14/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 14 de maio de 2013 – Nº 3.150

NEABI comemora primeiro aniversário dia 21

neabi2O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI) comemora em 21/05 o seu primeiro aniversário. A programação tem como tema geral os “Dez anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios”.

O evento será realizado no Centro de Convenções da UENF, a partir ds 14h. Às 15h, será realizado debate sobre o tema “O povo brasileiro”, inspirado no livro de Darcy Ribeiro. As debatedoras serão as professoras Lilian Sagio (LEEA/UENF) e Yolanda Lobo (LGPP). O professor Eduardo Quintana (UFF) será o moderador.

Após a abertura oficial do evento, às 18h30, haverá palestra/debate sobre os temas “O que falar sobre o real e o ideal: 10 anos de políticas de ações afirmativas nas universidades brasileiras” (professora Elielma Ayres Machado – Uerj)  e “A questão educacional indígena no Brasil: mudanças, conquistas e desafios no contexto atual” (professora Anari Pataxó – Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena /MEC). O moderador será o professor Leandro Garcia Pinho (LEEL/UENF).

 

 

 

 

Caminhos de Barro reúne satélites na UENF

Caminhos de Barro dia das mães 09_05_2013 fotos Tiago (44)

O coordenador do Projeto, Jonas Alexandre, ao lado de representantes dos satélites

O Projeto Caminhos de Barro reuniu na última quinta-feira, 09/05, na UENF, representantes de seus diversos satélites para comemorar o Dia das Mães. Além de estreitar a relação com os satélites atendidos pelo Caminhos de Barro, o evento permitiu que tanto a coordenação do projeto, quanto a Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) pudessem acompanhar e avaliar as ações através do testemunho dos representantes das instituições atendidas.

Estiveram presentes representantes do Educandário São José Operário, Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE), Escola Municipal Francisco de Assis (Matadouro) e Instituto Nossa Senhora da Lapa, além do coordenador do projeto, professor Jonas Alexandre e dos bolsistas multiplicadores. Também há satélites  no Asilo do Carmo e no Colégio Estadual Leôncio Pereira (Distrito de São Sebastião).

Nos satélites, são desenvolvidas atividades com o objetivo de disseminar a arte cerâmica com foco na educação, qualificação profissional e inclusão social dos jovens e adolescentes assistidos por cada instituição parceira. O satélite mais antigo é o de São Sebastião, que começou as atividades no ano 2000.

O projeto pretende ampliar suas atividades. No momento, estão sendo estudados meios de viabilizar solicitações de implantação de satélites no Presídio Feminino de Campos, Associação de Moradores de Santa Maria e Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goytacazes. Está em fase de implementação o satélite do Colégio Estadual Atilano Crisóstomo de Oliveira, em Saturnino Braga, e a expansão do satélite da Apoe, para atender às mães dos assistidos.

Para saber mais sobre o projeto Caminhos de Barro acesse o blog do Caminhos de Barro.

Vestibular do CEDERJ: inscrições prorrogadas 

Foram prorrogadas até o próximo domingo (19), as inscrições para o vestibular CEDERJ 2013.  A instituição de ensino superior a distância oferece  6.328 vagas distribuídas nos polos das universidades UENF, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, Unirio e Cefet/RJ. Para o polo da UENF são oferecidas 345 vagas no curso de Licenciatura em Biologia e 178 em Química a Distância. Para participar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou então concluí-lo até o dia em que for efetuada a matrícula.

Para se inscrever acesse o site do vestibular CEDERJ.

Curso de confeitaria de bolos

Começaram na última segunda-feira, 13/05, as inscrições para o curso de confeitaria profissional de bolos, promovido pela Escola de Extensão da UENF. O curso, que é gratuito, se iniciará em junho e será dividido em quatro etapas (inicial, intermediária, avançada e profissional). Os alunos terão que arcar apenas com as despesas dos ingredientes e outros materiais utilizados. As pré-inscrições podem ser feitas na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 2739-7008 ou 0800-0252004.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br