10/05/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 10 de maio de 2013 – Nº 3.149

UENF recebe representantes do escritório Niemeyer

Visita Escritorio  Niemeyer 09-05-13 - Marcelo Costa - Vitor Nogueira (9) - 500 x 750

Silvério, ao centro, fala sobre o “legado de Niemeyer”

A UENF recebeu nesta quinta, 09/05, a visita de dois representantes do escritório Niemeyer Arquitetos Associados: o assessor jurídico Marcelo Costa e o assessor político e comercial Vitor Nogueira. Recebidos pelo reitor Silvério de Paiva Freitas, eles trataram do convite ao bisneto de Oscar Niemeyer — Paulo Sergio Niemeyer Mahkhol, também arquiteto — para participar como homenageado durante as comemorações do aniversário de 20 anos da UENF.

Segundo o reitor, receber a visita do herdeiro de Niemeyer só engrandecerá as comemorações do aniversário da UENF. Na ocasião, o reitor também introduziu a discussão sobre as possibilidades de construção da Biblioteca Central e do novo Espaço da Ciência, que têm anteprojetos arquitetônicos elaborados por Oscar Niemeyer.

Para Vitor Nogueira, a UENF, melhor universidade do Rio de Janeiro segundo o MEC, é um projeto vitorioso. Ele colocou o escritório Niemeyer à disposição para futuras parcerias.

O reitor Silvério esteve acompanhado do prefeito da UENF, Gustavo Xavier; do secretário-geral, Rodrigo Caetano; do diretor de Informação e Comunicação, Vanildo Silveira; e do gerente de Projetos e de Engenharia da Prefeitura da UENF, Luiz Gabriel Smiderle.

Recepção aos calouros do CCTA

Professor Reginaldo apresenta a universidade aos calouros

Professor Reginaldo apresenta a Universidade aos calouros

Depois de receberem as boas vindas do reitor Silvério de Paiva Freitas e de outras autoridades da UENF, na cerimônia dirigida aos estudantes de todos os cursos, os calouros de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UENF também tiveram, nesta quinta, 09/05,  calorosa recepção no Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Além do diretor Henrique Duarte Vieira, participaram do ato coordenadores de cursos, professores e bolsistas da UENF.

– Não desanimem durante o curso! Continuem com a empolgação de calouros para que vocês possam  aproveitar o máximo de seus cursos – disse o professor Silvio de Jesus Freitas, do Laboratório de Fitotecnia (LFIT).

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Isabel da Cunha, ressaltou que a Universidade e os professores farão o possível para ajudar os novos alunos na adaptação  universitária, especialmente os que vêm de outras cidades. A assistente social Rosângela Cavalcante se colocou à disposição para ajudar em qualquer dificuldade. Também a professora Rita da Trindade, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), comentou também sobre a responsabilidade dos alunos em relação ao cumprimento do calendário acadêmico e ao respeito aos professores, funcionários e colegas.

O evento teve ainda a participação do diretor do Hospital Veterinário, Reginaldo Fontes – que anunciou o início da Residência Veterinária, iniciando neste ano com cinco vagas -, e de representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Finalmente, dois bolsistas da ASCOM – Daniella Costantini e Álvaro Sardinha – fizeram breve histórico da UENF e resumiram o cardápio de bolsas e auxílios aos estudantes.

Inscrições para o Enem 2013 começam na segunda-feira

Os candidatos a vagas na educação superior que pretendem participar da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, a partir de segunda-feira, 13/05, às 10 horas. O período se estenderá até as 23h59min do dia 27/05, de acordo com o horário oficial de Brasília. O Enem é a prova de seleção para todos os 16 cursos presenciais de graduação da UENF.

As opções dos candidatos à UENF são as seguintes: Administração Pública, Agronomia, Licenciatura em Biologia, Ciência da Computação, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil,Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Metalúrgica, Licenciatura em Física, Licenciatura em  Matemática, Medicina Veterinária, Licenciatura em Química e Zootecnia.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29/05. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Provas — As provas serão aplicadas em 26 e 27/10 (sábado e domingo), com início às 13 h (horário de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 h e fechados às 13 h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Outras informações no sítio eletrônico do MEC.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br