são só os produtores rurais que se beneficiam deste evento. Este contato é também importante para a equipe da UENF. Destes encontros, muitas vezes surgem questões que acabam virando tema de futuras pesquisas, ou até mesmo de novos cursos — disse o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, que, como professor do Laboratório de Fitotecnia (LFIT) da UENF, também está coordenando um dos cursos: “Atualização em plantas medicinais”, a ser ministrado na sexta-feira, 06/09, de 8h às 18h.

Alguns dos cursos oferecidos são inéditos, como “Criação de mexilhões e ostras”, que será ministrado na terça-feira, 03/09, das 14h às 18h, pelo doutorando em Ciência Animal da UENF André Batista, professor do IFES –  Campus Piúma.  Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, André conta que o curso surgiu a partir do interesse demonstrado por comunidades pesqueiras de Búzios. Segundo ele, qualquer área litorânea protegida da ação de ondas é propícia para a criação de mexilhões e ostras.

Curso vai mostrar técnicas para criação de mexilhões

Curso vai mostrar técnicas para criação de mexilhões

— Vamos mostrar que as técnicas são simples e o investimento necessário é muito baixo. No entanto, o mercado consumidor é muito bom, pois são produtos que podem ser vendidos a um preço elevado — diz André, que é orientado pelo professor Manuel Vazquez, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) da UENF.

Outro curso inédito é “Sistema de produção de açaí”, que será ministrado na sexta-feira, 06/09, das 8h às 12h, por professores e pesquisadores do LFIT/UENF — Almy Junior, Aurilena de Aviz Silva e Mírian Peixoto. O curso vai abordar os aspectos gerais da cultura do açaizeiro, assim como sua importância econômica, mercado e comercialização, ambiente edafoclimático, métodos de controle, colheita e pós-colheita. Segundo Aurilena, que tem experiência com esta cultura no estado do Pará, a ideia do curso surgiu a partir do interesse dos produtores locais interessados no cultivo da planta.

— Tanto os frutos quanto o palmito podem ser comercializados, sendo uma alternativa para agricultores familiares diversificarem sua produção, aumentando sua renda — afirma a pesquisadora.

No curso “Métodos de propagação de frutíferas”, a ser realizado em 04/09, de 8h às 16h, o doutorando em Produção Vegetal Marlon Altoé Biazatti vai mostrar os diversos métodos de propagação indicados para as frutíferas da região, como: uso de sementes, estaquia, enxertia e microenxertia. Também serão abordadas as vantagens e desvantagens de cada método, entre outras questões importantes.
Açaizeiro

Açaizeiro

— O sucesso do cultivo agrícola começa com a escolha de mudas de boa qualidade, e cada espécie possui um método de propagação específico — afirma, lembrando que o curso terá uma parte teórica e outra prática, a ser ministrada na Unidade de Apoio à Pesquisa (UAP) da UENF.

A 9ª Seprodur traz também cursos que podem interessar a quem não é produtor rural, como é o caso de “Fabricação de presuntos e linguiças”, que será ministrado na quinta-feira, 05/09, das 14h às 16h, pelo professor professor Fábio da Costa Henry, do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do CCTA/UENF. Outros cursos que também podem interessar ao grande público são: “Tecnologia de produção de iogurtes” (04/09, de 8h às 12h), “Tecnologia de produção de queijo minas, frescal e ricota” (03/09, de 8h às 12h) e “Dietas e emagrecimento” (04/09, de 14h às 17h), entre outros.
— No curso “Dietas e emagrecimento”, vamos revisar o tema com base nas novas descobertas científicas, bem como discutir o efeito das dietas no organismo. Vamos debater os mitos e os efeitos de suplementos para fins estéticos. O participante saberá o que leva um ser humano a emagrecer, e se existem de fato alimentos que engordam — explica o doutorando Luiz Fernando Miranda, do LTA.
Segundo a Coordenação de Extensão do CCTA, responsável pela Seprodur, ainda há vagas para alguns cursos, sendo possível, neste caso, efetuar a matrícula antes da aula. A taxa de inscrição, no valor simbólico de R$ 10 (dez reais), dá direito a se inscrever em até três cursos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (22) 2739-7192 ou do email cooexccta@uenf.br .
Confira a grade de cursos que serão oferecidos durante a 9ª Seprodur.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br