21/06/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 21 de junho de 2013 – Nº 3.163

Comitiva da Abruem visita dez instituições de ensino na Coreia do Sul

Reitor da UENF participa da Missão Internacional

COREIA.jpg

UENF presente a comitiva da Abruem na Coreia do Sul

A comitiva da Missão Internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), formada por reitores, vice-reitores e representantes de instituições de ensino superior brasileiras de diferentes regiões do país, fica até 28/06 em território sul-coreano. Até o final da visita, iniciada na última segunda-feira, 17/06/13, dez instituições da Coreia do Sul serão visitadas e serão realizados também encontros com representantes do setor de educação do país. O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, e o diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos, participam da comitiva da Abruem.

Na última quinta-feira, 20/06/13, a comitiva visitou a Sogang University. A instituição é uma das universidades de artes liberais líder em pesquisa. A Sogang University foi criada em 1960 pela Companhia de Jesus para oferecer educação com base nas crenças católicas e inspirada pela filosofia da educação jesuíta, como a Universidade de Georgetown, nos EUA, a Universidade de Sophia, no Japão, e a Universidade Ateneo de Manila, nas Filipinas. Além de proporcionar o ensino universitário, o Centro de Ensino da Língua coreana em Sogang ensina coreano como língua estrangeira para estudantes de todo o mundo.

Na quarta, 19/06/13, a comitiva visitou a University Nacional Seoul (SNU). O objetivo das visitas a universidades é conhecer a realidade do ensino superior naquele país asiático, bem como estabelecer acordos de cooperação científica e mobilidade estudantil no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Durante o encontro, foi destacado também o envolvimento comercial das indústrias coreanas no Brasil, como por exemplo, a Hyundai, KIA,Samsung, entre outras. Após as apresentações, os membros da comitiva da Abruem participaram de um almoço de trabalho, onde puderam discutir oportunidades de intercâmbio entre as instituições brasileiras e a universidade sul-coreana.

Terça-feira, 18/06, a comitiva foi recebida na Sung Kyun Kwan University. As boas-vindas foram dadas pelo vice-presidente da instituição, Hyun Soo Kim, no auditório da Biblioteca Samsung.

Na segunda-feira, 17/06, houve visita à Korea University. Na faculdade de Engenharia, estavam presentes cinco alunos brasileiros do Programa Ciências Sem Fronteiras. Segundo o presidente da Abruem e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, os acadêmicos falaram de suas experiências na instituição em relação à moradia, relação com os alunos coreanos, alimentação, e suas experiências acadêmicas.

– Eles demonstraram grande satisfação – destacou. No final, a Comitiva da Abruem fez uma visita guiada aos laboratórios de pesquisas da universidade.

No mesmo dia, foi visitada a Ewha Womans University. Os reitores e representantes das instituições de ensino superior brasileiras foram recebidos pela presidente, Sun-Uk Kim, pelo vice-presidente de relações internacionais, Hye-Won Choi, e diretores de faculdades.

Após a apresentação da instituição sul-coreana, o presidente da Abruem fez uma exposição sobre o potencial e a importância das universidades estaduais e municipais no cenário da educação superior no Brasil. Na sequência, a comitiva assistiu a uma apresentação musical típica do país.

Na continuidade, o reitor entregou medalha da Abruem à presidente Sun-Uk Kim, que, por sua vez, presenteou o chefe da comitiva com uma medalha da Ewha. No encerramento da agenda, os reitores visitaram laboratórios de pesquisa das áreas de química, alimentos, engenharias e farmácia.

Motivações

A sugestão de destino para esse ano partiu do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. A ideia é estreitar os laços para o desenvolvimento da cooperação entre os dois países no Programa Ciências Sem Fronteiras.

A Missão Internacional acontece todos os anos, sempre na perspectiva de contato com a realidade educacional estrangeira, visando o aprimoramento e a melhora do ensino superior no Brasil.

Em 2012, a comitiva da Abruem visitou a Bélgica e a Alemanha. A viagem teve início no dia 4 de junho e chegou ao seu final no dia 22 de junho com a garantia de parcerias com instituições de ensino superior belgas e alemãs. Ao todo, foram 18 dias de viagem, sendo 10 universidades visitadas na Bélgica e 11 na Alemanha.

Ocorreram ainda encontros com representantes governamentais relacionados a educação superior de ambos os países. Durante essas viagens, em todas as instituições visitadas, é apresentado o Sistema Abruem, destacando todas as suas 41 filiadas, os números de alunos e cursos de graduação e pós-graduação, áreas de excelência de cada universidade brasileira, bem como as metas para o Programa Ciência Sem Fronteiras.

(Colaboração: Daniel Petroski, assessor de Comunicação da Abruem)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br