28/07/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 28 de junho de 2013 – Nº 3.164

CONEA CARTAZ56º Conea com inscrições abertas

Estudantes de todo o país já podem se inscrever no 56º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (Conea), que será realizado de 09 a 15/09/13 na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Promovido pelo Centro Acadêmico de Agronomia Seu Juvenal e a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab), o Congresso terá como tema central “O papel do (a) agrônomo (a) em formação na realidade indígena e nas comunidades tradicionais”.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Congresso, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.

NEABI aborda questão indígena nesta terça

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) realiza nesta terça-feira, 02/07, encontro sobre o tema “Análise da conjuntura atual sobre a questão indígena no Brasil”. O palestrante será o professor Domingos Barros, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento será realizado das 14 às 17h na Sala Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.

Segundo a coordenadora do NEABI, professora Maria Clareth Gonçalves Reis, algumas questões serão prioritárias no debate, dentre elas, tais como: quem são os povos indígenas no Brasil?  Quantos são e onde estão? Que línguas falam? A situação fundiária das terras indígenas no Brasil. A legislação atual: os direitos indígenas. Terra, Saúde e Educação. Projetos de auto-sustentação com os povos indígenas. Por fim, será feito um balanço do quadro educacional nacional; marco legal da educação escolar indígena no Brasil e os Guarani do Rio de Janeiro.

Neabi - domingos nobre

Domingos Nobre

Domingos Nobre é pedagogo pela UEMG; pós-graduado com especialização em Alfabetização pela PUC/MG; mestre em Educação pela UFF/RJ; doutor em Educação pela UFF/RJ, com pesquisa na área de Políticas Públicas em Educação Indígena. Possui pós doutorado em Educação Indígena pelo IEL-Unicamp, com pesquisa em Infância e Currículo na Formação de Professores Indígenas Guarani Mbya. Foi professor adjunto da Faculdade de Formação de Professores FFP – Uerj. É professor adjunto e vice-diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF (IEAR); assessor pedagógico de projetos de Educação Popular acompanhando a Escola Guarani desde 1994.

Tem ainda experiência em formação de magistério indígena tendo atuado além dos Guarani do Rio com professores indígenas Kaingang do Rio Grande do Sul; com os povos Suruí, Cinta Larga, Gavião e Arara em Rondônia e com o povo Sateré Mawê, do Amazonas. Dirigiu quatro documentários sobre os Guarani e é ainda autor do livro: “Uma Pedagogia Indígena Guarani na Escola, Pra Quê?”, pela Editora Curt Nimuendaju.

Encontro discute monitoramento de espécies aquáticas

Estão abertas até a próxima segunda-feira, 01/07, as inscrições para o 1º Encontro Técnico do Projeto “Monitoramento biológico de espécies aquáticas ameaçadas de extinção na bacia do rio Paraíba do Sul:  desenvolvimento de sistema piloto e implementação de plano de ação”, que será realizado nos dias 04 e 05/07 no Centro de Convenções da UENF. As inscrições podem ser feitas pelo email natalia.piabanha@gmail.com ou pelo telefone 22 38612569.

O encontro tem o objetivo de promover um debate sobre a execução do projeto iniciado em julho de 2012 e discutir formas de atuação em rede, atendendo as ações contempladas no Plano de Ação Nacional – PAN Paraíba do  Sul. O projeto é financiado com recurso de cobrança pelo uso da água, aprovado pelo CEIVAP/AGEVAP, e realizado pelo Projeto Piabanha/APARPS, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da  Biodiversidade/MMA.

O evento contará com transmissões ao vivo pelo site do projeto Fábrica de Conhecimento.

Veja a programação do dia 04/07 e do dia 05/07

Missão da Abruem visita Conselho de Reitores na Coreia do Sul

conselho reitores

O reitor da UENF (terceiro sentado, da direita para a esquerda) participa da Missão

Na última quinta-feira, 27/06, penúltimo dia da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), os representantes das Instituições Superiores brasileiras ligadas à Associação participaram de uma reunião na parte da manhã com os representantes do Conselho de Reitores das universidades coreanas. O reitor da UENF, Silvério Paiva Freitas, e o diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos, integram a comitiva da Abruem.

Durante o encontro, foi destacado tanto o interesse das universidades coreanas como das universidades brasileiras em aumentar o intercâmbio acadêmico, permitindo que mais alunos brasileiros passem a estudar nas universidades coreanas, como também alunos das universidades coreanas possam ir ao Brasil.

A Coréia do Sul possui 232 universidades. “Hoje temos aproximadamente 280 alunos brasileiros estudando em 11 universidade coreanas. Queremos que após a visita da Comitiva da ABRUEM às principais universidades  da Coréia do Sul, divulgando o potencial acadêmico de nossas universidades, aumentem esse número consideravelmente”, afirmou o presidente da Abruem,  João Carlos Gomes.

(Colaboração: Daniel Petroski, assessor de imprensa da Abruem)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br