15/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 15 de maio de 2013 – Nº 3.150

De volta ao país

Camila e Gabriele em Portugal

 Gabriele e Camila em Portugal

Alunas de Veterinária da UENF ficaram seis meses em Portugal através do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal

Após seis meses de intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, as alunas do curso de Medicina Veterinária da UENF Gabriele Mothé e Camila Anselme retornam ao Brasil e não escondem a satisfação com a experiência internacional.

— É uma experiência sem igual que todos os universitários deveriam ter a oportunidade de desfrutar — afirma Camila.

A viagem é mais uma das iniciativas de internacionalização da UENF e foi a primeira realizada através do Ciência sem Fronteiras,  programa do Governo Federal desenvolvido pelas instituições de fomento CNPq e Capes que busca promover a expansão da inovação, ciência e tecnologia brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Camila e Gabriele se inscreveram logo quando foram divulgados os primeiros editais de 2012.

— Vi uma ótima oportunidade para aprendizagem e enriquecimento do currículo. Então entrei em contato com o meu orientador, o Professor Edmundo Jorge Abílio, que deu todo apoio a mim e à Gabi — conta Camila.

As duas passaram por processos de aprovação tanto na UENF quanto na Universidade do Porto, instituição escolhida pelas próprias alunas pelo seu reconhecimento na área de Medicina Veterinária. Todo o procedimento que culminou na realização do intercâmbio reuniu esforços da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/PIBIC) e Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais da UENF (ASSAI).

— Entrei em contato com o Professor Leandro Gardel, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS/UP), que aceitou ser meu orientador e desde o princípio esteve à disposição para me ajudar — conta Camila.

Camila tendo ao fundo a Torre de Belém

Gabriele tendo ao fundo a Torre de Belém, em Lisboa

Já Gabriele foi orientada pelo professor Augusto de Matos, diretor da Clínica Veterinária do Instituto e supervisionada e co-orientada pelo professor Jorge Ribeiro. Segundo a estudante, sua rotina de trabalho incluía o acompanhamento diário da clínica, ao lado de alunos, profissionais e professores da Universidade.

— Todos os atendimentos da UP-VET eram feitos inicialmente pelos estagiários e alunos, o que proporcionou a oportunidade de contatar diretamente muitos clientes portugueses, com os quais sempre mantive relação de amizade.

Gabriele ainda conta que, ao final do programa, fez a apresentação de cinco dos casos clínicos que acompanhou durante o estágio a um júri composto de professores e profissionais renomados na área veterinária. Com a aprovação, os créditos puderam ser aproveitados para as disciplinas de Estágio Obrigatório Supervisionado e Monografia II, na UENF.

As alunas reconhecem a importância do intercâmbio e concordam que a experiência acadêmica internacional só gerou resultados positivos, colaborando não só para seu crescimento profissional, mas também pessoal.

— Acredito que a mobilidade internacional me credenciou a encarar desafios com sucesso e me preparou para participar de um mundo cada vez mais exigente e em constante transformação — afirma Gabriele.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br