19/02/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013. Nº 3.126

Sisu 2013: primeira convocação da lista de espera

Matrícula na UENF (foto arquivo 09/02/12)

Hora de checar documentos para matrícula

A UENF divulga a primeira convocação da lista de espera do Sisu, com matrículas em 25/02/13 (segunda-feira), das 9h às 13h e das 14h às 18h. Os candidatos devem prestar atenção aos documentos exigidos, constantes do termo de adesão, principalmente aqueles referentes às comprovações exigidas pelo sistema de cotas.

Confira a lista.

Consulte o edital da UENF para o Sisu 2013.

Consulte o termo de adesão da UENF ao Sisu, com descrição de cursos e vagas.

Consulte o site do Sisu.

Caminhos de Barro inscreve até 08/03

O projeto Caminhos de Barro inscreve até 08/03 para o curso de Arte Cerâmica com 50 vagas, sendo 40 para o campus da UENF  e dez  para São Sebastião.  Para se inscrever é necessário comparecer à sede do Caminhos de Barro, situada anexo  à quadra de esportes da Reitoria, em frente ao galpão de transportes, no campus Leonel Brizola, da UENF,  nos horários das 8h às 12 horas e 14h às 17 horas, com os seguintes documentos:  foto 3×4, cópia do CPF, RG e comprovante de residência.

O curso tem a duração de quatro meses, tendo início  no dia 04/03/13, com oito horas semanais. O aluno poderá escolher os horários da manhã (8h a 12h) ou da tarde (13 a 17h).

Mais informações no telefone  (22) 2748-6426.

Novas casas de vegetação para pesquisas na UENF

As novas casas de vegetação da UENF são inovadoras e já estão em uso

Novas estruturas para pesquisa (foto Alex Azevedo/ASCOM)

Feitas de concreto armado revestido com PVC, e por isso mais resistentes e duráveis, 15 novas casas de vegetação estão prontas e em uso na UENF. Mais acessíveis , graças às calçadas no interior e no entorno, e com sistema elétrico e hidráulico, as novas estruturas já servem a pesquisas desenvolvidas nos Centros de Biociências e Biotecnologia (CBB) e Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA).

– Essas são as primeiras casas de vegetação do CBB. Representam para nós um grande passo para pesquisa, pois fornecerá suporte a todos os projetos que envolvem estudos envolvendo biodiversidade, bioquímica, biologia molecular, fisiologia, botânica e biologia celular de plantas. Todas as pesquisas serão potencializadas – afirma o diretor do CBB, Gonçalo Apolinário de Souza Filho.

As casas de vegetação permitem a exposição de plantas a diferentes ambientes controlados e a comparação do desempenho de espécies distintas em condições diversas. No total, serão 20 estufas. De acordo com o professor Gustavo Xavier, prefeito da UENF, as cinco que ainda estão em construção devem ficar prontas até abril deste ano.

– Acredito que pelo menos 90% de todas as teses e dissertações do curso de Produção Vegetal do CCTA foram desenvolvidas em casas de vegetação. Elas são imprescindíveis para a pesquisa agrícola realizada no nosso Centro – afirma o diretor do CCTA, Henrique Duarte Vieira.

As chaves das novas casas já foram entregues aos diretores do CBB e CCTA pelo reitor Silvério de Paiva Freitas durante a reunião do Colegiado Executivo (COLEX) em 05/02/13.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:  (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria: (22) 2739-7003
Disque-Uenf:  0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br