Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
Apresentação

O Lab. Entomologia e Fitopatologia (LEF) conta com nove professores, cuja formação inclui doutorados ou PhD´s em Fitopatologia, Entomologia, Biologia do Comportamento e Patologia de Insetos. O grupo conta ainda com 3 pos-docs, 7 técnicos de laboratório, administrativo ou de campo e cerca de 40 bolsistas de graduação, mestrado e doutorado. Todos os pós-graduandos do LEF têm bolsas da Faperj, Cnpq, Capes ou UENF.

Em sua maioria, as linhas de pesquisas desenvolvidas no LEF visam ao controle das pragas e doenças que incidem sobre as principais culturas da região Norte-Noroeste Fluminense, havendo vários projetos de pesquisa integrados com outros Laboratórios da UENF e com outras Universidades no Brasil e no exterior. Assim, o LEF realiza pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de micologia, bacteriologia, nematologia, biologia e ecologia de insetos e polinização. Além disto, os pesquisadores do LEF apostam no manejo integrado de pragas e doenças como uma estratégia de controle que incorpora conhecimentos advindos das áreas de epidemiologia, controle biológico, entomopatologia, resistência de plantas a insetos e doenças e toxicologia de agroquímicos. Por fim, o LEF busca ainda novas alternativas de controle de insetos através de estudos de comportamento e comunicação química entre insetos por aleloquímicos e feromônios.

Quanto ao ensino, o LEF oferece um elenco de disciplinas de pós-graduação diversificado que permite aos mestrando e doutorandos uma boa capacitação para o ingresso nos melhores grupos de pesquisa do país.

Quanto à extensão, o LEF tem assistido ao público em geral através de cursos de extensão e dos serviços da Clínica Fitossanitária, na qual são feitas diagnoses e recomendações de manejo de pragas e doenças de plantas. 


INFORMAÇÕES

Universidade Estadual do Norte Fluminense, CCTA/LEF. Av. Alberto Lamego 2.000, Campos do Goytacazes (RJ), Brasil. CEP.: 28.015-620. Tel.: (22) 2726-1658, Fax: 2726-1549


Leia Mais