29/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 29  de maio de 2013 – Nº 3.156

UENF recebe bisneto de Niemeyer

O grupo visitou o Centro de Convenções da UENF

O grupo visitou o Centro de Convenções da UENF

Representantes do Escritório Niemeyer Arquitetos Associados — entre eles o bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer Mahkohl  — estiveram na manhã da última terça-feira, 28/05, na UENF. Além de conhecer de perto as obras que compõem o legado de Niemeyer no campus da UENF — como o Centro de Convenções e o Hospital Veterinário — a equipe dialogou com o reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, acerca da construção das duas obras que faltam ao projeto original da UENF: os prédios da Biblioteca Central e do Espaço da Ciência.

Paulo Niemeyer foi recebido também pelo vice-reitor, Edson Correa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antônio Teixeira do Amaral Júnior; e a pró-reitora de Graduação, Ana Beatriz Garcia. A comitiva do Escritório Niemeyer foi integrada ainda pelos arquitetos Cristiane Camargo Barros (secretária de Urbanismo de Mesquita) e Gustavo Monteiro; além dos assessores jurídicos Vitor Nogueira Junger e Marcelo Costa Alves.

A reunião contou também com a presença do diretor de Informação e Comunicação da UENF, Vanildo Silveira; o diretor Geral Administrativo, Antônio Constantino de Campos; o diretor da Agência UENF de Inovação, Ronaldo Paranhos; o gerente de Projetos de Engenharia da Prefeitura da UENF, Luiz Gabriel Sarmet Smiderle; a gerente de Comunicação, Fúlvia D’Alessandri; e

Silvério de Paiva Freitas (esquerda) e Paulo Niemeyer em frente ao Centro de Convenções

Silvério de Paiva Freitas (esquerda) e Paulo Niemeyer em frente ao Centro de Convenções

a professora Maria da Glória Alves, do Laboratório de Engenharia Civil (LECIV) da UENF.

O reitor fez uma rápida apresentação da UENF, iniciando pela parte histórica e finalizando com o cenário atual da Universidade. Paulo Niemeyer se interessou particularmente pelo programa de internacionalização, bem como pelas ações na área de Iniciação Científica. Demonstrou ainda surpresa pelos diversos prêmios recebidos pela Universidade, tais como o Destaque do Ano da Iniciação Científica (CNPq)  e o Educação em Direitos Humanos, além da boa colocação no Índice Geral de Cursos (IGC), no qual a UENF figura como a melhor do Estado.

Durante a reunião, foram discutidas formas de viabilizar a construção dos dois projetos de Oscar Niemeyer. Em seguida, todos fizeram um passeio pelo campus, no qual conheceram as áreas reservadas para as obras, bem como os demais prédios.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br