18/07/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 18 de julho de 2013 – Nº 3.167

UENF comemora 20 anos em agosto

UENF_20110502_075_PD

Vista aérea do campus da UENF

Em 16 de agosto de 1993, era realizada a primeira aula no campus da UENF. Para marcar os 20 anos da instituição, uma vasta programação se estenderá por toda a semana de aniversário, com início em 12/08 e término em 16/08. O ápice da programação será a Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF, marcada para as 15h de sexta-feira, no Centro de Convenções. Na ocasião, serão concedidas homenagens a representantes da comunidade externa e interna.

Dentre as atividades culturais, destaca-se a segunda edição do Festival de Música da UENF, que será realizado na quarta-feira, 14/08, às 17h, no Centro de Convenções. Outro destaque é o lançamento do livro Uma Casa, muitas vozes: histórias dos primeiros 20 anos da UENF, que ocorre na terça-feira, 13/08, às 17h, no Centro de Convenções. O livro resgata episódios  que marcaram as principais etapas da existência da UENF, como o movimento pró-UENF, a implantação, a luta pela autonomia administrativa, os rumos da UENF autônoma, os prêmios recebidos pela Universidade e um apanhado de visões sobre o futuro da instituição.

Na quinta-feira, 15/08, haverá Sessão Solene da Câmara Municipal de Campos proposta pela vereadora Maria Auxiliadora Freitas de Souza. Durante a Sessão, a Câmara vai prestar homenagens a diversas personalidades que contribuíram para a criação e desenvolvimento da UENF, como reitores, governadores e pessoas ligadas ao movimento pró-UENF. E na sexta, 16/08, será realizada a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) da UENF, no Centro de Convenções, quando o professor Helion Vargas, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS),  será homenageado com a honra máxima da instituição: a Medalha Darcy Ribeiro.

niemeyer, darcy e brizola

Niemeyer, Darcy e Brizola, durante a inauguração da UENF, em 1993

Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Leonel Brizola — três personalidades importantes na história da Universidade — ficarão imortalizados no campus universitário em bustos de bronze confeccionados pelo escultor Hildebrando Lima. Os bustos, que serão colocados no hall de entrada do Centro de Convenções da UENF, serão inaugurados no dia 16/08, às 14h30. No mesmo dia, será descerrada a placa que dá o nome de Oscar Niemeyer ao Centro de Convenções, de acordo com decisão do Conselho Universitário da UENF de 14/12/12.

A programação inclui ainda uma homenagem póstuma a Cícero Guedes dos Santos, pequeno produtor rural que participava de projetos de extensão da UENF na área de agroecologia. Morto em janeiro deste ano, Cícero participava todas as manhães de terças-feira da feira agroecológica realizada no prédio P5 com assentados rurais. A partir do dia 13/08, quando será descerrada a placa em sua homenagem, o local passará a se chamar “Espaço Agroecológico Cícero Guedes dos Santos”, cumprindo decisão do Conselho Universitário da UENF de 22/02/13.

Veja a programação do aniversário de 20 anos da UENF aqui.

Seminário sobre Extensão Universitária

cartaz neabiA Coordenação de Extensão do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF realiza na próxima quarta-feira, 24/07, das 14h às 18h, na Sala de Multimídia do CCH, o Seminário “Extensão Universitária em Debate”. A mesa de abertura vai discutir o tema “Extensão no contexto universitário: percalços, conquistas e desafios” e terá a presença do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UENF, Paulo Nagipe; e do assessor da PROEX, Alcimar das Chagas Ribeiro.

Em seguida, haverá apresentação dos projetos de extensão do CCH. Às 17h, serão passados informes sobre a V Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, que ocorre em outubro. Encerrando a programação, haverá apresentação de propostas/sugestões para a extensão universitária na Universidade. O seminário tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF.

 

‘Xadrez e formação docente’: oficina do CCH

O Núcleo de Estudos Linguagem e Educação do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF realiza na próxima quarta-feira, 24/07, das 14h às 17h, no miniauditório 114-B do CCH, a oficina “Xadrez e formação docente: concepção de xadrez e sua utilização na formação e atuação docente”. As inscrições podem ser feitas na sala 202, gabinete 3, do CCH. O evento é coordenado pela professora Eliana Crispim França Luquetti.

Instituto Butantan homenageia professor Wilmar

O professor Wilmar Dias da Silva, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF, foi um dos 12 cientistas homenageados  pelo Instituto Butantan em cerimônia realizada semana passada no Palácio Bandeirantes, em São Paulo. Segundo o diretor do Instituto, Jorge Kalil, o objetivo das condecorações foi retribuir e agradecer aqueles que ajudaram no desenvolvimento da instituição.

Veja matéria divulgada pelo Jornal da Ciência.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br