Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF

Campos dos Goytacazes, 08 2010 - quarta-feira

Notícias - Principal

 

 
     Notícias 
 
  Principal
  Informativos da Uenf - PDF
  Uenf na imprensa
 
     Vestibular 
 
  Vestibular 2009
 
     Destaque 
 
  Eventos
  Concursos

 

Cientistas da Uenf mostram avanços a goiabicultores

Cientistas vão relatar resultados de estudos que buscam o controle de doenças e pragas da cultura

Dos laboratórios da Uenf para o produtor rural: na próxima quarta, 08/10, das 10h às 14h, no Auditório do P4, na Uenf, três pesquisadores da Universidade relatam a produtores de goiaba da região os mais recentes resultados de pesquisas voltadas para o melhoramento da cultura e prevenção de diversas doenças e pragas. As palestras serão ministradas pelos professores Claudia Dolinski, Ricardo Moreira de Souza e Silvaldo Felipe da Silveira, todos do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia do CCTA/Uenf.

Em pauta, testes de novos fungicidas contra a ferrugem-da-goiabeira e de susceptibilidade de variedades em relação a esta doença, formas de convívio com o nematóide da goiabeira, busca de fontes de resistência a este parasito e resultados no controle biológico do gorgulho-da-goiaba.

— O objetivo é trazer informações aos goiabicultores de São João da Barra, Cachoeiras de Macacu e outros municípios, especialmente em relação aos nematóides, ferrugem-da-goiabeira e gorgulho-da-goiaba — explica Ricardo Moreira, chefe do Laboratório.

O nematóide mais conhecido na região é Meloidogyne mayaguensis, que provoca diversas danos no campo, como a redução no número e no tamanho dos frutos produzidos por árvores infectadas. Além disso, a vida útil do pomar pode diminuir, impedindo o desenvolvimento de algumas mudas e causando até a morte de plantas adultas. A busca e a produção por goiabeiras mais resistentes pode ser uma saída para esse tipo de problema.

O professor Silvaldo vai relatar estudos que indicam a eficácia de certos fungicidas comerciais especificamente no combate à ferrugem. A ferrugem-da-goiabeira é uma doença causada pelo fungo Puccinia psidii, constituindo uma das principais doenças da goiabeira. A doença pode ocorrer em plantas adultas e em mudas no viveiro. A goiabeira sob severo ataque da doença pode apresentar grande redução na quantidade de flores e frutos, provocando perdas entre 80% e 100% da produção.

O gorgulho-da-goiaba é o objeto de estudo da professora Cláudia Dolinski, que busca seu controle biológico, pois o controle químico é pouco eficiente. É encontrado em qualquer época do ano, principalmente no verão. O adulto é um besouro com aproximadamente 6 mm de comprimento e 4 mm de largura. Para ovopositarem, as fêmeas fazem com o aparelho bucal perfurações em frutos ainda verdes, onde depositam os ovos. Forma-se então a larva, que abandona o fruto e aprofunda-se no solo, onde se transforma em pupa, permanecendo nesse estágio por três a quatro meses. Logo após as primeiras chuvas, surge o adulto que, abandonando o solo, inicia um novo ciclo. Ao se alimentarem dos botões florais, os adultos provocam neles pequenas perfurações. Depois as larvas penetram no fruto, alimentando-se das sementes e polpas, os frutos apresentam depressões, amadurecem precocemente e caem em abundância.

Outras notícias de 03/10/08:


Agenda:

- O Centro de Cultura Vila Maria realiza neste sábado, 04/10, às 17h, na Fonoteca, a Audição Coletiva com o trabalho do compositor e show man James Brown. O título é “The very best of James Brown: Sex Machine

- A professora Ilana Rosental Zalmon, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) da Uenf, ministra seminário nesta segunda-feira, 06/10, às 17h, sobre o tema “O papel ecológico das plataformas de petróleo e de estruturas biogênicas nas comunidades íctica e bêntica da Califórnia”. O seminário será realizado no auditório 2 do P4.

Leia também:

Uenf abre discussão sobre futuro da graduação

 

Leia mais...
Revista Nossa Uenf - Especial 15 anos
Prêmio de Educação em Direitos Humanos: Uenf é finalista
Chuva de 135 milímetros em Campos
Semanas Acadêmicas: alunos fazem a programação
Uenf participa de projeto aprovado no edital “Institutos Nacionais de C&T”
Pesagro apresenta na Uenf pesquisas sobre biodiesel
Campos: começa transição na Villa Maria
Vestibular para o Cederj: inscrições até 22 de novembro
Rumo à Antártica
Professor da Uenf lança livro sobre nematóides parasitas do cafeeiro
Seis projetos da Uenf no edital de Humanidades da Faperj
Uma semana de aulas práticas
Física para a compreensão de um novo mundo
Há sete anos...
Semana de C&T movimenta Uenf
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Uenf
Cartilha para agricultura ecológica
Reitor da Uenf participa de audiência na Alerj e reunião do Conselho Curador
Uenf abre discussão sobre futuro da graduação
Villa Maria inaugura Cine Clube
Bagaço em construção rende prêmio a pesquisador da Uenf
Morre a professora Thereza Kipnis
Vida longa para as frutas
MEC coloca Uenf entre as 12 melhores universidades do país
Enade: Uenf tem conceito máximo em Zootecnia
Integração marca Semana do Produtor Rural
Estudo prevê marés para todos os dias de 2008