23/08/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira , 23 de agosto de 2013 – Nº 3.179

Reitor defende autonomia de gestão financeira

A audiência foi realizada no Centro de Convenções da UENF

A audiência foi realizada no Centro de Convenções da UENF

Durante audiência da Comissão de Educação da Alerj na UENF, Edson Correa também defendeu um orçamento mais representativo das reais necessidades da instituição

Ao participar na manhã desta sexta-feira, 23/08, da audiência pública da Comissão de Educação da Alerj no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, o reitor em exercício da UENF, Edson Correa, defendeu a necessidade de dotar a instituição de autonomia de gestão financeira como forma de solucionar grande parte de seus problemas. Edson defendeu também a importância de dotar a UENF de um orçamento mais representativo de suas reais necessidades.

— Na prática, o orçamento proposto pelo Conselho Universitário (CONSUNI) para fazer frente às despesas da instituição nunca é totalmente aprovado. Acabamos ficando com cerca de 40% deste valor. E muitas vezes estes recursos ainda são contingenciados, como está ocorrendo agora — disse. Em ofício encaminhado quinta-feira à Comissão de Educação da Alerj, a Reitoria informou que, do orçamento previsto para a UENF em 2013, cerca de R$ 2,3 milhões estão contingenciados pelo Governo do Estado. Edson disse ainda que a liberação deste recurso já foi solicitada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Além de Edson Correa, a mesa foi composta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Comte Bittencourt e pelo deputado estadual Marcelo Freixo; além de representantes da Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro (Sintuperj), da Delegacia Sindical do Sintuperj-UENF, da Associação dos Técnicos de Nível Superior da UENF (ATNS) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF.

O principal assunto discutido foi a minuta de projeto de lei que cria o regime de trabalho de tempo parcial para os docentes da UENF, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e sem dedicação exclusiva, aprovada no último CONSUNI.

Comte Bittencourt se mostrou compromissado com a defesa da autonomia universitária e afirmou que pretende lutar por uma suplementação orçamentária para suprir as demandas da Universidade.

— Estamos abertos a discutir alternativas que possam fazer frente às necessidades do atual momento — disse.

Em resposta às reivindicações do DCE, Edson Correa informou que a obra do Restaurante Universitário está sendo concluída, após uma série de problemas burocráticos. O grande desafio, agora, é a aquisição do mobiliário, uma vez que não há recursos suficientes para isto.

— Esperamos que este problema seja solucionado e que no início de 2014 possamos inaugurar o Restaurante Universitário — disse.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf: 0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br