19/08/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), segunda, 19 de agosto de 2013 – Nº 3.176

Famílias de Niemeyer e Darcy Ribeiro no aniversário da UENF

Helion Vargas (à direita) recebe os aplausos dos integrantes da Mesa

Helion Vargas (à direita) recebe os aplausos dos integrantes da Mesa

Com a presença do bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Niemeyer, e do sobrinho de Darcy Ribeiro, Paulo Ribeiro, a Uenf comemorou na última sexta-feira, 16/08, 20 anos de atividades. O ponto alto das comemorações foi a inauguração das estátuas dos três personagens principais da fundação da Universidade: Leonel Brizola, Oscar Niemeyer e Darcy Ribeiro. Em seguida, foi realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), com a participação de autoridades locais, regionais e estaduais, além de membros da comunidade interna e externa. Durante a cerimônia, foi entregue ao professor Helion Vargas a Medalha Darcy Ribeiro, honraria máxima concedida pela Universidade.

— Participei um pouco da criação da Uenf, acompanhando meu bisavô. Naquela época, eu já percebia que, se tudo desse certo, seria fantástico. Estar aqui hoje e ver que este projeto virou realidade me deixa muito orgulhoso — disse Paulo Niemeyer.

Paulo Ribeiro, que é o presidente da Fundação Darcy Ribeiro, lembrou que a UENF, apesar da pouca idade, já é considerada uma das melhores universidades do país. Lembrou que se fosse vivo seu tio Darcy Ribeiro estaria completando 90 anos de idade em 2013.

— A UENF é a filha mais nova de Darcy; irmã da Universidade de Brasília (UnB). Darcy experimentava com as duas universidades as mesmas emoções que os pais têm para com seus filhos — disse.

O reitor Silvério de Paiva Freitas dedicou a Sessão Solene a todos aqueles que, de alguma forma contribuíram para que a UENF se tornasse realidade.

—  Além dos homenageados desta sessão solene, gostaria de dedicar este breve pronunciamento a todo um conjunto de pessoas que não podemos nominar. São anônimos: não receberam medalhas, condecorações ou homenagens, mas são colunas e tijolos vivos na construção desta universidade. Quero agradecer de modo muito especial a quem sonhou com a Universidade, a quem acreditou no sonho, a quem trabalhou para que se tornasse realidade, a quem abriu mão de interesses pessoais ou partidários legítimos, a quem ousou ir contra a maré — disse.

Além do reitor, Paulo Niemeyer e Paulo Ribeiro, a mesa foi composta pelo vice-reitor da UENF, Edson Corrêa; o diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Gonçalo Apolinário; o diretor doo Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA0, Henrique Duarte; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Edmilson José Maria; e pelo diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Sérgio Arruda.

estatuas e reitoresDurante a Sessão Solene, foram homenageados todos os ex-reitores da UENF: Wanderley de Souza, Eugênio Lerner, Pedro Carajilescov, Adilson Gonçalves, Salassier Bernardo, Raimundo Braz Filho e Almy Junior.Também foram homenageados os professores da UENF Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho (CCTA), José Ramon Arica Chavez (CCT), Arlete Parrilha Sendra (CCH) e Carlos Eduardo de Rezende (CBB), além dos técnicos José Accacio da Silva, Verlaine de Oliveira Pereira, Luiz Alberto da Graça,  Aline Cerqueira Barbosa Vitoi Fonseca, Carlos André Pereira Baptista e Fernando César Lopes. A homenagem se estendeu aos ex-alunos Erik da Silva Oliveira (representando a pós-graduação) e Dáfine Aparecida (representando a graduação), bem como a assistente social Maria Helena Ribeiro de Barros Barbosa (autora do mais antigo projeto de extensão ainda em funcionamento). O ex-deputado estadual Fernando Leite — autor do projeto de lei que incluiu a criação da UENF na Constituição Estadual de 1989 — também foi homenageado, mas não pôde comparecer. A placa foi recebida pelo diretor geral administrativo da UENF, Antônio Constantino de Campos.

O professor Helion Vargas recebeu a Medalha das mãos do reitor e teve seu currículo apresentado pelo professor Raimundo Braz Filho. Professor titular da UENF desde 1996, Helion é formado em Física pela Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências na Universitè de Grenoble I. Sua produção científica envolve 265 artigos, dos quais 111 enquanto professor da UENF, além de 71 orientações de mestrado e doutorado.

— Estou a trabalho em Campos e fiz questão de participar do aniversário da UENF. Foi uma experiência única e gratificante para mim. Única por que se trata da celebração da vitória do sonho perseguido por homens e mulheres em acreditar que a educação é a chave para a plena cidadania. E gratificante por ter tido o primeiro contato com a atmosfera particular do Campus Leonel Brizola — disse o estudante do curso de Pedagogia a distância da Uerj/Cederj Geraldo Pereira dos Santos, que mora em Itaboraí.

 Câmara homenageia a UENF

20 anos da uenf  sessão solena na camara 16_08_2013 fotos Alex (67)A Câmara Municipal de Campos encarnou, na manhã desta sexta, 16/08/13, a comemoração do povo campista pelos 20 anos da UENF. A sessão solene em homenagem ao aniversário foi conduzida pela vereadora Auxiliadora Freitas (PHS) e contou com a presença de mais quatro parlamentares: Rafael Diniz (PPS), Paulo Hirano (PR), Kelinho (PR) e Miguelito (PP). Em meio a música e poesia, o Legislativo fez homenagens ao trio Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Oscar Niemeyer e ainda a 12 personalidades ligadas à história da UENF.

Seis placas foram preparadas para homenagear Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Oscar Niemeyer, Wanderley de Souza (primeiro reitor), Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. Niemeyer foi representado pelo bisneto Paulo Sergio Niemeyer, que à época chegou a ajudar o bisavô na elaboração do projeto arquitetônico da Universidade. Garotinho foi representado pelo vereador licenciado Fábio Ribeiro, e Rosinha, por Marcelo Neves, titular da Secretaria Municipal de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica e ex-aluno da UENF.

Também foram entregues certificados homenageando as seguintes personalidades: o ex-deputado estadual Barbosa Lemos; o técnico Geraldo Diniz (no ato representado pelo colega Pedro Brasil); o pesquisador Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii (professor emérito); o professor Mário Lopes Machado (um dos líderes do movimento pró-UENF); o professor e ex-reitor Raimundo Braz Filho; o engenheiro Vicente de Paulo Santos Oliveira (primeiro mestre titulado pela UENF); e a professora Zuleima Faria, recentemente falecida e homenageada pela colega Maria Clara Martins (Cacaia). Também foram confeccionados certificados para Maria Elisabeth Vieira de Araújo e Elisabeth Couto, que, junto com Elizabeth Campista foram ativas cooperadoras do projeto UENF no âmbito da militância partidária pelo PDT no início dos anos 1990.

– Nestes 20 anos, todos nós amadurecemos. Percebemos que não podemos coisa alguma sozinhos, mas aprendemos que podemos avançar muito atuando em perspectiva solidária – disse o reitor Silvério de Paiva Freitas, defendendo a partilha dos saberes acadêmicos e populares como agenda para os próximos 20 anos.

Várias autoridades e homenageados elogiaram a iniciativa da sessão solene, que partiu da vereadora Auxiliadora. Para Wanderley de Souza, a UENF é uma árvore que tem raízes no movimento popular.

– É muito importante que a casa do povo reconheça a importância dos 20 anos da Universidade – disse.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br