20/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 20  de maio de 2013 – Nº 3.152

Três vagas para professor da UENF

DSC03462Estão abertas até 18/07/13 as inscrições para 01 vaga de professor titular e 02 vagas de professor associado da UENF. Para se inscrever, o candidato deve possuir doutorado na área de conhecimento do curso. Para a vaga de professor titular, é ainda necessário comprovar um mínimo de dez anos de experiência acadêmico-científica após a conclusão do doutorado, entre outros requisitos.

A vaga para professor titular é na área de Entomologia, com linha de atuação em “Controle biológico com uso de predadores ou fungos entomopatogênicos”.

Para professor associado, uma vaga é na área de “Metalurgia Física”, com linha de atuação em “Processos de corrosão de materiais”. A outra é na área de “Zootecnia e Nutrição Animal”, com linha de atuação em “Nutrição de Ruminantes e Fisiologia dos Animais Domésticos – aspectos anatomofisiológicos da digestão comparada dos animais domésticos, microbiologia do rúmen, digestão, absorção e metabolismo de nutrientes e estabelecimento de exigências nutricionais de animais ruminantes”.

Para todas as vagas, o regime de trabalho é estatutário, de 40 (quarenta) horas semanais, em horário entre 07 às 22 horas a ser estabelecido pela Universidade, com Dedicação Exclusiva.

Veja os Editais publicados nesta segunda-feira, 20/05, no Diário Oficial:

Professor Titular – pag. 27

Professor Titular – pág. 28

Professor Titular – pág. 29

Professor Associado – pág. 29-b

Professor Associado – pág. 30

Professor Associado – pág. 31

Professor Associado – pág. 32

Professor Associado – pág. 33

– Retificação na descrição das linhas de atuação do concurso para professor associado do LZNA/CCTA – Diário Oficial 23/05/13, página 29

Consulte informações reunidas sobre concursos no Portal da UENF.

NEABI discute ações afirmativas nesta terça

Profª Maria Clareth Gonçalves Reis (2)

Profª Maria Clareth Gonçalves Reis

Criado em 21 de maio de 2012, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), comemora nesta terça, 21/05, seu primeiro ano de existência. Composto por alunos e professores da UENF, o Núcleo tem seus encontros marcados mensalmente para discutir assuntos atuais das culturas afro-brasileiras e indígenas. A professora Maria Clareth Gonçalves Reis, coordenadora do projeto, diz que a ideia de criar o grupo partiu do professor Leandro Garcia, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem  (LEEL) da UENF.

— O NEABI surgiu a partir de um projeto submetido à Faperj, elaborado pelo professor Leandro. Após a aprovação, ele me convidou para ser a coordenadora, pois sabia que eu atuava em uma área parecida. Hoje já temos cerca de 100 inscritos no projeto e 50 participantes assíduos — conta.

Segundo Clareth, a escolha do tema “Dez anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios” neabi2para a programação de aniversário partiu dos participantes do Núcleo. Ela observa que as universidades estaduais são pioneiras nestas políticas de inclusão, principalmente a UENF  e a Uerj.

A programação será realizada no Centro de Convenções da UENF, a partir ds 14h. Às 15h, ocorrerá debate sobre o tema “O povo brasileiro”, inspirado no livro de Darcy Ribeiro. As debatedoras serão as professoras Lilian Sagio (LEEA/UENF) e Yolanda Lobo (LGPP). O professor Eduardo Quintana (UFF) será o moderador.

Após a abertura oficial do evento, às 18h30, haverá palestra/debate sobre os temas “O que falar sobre o real e o ideal: 10 anos de políticas de ações afirmativas nas universidades brasileiras” (professora Elielma Ayres Machado – Uerj)  e “A questão educacional indígena no Brasil: mudanças, conquistas e desafios no contexto atual” (professora Anari Pataxó – Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena /MEC). O moderador será o professor Leandro Garcia Pinho (LEEL/UENF).

Saiba mais sobre o NEABI no blog Ciência UENF.

Circuito Goitacá na Cândido Mendes

itep-2O Circuito Goitacá de Economia Solidária, projeto de extensão da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/PROEX/UENF), foi realizado nos dias 15 e 16/05, das 18 às 21 horas, na Universidade Cândido Mendes (Ucam), em Campos-RJ, com exposição e comercialização de produtos da Economia Solidária.

— O movimento foi muito bom. Tivemos o convite para retornarmos mensalmente na data de pagamento da universidade, entre os dias 5 e 7. Gostaram muito da nossa arrumação. Estamos nos padronizando. Todos de toalhas brancas. Queremos agradecer o apoio da ITEP/PROEX/UENF — disse Enilza Ribeiro Gomes, representante das artesãs no Fórum de Economia Solidária de Campos.

A aluna Silvana da Silva, 39 anos, do curso de Ciências Contábeis da UCAM, achou muito boa a ideia de aproveitar o espaço dos corredores da universidade para realizar o Circuito Goitacá de Economia Solitária.

– Diferente, o ideal é que aconteça mais vezes. Os produtos estão com bastante qualidade – atestou.

(Colaboração: Wesley Machado/ITEP UENF)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br