26/02/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes,  terça-feira, 26 de fevereiro de 2013 – Nº 3.128

Ciência sem fronteiras: inscrições para graduação e doutorado

UENF já mandou cerca de 20 estudantes ao exterior ao amparo do programa de intercâmbios do governo federal

Julia Pessanha Barros (aluna de Licenciatura em Física da UENF) em Coimbra

Julia: olhar o Brasil sob outro ângulo

Estão abertas novas inscrições para intercâmbio no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.  Na graduação, quem quiser estudar na Bélgica ou na Finlândia tem até 05/04 para se inscrever. Para Áustria, China e Irlanda, o prazo é 06/04. Para doutorado (pleno ou “sanduíche”) e pós-doutorado, as inscrições estão abertas até 31/05. Um segundo período se abrirá de 01/06 a 30/09. As informações estão disponíveis no site do programa Ciência sem Fronteiras.

Desde meados de 2012, a UENF mandou cerca de 20 estudantes para o exterior. Eles foram para três universidades dos Estados Unidos (Michigan Satte University, Pennsylvania State University e Texas A&M University), três de Portugal (Universidade do Minho, Universidade do Porto e Universidade de Coimbra) e duas da Austrália (The University of Adelaide, The University of Western Australia). Sete deles viajaram para a Universidade de Coimbra ao amparo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), da Capes/MEC.

– Estudar no exterior é algo extraordinário, pois passamos a valorizar as coisas boas que temos em nosso país assim como nos surge o desejo de modificar aquilo que vimos de errado – diz, pela internet, Julia Pessanha Barros, que estuda Física e está em Coimbra.

Natural de Itaperuna (RJ), Rômulo Rodrigues de Carvalho foi o primeiro aluno da UENF a aproveitar as oportunidades do programa federal de intercâmbio: viajou para um período de um ano na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos. Aluno do sétimo período do curso de Engenharia de Produção, Rômulo fica até maio na primeira universidade do mundo a criar um departamento dedicado à área. Ao embarcar para os EUA, declarou à revista Nossa UENF que pretende voltar:

– Continuo com a expectativa de trabalhar na região, conseguir alguma coisa no Porto do Açu ou no máximo em Macaé.

UENF tem culto ecumênico nesta quarta

Cícero Guedes no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos dos Goytacazes (RJ) - foto Alex Azevedo - ASCOM UENF

Cícero: memória e debate um mês após a morte

Um culto ecumênico em memória dos assentados Cícero Guedes e Regina dos Santos, bem como dos estudantes e demais vítimas do incêndio ocorrido na cidade de Santa Maria (RS), será ministrado nesta quarta, 27/02, às 15h, no Centro de Convenções da UENF. O culto terá a presença do padre Nelson Linhares, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e do pastor Carlos Magalhães, da II Igreja Batista de Campos.  Em seguida, haverá um debate sobre os conflitos que têm resultado em mortes em assentamentos de reforma agrária de Campos.

 

Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia será na UENF

A UENF vai sediar o 56º Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia, de 09 a 15/09/13, tendo como tema “O papel do(a) agrônomo(a) em formação na realidade indígena e nas comunidades tradicionais”. Para tratar dos preparativos, a Comissão Organizadora teve um encontro com o secretário Geral da UENF, Rodrigo Caetano.

A reunião, realizada em 20/02, na Reitoria, teve a presença de seis alunos. Pela Comissão Organizadora, participaram Lucas Moretz-Shon, David Vieira, Marcus Vinícius Sousa Silva, Ariane Flávia da Silva Félix e Línik Fazôlo Andrade. Pela Coordenação Nacional, Santiago Matos, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

A realização do evento na UENF tem relação com o papel de Darcy Ribeiro, fundador da Universidade, no estudo e defesa dos povos indígenas. Também é uma referência aos índios Goitacá, que originariamente habitavam o lugar onde seria erguida a cidade de Campos.  Espera-se que o Congresso permita discutir as deliberações políticas, os conflitos territoriais, questões agrárias e trocar experiências.

O evento é uma realização da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil e tem o apoio da UENF, Aduenf ABEEF, Conclaea (Confederacion Caribeña y Latino-americana de Estudiantes de Agronomia), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas / UENF) e La Vía Campesina. Clique para outras informações.

Seminários do LEEA continuam no próximo dia 05

Dando continuidade aos Seminários da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural do LEEA, acontece na próxima terça, 05/03, a palestra intitulada  “Sistema Estadual de Cultura do RJ – Debate sobre o Plano Estadual de Cultura”, que será ministrada por Simone Amorim, assessora de estudos e pesquisa para o Plano de Cultura do Estado. A palestra será às 15h, na Sala Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH).

Na última segunda, 25/02, quem ministrou palestra no mesmo seminário foi Clarissa Semensato (UFF), ex-aluna do curso de Ciências Sociais e mestre pelo programa de Políticas Sociais da UENF. Clarissa Semensato que ministrou a palestra “Políticas culturais x impactos culturais no contexto dos megaeventos no Rio de Janeiro”.

O Plano Estadual de Cultura está disponível para consulta no site da Secretaria de Estado de Cultura.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br