06/06/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 06 de junho de 2013 – Nº 3.158

V CONFICT: encerramento às 17h

CONFICT - mesa redonda ciencia sem fronteiras

A mesa-redonda reuniu os alunos que atuaram no exterior através do Programa Ciência sem Fronteiras

Os melhores trabalhos apresentados durante o V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) serão conhecidos nesta quinta-feira, 06/06, às 17h, quando será realizada a cerimônia de encerramento do evento. Os 580 trabalhos inscritos no Congresso — apresentados oralmente ou em forma de posters — foram avaliados por comitês internos e externos. No total, o evento contou com o número recorde de 1.710 inscritos.

Nesta quinta-feira pela manhã, foi realizada a mesa-redonda “Minha Experiência no Programa Ciências sem Fronteiras”, com a participação dos alunos que recentemente voltaram do exterior após estágio pelo Programa Ciência sem Fronteiras: Elaine Cristina Gonçalves Moreira (Pennsylvania State University), Rômulo Rodrigues de Carvalho (Pennsylvania State University), Antônio José dos Reis Neto (Universidade do Minho), Laísa Rigueti Brasil (Universidade do Minho), Filipe Maia de Souza Rodrigues (Michigan State University), Diana Azeredo Rangel (Universidade de Coimbra), Gabriele Barros Mothé (Universidade do Porto) e Guilherme Gomes Vieira  (University of Innsbruck). A mediadora foi a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia.

Também foram realizados sete dos 11 minicursos oferecidos durante o CONFICT: “Suplementos alimentares e estética corporal: hipertrofia, dietas e emagrecimento”, “Conceitos e práticas da Direita”, “A imaginação interdisciplinar e as Metodologias de Ensino em Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)”, “Maquetes geográficas para gestão de bacias hidrográficas”, “Desastres relacionados a águas – dimensões socioambientais”, “Cultura de divulgação científica: por que isso é importante para a sociedade e para a carreira do pesquisador” e “O papel da Médico Veterinário em desastres naturais”.

06-06-13 (2)-net2

Fúlvia D’Alessandri e Gustavo Smiderle, jornalistas da ASCOM/UENF, ministraram o curso no auditório do P4

O minicurso “Cultura de divulgação científica: por que isso é importante para a sociedade e para a carreira do pesquisador” foi ministrado pelos jornalistas Fúlvia D’Alessandri e Gustavo Smiderle, da Gerência de Comunicação da Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) da UENF. Entre outras coisas, eles abordaram a valorização das iniciativas de divulgação científica no país, lembrando que o CNPq instituiu recentemente uma aba no Currículo Lattes para que os pesquisadores incluam este tipo de atividade. Ressaltaram a importância de distinguir a divulgação científica da chamada comunicação científica — enquanto a primeira é direcionada ao grande público, a segunda é focada nos próprios cientistas — e deram dicas aos futuros cientistas de como escrever artigos de divulgação científica.

Iniciado segunda-feira, 03/06, o V CONFICT engloba o 18º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 10º Circuito de Iniciação Científica do IFF e a 6ª Jornada de Iniciativa da UFF. O tema geral do evento é “A Ciência pela Água”.

Profmat: inscrições até 05/07

Estão abertas até 05/07/13 as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), que terá, no Polo UENF, 25 vagas para 2014. O Profmat é um curso semipresencial realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Conforme o edital, 80% das vagas em cada polo se destinam a candidatos que sejam professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática.

Oferecido na UENF e em cerca de 70 polos espalhados pelo país, o Profmat é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a orientação do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br