18/06/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 18 de junho de 2013 – Nº 3.162

Convênio une universidades brasileiras e coreanas

DSC_0039 - Korea University

A comitiva da Abruem, tendo ao fundo a Korea University

Reitor da UENF participa de comitiva da Abruem que está visitando as dez melhores universidades da Coreia do Sul

O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, participou no domingo, 16/06, do início das atividades da Missão Internacional 2013 da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na Coreia do Sul. Os representantes das instituições de ensino superior brasileiras, que integram a comitiva da Abruem, foram recebidos com um almoço de boas vindas oferecido pelo embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Edmundo Fujita, em sua residência oficial. O diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos, também participa da Missão Internacional.

O presidente da Abruem, João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), agradeceu todo o apoio dado pelo embaixador à organização da viagem. Na segunda-feira, 17/06, tiveram início as visitas às dez melhores universidades coreanas, que também demonstraram grande interesse em conhecer o potencial acadêmico das universidades brasileiras. Cerca de 180 alunos brasileiros estão no momento em universidades coreanas através do Programa Ciência Sem Fronteiras, mas há interesse que este número aumente.

Na tarde de domingo, o presidente da Abruem e o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Julio Cezar Durigan, assinaram um convênio com o presidente da University of Science and Technology (UST), Unwoo Lee. A assinatura do convênio foi realizada na Embaixada do Brasil em Seul, na presença do embaixador do Brasil. O convênio prevê o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal administrativo, entre outras atividades acadêmicas.

Criada em 2003, a UST reúne várias universidades públicas e instituições de pesquisa em Seul, Suwon, Changwon, Ansan, Seongnam e Daejeon. Ela foi criada como referência na pós-graduação do país em ciência e engenharia, educação e pesquisa, sendo uma das principais universidades de ciência e tecnologia na Coreia do Sul, juntamente com Kaist e Postech.

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF (ASSAII) está neste momento em processo de negociação com outra universidade coreana, a Soongsil University, visando ao estabelecimento de novos convênios.

Na segunda-feira, 17, a comitiva visitou a Korea University e a Ewha Womans University. Veja detalhes das visitas nos Informativos Especiais da Abruem:

Informativo da Abruem – Korea University

Informativo da Abruem – Ewha Womans University

UENF participa de reunião com Reari

reuniao reari logulloFoi realizada na última sexta-feira, 14/06, no Rio de Janeiro, uma reunião com o objetivo de criar laços entre a Rede das Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari) e o grupo Australian Technology Network (ATN), que representa cinco universidades australianas voltadas às áreas tecnológicas (Curtin University, RMIT University, Queensland University of Technology, University of South Australia e University of Technology Sydney). A UENF integra a Reari através da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII) e vem atuando no sentido de estreitar as parcerias internacionais entre a Rede carioca e outras associações com características parecidas.

Participaram da reunião representantes das cinco universidades australianas e das nove universidades que integram a Reari. A UENF foi representada pelo professor Carlos Logullo, da ASSAII.

—  Ficou decidido que a ATN e a Reari irão se conectar através de uma rede de pesquisa incluindo empresas brasileiras e australianas, além de pesquisadores de ambas as instituições. Com isso, esperamos incentivar o desenvolvimento conjunto de pesquisas — informou o professor Logullo.

Segundo o professor, a união entre as universidades australianas e brasileiras é importante principalmente na área de engenharias. Ele conta que a UENF construiu um laço importante com a Universidade de Curtin, que já visitou o Laboratório de Engenharia de Exploração e Petróleo (LENEP) da UENF em Macaé, e está em negociação um convênio que ampare esta área de pesquisa.

A ASSAII funciona no prédio da Reitoria da UENF. O contato pode ser feito através do telefone 2739-7004 ou pelo email assaii@uenf.br.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br