11/06/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 11 de junho de 2013 – Nº 3.160

UENF presente à Conferência da Nafsa

O professor Carlos Logullo (2º abaixo, à esquerda) representou a UENF

O professor Carlos Logullo (2º abaixo, à esquerda) representou a UENF

Considerado o maior fórum de internacionalização da educação superior, o evento teve a participação de mais de 20 instituições brasileiras

A Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII) da UENF participou da 65ª edição da Conferência Anual da Associação de Educadores Internacionais (Nafsa), que aconteceu do dia 26 a 31 de maio, em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. Considerado o maior fórum de internacionalização da educação superior do mundo, o evento incluiu um estande oficial da delegação brasileira, “Study in Brazil”, e apresentou mais de 20 instituições de ensino superior do Brasil, contando com a participação do Ministério da Educação (MEC), além da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que foi representada pelo presidente da fundação, Jorge Almeida Guimarães. Durante a feira, o presidente da Capes reuniu-se com a presidente da Nafsa, Fanta Aw, para tratar de assuntos relacionados à representação do Brasil no evento.

Diretores de relações internacionais, reitores, assessores e professores participaram da exposição, que recebeu em torno de 8.700 pessoas. Através da ASSAII, a UENF foi representada pelo professor Carlos Logullo, que considerou o evento de suma importância para o fortalecimento da internacionalização da UENF.

Ressaltando que o evento trouxe a possibilidade de conhecer outras instituições e encontrar mais parceiros, Logullo disse que foi gratificante poder apresentar a UENF e divulgar seus programas e projetos.

— É a segunda vez que a UENF participa desse evento. A ASSAII tem atuado de forma que a universidade possa ser inserida cada vez mais no cenário internacional acadêmico e a Nafsa é considerada um dos principais fóruns nessa área. A participação em eventos como este proporciona a atração de parceiros, intensificando e fortalecendo áreas de interesse da nossa instituição — disse.

Durante o evento, no espaço reservado à UENF, foi apresentado também o programa Ciência Sem Fronteiras, que tem por objetivo promover a expansão da ciência e da tecnologia brasileiras através do intercâmbio com universidades estrangeiras e pode ser feito por alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, o programa busca estabelecer parcerias entre os pesquisadores brasileiros e também estrangeiros.

A ASSAII funciona no térreo do prédio da Reitoria da UENF. O contato pode ser feito através do email assaii@uenf.br.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br