29/01/13

Informativo da UENF

Campos dos Goytacazes, terça-feira, 29 de janeiro de 2013 – Nº 3.124

Sisu: UENF realiza matrículas a partir de sexta-feira

Hospital Veterinário da UENF

A UENF realiza as matrículas referentes à 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta sexta-feira, 1º de fevereiro. Além do dia 1º, as matrículas poderão ser feitas na segunda e na terça-feira, 04 e 05/02, das 9h às 13h e das 14h às 18h, no prédio P9 (Pró-Reitoria de Graduação). O resultado da 2ª chamada pode ser visto no site do Sisu.Um total de 8.541 candidatos se inscreveu para as 546 vagas distribuídas nos 16 cursos presenciais da Universidade. Veja a relação candidato/vaga.O prazo para participar da Lista de Espera vai de 28/01 a 08/02, e a convocação dos candidatos em lista de espera, pelas instituições, terá início em 18/02.Consulte o site do Sisu.

Consulte o edital da UENF para o Sisu 2013l.

Consulte o termo de adesão da UENF ao Sisu, com descrição de cursos e vagas.

Cícero Guedes dos Santos

Cícero Guedes dos Santos

Cícero: perda “irreparável”

O líder rural Cícero Guedes dos Santos, assassinado no último sábado, 26/01/13, era um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da UENF, notadamente trabalhos na área de agroecologia e agricultura familiar. Ultimamente, Cícero participava do projeto de extensão “Agroeecologia e segurança alimentar — produção de alimentos com qualidade nos assentamentos de reforma agrária do Norte Fluminense”, coordenado pelo professor Luciano Canellas, do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (Nudiba).

Em seu sítio, no assentamento Zumbi I, em Campos dos Goytacazes (RJ), Cícero sempre fez questão de resistir à tendência da monocultura da cana ou da criação de gado, diversificando sua produção com o cultivo de coco, abóbora e banana, por exemplo. Os últimos três projetos do professor Canellas financiados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tiveram a participação de Cícero.

– Para a UENF é uma perda realmente irreparável – diz Canellas, que muitas vezes contou com o agricultor em aulas práticas do curso de Agronomia.

O reitor Silvério de Paiva Freitas se uniu ao coro de vozes que pedem a rigorosa apuração do caso e a punição dos responsáveis pela morte do agricultor, cuja ligação com a UENF remonta a sua participação na construção dos primeiros prédios do atual campus Leonel Brizola.

Solidariedade ao drama de Santa Maria (RS)

O incêndio que resultou na morte de pelo menos 231 pessoas em Santa Maria (RS), na madrugada de sábado para domingo (27/01/13), também causou consternação na UENF. Tentando expressar a perplexidade da comunidade universitária local, a Reitoria da UENF emitiu a seguinte nota:

– O reitor Silvério de Paiva Freitas manifesta a solidariedade da comunidade da UENF às famílias atingidas pela tragédia e se irmana a alunos, professores, técnicos e demais membros da comunidade da Universidade Federal de Santa Maria, que perdeu mais 100 alunos no incêndio na boate Kiss.

Segundo comunicado do site da UFSM, postado às 21h deste domingo, 27/03, pelo menos 101 dos 231 mortos confirmados eram estudantes daquela instituição.

Vários membros da comunidade da UENF têm ligação com a cidade de Santa Maria, como a técnica Nilza Franco Portela, coordenadora da ITEP (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares), natural do Rio Grande do Sul. Um primo de Nilza estava na boate no momento do incêndio, mas conseguiu escapar ileso. Também o pesquisador Luciano Pasqualoto Canellas, do Laboratório de Solos da UENF, formou-se agrônomo na Federal de Santa Maria e tem parentes na cidade, mas nenhum foi atingido. O professor José Frederico Straggiotti Silva também fez mestrado na UFSM, entre vários outros que tiveram a cidade e/ou a universidade como parte de suas trajetórias.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Diretoria de Informação e Comunicação (DIC) / Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom:   (22) 2739-7119 /8841-2139
Reitoria:   (22) 2739-7003
Disque-Uenf:   0800 025 2004 (ligação gratuita)
Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fulvia D’Alessandri
Publicitário: Felipe Moussallem
Estagiárias de Jornalismo: Ana Clara Vetromille, Letícia Barroso, Rebeca Picanço e Thaís Peixoto
E-mail: uenf@uenf.br