16/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 16 de maio de 2013 – Nº 3.151

Reitor da UENF fala em Feira em Macaé

O reitor da UENF, Silvério de Paiva Freitas, fala na abertura da VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, em Macaé (RJ)

Silvério fala na abertura da Feira

Termina nesta quinta, 16/05, a VI Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, realizada em Macaé. O tema geral é “Da riqueza à prosperidade sustentável”. Presente à abertura, o reitor Silvério de Paiva Freitas destacou que a sustentabilidade não é responsabilidade apenas das empresas, mas de todos os cidadãos.

Além de Silvério também estiveram presentes na mesa de abertura o prefeito de Macaé, Aluizio Júnior; o representante da Fundação Educacional de Macaé, Alexandre de Azevedo; o professor da UFRJ Macaé Gilberto Zanetti; o conselheiro da Firjan Evandro Cunha; o secretário municipal de Rio das Ostras Rosenildo Corrêa; e os diretores da revista Visão Socioambiental (promotora da Feira), Martinho Santafé e Bernardete Vasconcelos.

Após a cerimônia de abertura, Silvério participou de painel abordando a temática da Feira, ao lado do economista e professor da UENF Alcimar Chagas. Na palestra “Como a Universidade pode transformar riqueza em desenvolvimento e prosperidade sustentável”, Silvério apontou a Universidade como lugar de transformação, destacando seu papel na formação do jovem para que ele seja capaz de orientar o futuro da humanidade.

– Quando perguntamos qual o planeta que vamos deixar para os nossos filhos, deveríamos nos perguntar que filhos vamos deixar para esse planeta – disse, lembrando ainda que ao completar 20 anos a UENF foi avaliada com o melhor IGC (Índice Geral de Cursos-MEC) do Rio de Janeiro.

Silvério apresentou as principais ações da Universidade com impacto na sociedade, como o enfrentamento do atraso da monocultura de cana-de-açúcar e o trabalho com a cerâmica vermelha, que inclui parceria com indústrias e o fomento ao artesanato em argila através do projeto “Caminhos de Barro”.  Mencionou ainda a criação e sustentação da Incubadora Tecnológica de Campos dos Goytacazes (TEC Campos, em consórcio com outras instituições) e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP).

Já Alcimar Chagas marcou acentuou que a riqueza, por si só, não garante a prosperidade sustentável, pois pode ser geradora de pobreza quando não há espaço apropriado para os agentes locais se apropriarem dos benefícios gerados. Centrando foco no município de São João da Barra (RJ), onde está sendo instalado o Complexo do Açu, o economista resgatou indicadores como nível de emprego, índice de participação nos repasses de ICMS e saldo de operações de crédito – todos, segundo ele, aquém da expectativa gerada -, além de comparar fatias dos orçamentos municipais da região dedicadas a investimentos.

Ciência para crianças

UENF recebe a visita de alunos do 2º ano do ensino fundamental

Visita à UENF de crianças do segundo ano (antiga primeira série) do Fundamental do Colégio Sagrada Familia - 16/05/13 - Foto Alexsandro Cordeiro de Azevedo - ASCOM UENF

Olha ao microscópio foi uma das atrações

Eles ainda estão no segundo ano do Fundamental (antiga primeira série), mas sua curiosidade pode levá-los bem longe. Um grupo de 16 alunos do colégio Sagrada Família, de Campos, visitou nesta quinta, 16/05, o campus Leonel Brizola, da UENF. Além de conhecer o Espaço da Ciência e fazer observações ao microscópio, a turminha bateu papo sobre o planeta Terra e seus vizinhos com um físico habituado a escrever para periódicos internacionais.

A visita faz parte do projeto “Aprenda mais conhecendo a UENF,” desenvolvido pela Gerência de Comunicação (ASCOM), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF. O objetivo é aprofundar a integração entre a Universidade e as escolas da região. Antes mesmo do início do roteiro, os pequenos estudantes já se encantavam com a natureza presente no campus, fazendo com que perguntas surgissem de todos os lados.

– Esse esqueleto é de verdade? – pergunta surpreso um dos alunos, ao se deparar com uma ossada de baleia na entrada do Espaço da Ciência.

Lá dentro, eles puderam conhecer um pouco da fauna encontrada na Mata Atlântica e na Restinga brasileira. Viram jiboia, tatu, tamanduá, preguiça, cachorro-do-mato e até pinguins. Aprenderam um pouco mais sobre seus hábitos e, claro, perguntaram muito. O passeio seguiu para o Laboratório de Alimentos e Microingredientes para Nutrição Animal, do curso de Zootecnia, onde os alunos foram recebidos pela professora Karoll Torres e puderam observar sementes de milho e canola através do aparelho microscópio.

Passando pelas Casas de Vegetação, o grupo seguiu até a Casa Ecológica, no Parque de Energias Alternativas, não sem antes parar para uma descontração nas raízes da figueira, árvore centenária localizada em um dos espaços de convivência da UENF. No auditório da Casa Ecológica, os alunos assistiram à palestra do professor Marcelo Sthel, do Laboratório de Ciências Físicas, que prendeu a atenção da turma com uma apresentação lúdica sobre o planeta Terra e seus vizinhos no Sistema Solar.

– O cientista é um curioso nato, o que faz de toda criança um pequeno cientista – afirmou Marcelo diante da ânsia de saber dos pequenos.

Todo o trajeto foi acompanhado pela professora Michele Pessanha, que explicou que o interesse dos alunos pela ciência se deu a partir do projeto “Pequeno Cientista”, realizado pela escola durante o primeiro bimestre deste ano.

– Eles ficam realmente entusiasmados, pois a visita à UENF é a culminância do projeto – afirmou Michele.

A bolsista Daniella Constantini, que participa do projeto “Aprenda mais conhecendo a UENF”, explica que o projeto é uma tentativa de abrir horizontes para os estudantes e aproximá-los do mundo da ciência. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (22) 2739-7119.

Evento de Filosofia reúne professores  da rede pública

Cartaz da Jornada Filosófica organizada pela UENFAcontece em 22/05, próxima quarta, a “Jornada de Filosofia: o ensino da Filosofia em debate”, organizada pelo projeto de extensão “Encruzilhadas Filosóficas”. Tendo à frente o professor Giovane do Nascimento, do Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL/CCH), a Jornada ocorrerá na Sala Multimídia do CCH, das 8h às 18h. As inscrições são gratuitas através do Blog Encruzilhadas Filosóficas.

A ideia de organizar o evento surgiu com o intuito de divulgar os trabalhos das “Encruzilhadas Filosóficas” e também debater sobre o ensino da disciplina de Filosofia nas escolas estaduais de Campos. Além das palestras e da mesa-redonda, o evento contará com o diferencial dos Grupos de Trabalhos (GTs).  Com a coordenação dos docentes organizadores do evento, os GTs reunirão os professores participantes. Os grupos discutirão o interesse dos alunos pela Filosofia e como é a aplicação da disciplina em sala de aula.

– Nosso objetivo é dividir as angústias dos professores de Filosofia. O que acontece muitas vezes é que os alunos não se interessam pela matéria, tratando-a como mais um peso escolar. No evento discutiremos esse assunto e também como tratar a FIlosofia de forma mais dinâmica para haver maior interesse – finaliza Giovane.

Programação – O programa do evento é o seguinte:

8h às 9h – Credenciamento

9h às 10h – Abertura

10 às 12h – Mesa-redonda: Filosofia e Educação: Desafios e possibilidades

Moderador: Prof. Giovane Nascimento (Professor LEEL/CCH /UENF)

Palestrantes:

Prof. João Batistiolle (Ensp/ Fiocruz), tema: “Contribuições da Filosofia para Educação – Vida e saúde”

Prof. Julio Esteves ( UENF), tema: “A Importância da Filosofia para a Educação”

12h às 14h – Intervalo para o almoço

14h – Grupos de Trabalho (GT’s):

Temas: Condições de trabalho do profissional do ensino de Filosofia

Problematizando a obrigatoriedade do ensino de Filosofia

Miniauditórios A e B – CCH-UENF

15h 30 – Intervalo

16h às 17h – Momento final

17h às 18h – Apresentação cultural

18h – Encerramento

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br