Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF

Ementas das disciplinas e coordenadores

DISCIPLINA OBRIGATÓRIAS

 

LFIT 03101 Introdução á Agronomia

Coordenador: Prof. Sílvio de Jesus Freitas

Ementa: O curso de agronomia na UENF. Conhecendo a UENF e suas Unidades Experimentais. Uso da biblioteca. Aspectos da formação profissional e social do agrônomo. Histórico e evolução da agricultura. Agricultura sustentável. O solo como base da produção vegetal. Agricultura e meio ambiente. Sistema de produção agroecológico. Genética e melhoramento de plantas. Nutrição e alimentação humana. Agricultura brasileira. Agricultura orgânica. Introdução a silvicultura. Plantas oleaginosas. Fruticultura tropical.

 

LCA 02104 Biologia dos Vegetais Superiores

Coordenador: Prof. Marcelo Trindade Nascimento

Ementa: Conceituação, origem e evolução das espermatófitas (Coniferótitas e Magnoliófitas). Bases da sistemática vegetal: classificação, identificação e nomenclatura. Morfologia, reprodução e biologia das espermatófitas. Técnicas de trabalho: coleta, preservação e identificação

 

LCL 04201 Fundamentos do Conhecimento

Coordenador: Profa.  Márcia Regina Viana

Ementa: Definições de conhecimento, conhecimento e sabedoria, gnose e episteme, a possibilidade do conhecimento, a origem do conhecimento, a essência do conhecimento, fundamentos do conhecimento, percepção, sensação, imaginação, intuição, a epistemologia

 

MAT 01155 Fundamento da Ciência da Computação

Coordenador: Profa. Annabel Del Real Tamariz

Ementa: Uso do computador, Unidades Funcionais do Computador, entrada e saída, armazenamento, controle, unidade central de processamento (CPU), periféricos; Noções de sistemas operacionais; Noções de linguagem de máquina; Princípios de Programação; Linguagem de alto nível; Editor de texto; Planilha eletrônica; Editor de Equações; Noções de Redes; Noções de Internet.

 

MAT 01102 Pré-cálculo

Coordenador: Prof. Oscar Alfredo Paz La Torre

Ementa: Revisão / Introdução. Conjuntos numéricos. Curvas no plano. Polinômios com coeficientes reais. Funções de uma variável.

 

QUI 01102 Química Geral I

Coordenador: Profa.  Rosana Aparecida Giacomini

Ementa: Fundamentos da teoria atômica. Propriedades dos átomos. Introdução às ligações químicas. Quantidades químicas. Equações químicas e estequiometria. Soluções.

 

BCT02204 Anatomia Vegetal

Coordenador: Profa. Maura da Cunha

Ementa: Citologia vegetal, com ênfase nos aspectos morfofisiológicos, organização de célula vegetal, conceito simplasto e aeroplasto; parede celular, composição química e arquitetura, organização do meristema e dos tecidos fundamentais, organização do eixo vegetativo, organização do eixo reprodutivo, características anatômicas de interesse taxonômico, características anatômicas de interesse ecológico e fitopatológicos.

 

MAT01101 Cálculo Diferencial e Integral I

Coordenador: Prof. Oscar Alfredo Paz La Torre

Ementa: Funções reais de uma variável real. Limites. Derivada. Aplicações da derivada. Cálculo integral.

 

 

CIV01151 Desenho Técnico

Coordenador: Prof. Jonas Alexandre

Ementa: Material tradicional de desenho e sua utilização. Equipamentos gráficos e suas padronizações utilização de pacotes gráficos em desenho técnico. Representações de forma e dimensão. Convenções e normalização. Letras, algarismos e linhas. Projeções, vistas principais e auxiliares, cortes e seções. Contagem. Perspectivas e desenho isométrico. Emprego do elemento gráfico na interpretação e na resolução de problemas. Desenho de arquitetura e elementos de máquina.

 

LEF 3207 Metodologia Científica em Ciências Agrárias

Coordenador: Prof. Ricardo Moreira de Souza

Ementa: Ciência: conceito, finalidades. Tipos de pesquisa: bibliografia, de campo e de laboratório. Órgão de pesquisa: financiamento de pesquisa e inserção n sistema. Documentação: revisão bibliográfica. Formulação de um projeto de pesquisa: escolha do tema, formulação do problema, metodologia e citação bibliográfica. Condições experimentais: escolha de variável análise e representação gráfica dos dados. Difusão dos conhecimentos adquiridos: técnicas de  meios de apresentação oral e escrita.

 

QUI01201 Química Geral II

Coordenador: Prof. Sergio Luiz Cardoso

Ementa: Termoquímica. Equilíbrio químico. Reações ácido-base. Reações de precipitação. Reação de oxi-redução. Velocidades de reações químicas.

 

QUI01206 Química Orgânica

Coordenador: Prof. Sergio Luiz Cardoso

Ementa: Elementos necessários para a vida. Hidrocarbonetos saturados e insaturados. Compostos orgânicos contendo oxigênio e nitrogênio. Os compostos da vida: carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas, vitaminas e hormônios. Caminhos metabólicos. Ácidos nucléicos.

 

EAG 03308 Construções Rurais

Coordenador: Prof. José Carlos Mendonça

Ementa- Resistência dos materiais. Materiais de construção. Ambiência em edificação rural. Conforto Animal. Custos de construções. Sistema de ventilação para abrigos de animais. Instalações para suínos. Instalações para aves. Instalações para gado de leite. Instalações para cavalos. Instalações para armazenamento de pesticidas e fertilizantes. Energia solar. Energia eólica.

 

EAG 03201 Estatística Básica

Coordenador: Prof. Rogério Figueiredo Daher

Ementa: Introdução à estatística. Somatório e produtório. Séries estatísticas e representações de dados. Estatística descritiva. Medidas de posição, dispersão, assimetria e curtose. Leis dos conjuntos. Teoria das probabilidades. Variáveis aleatórias e correlação linear. Distribuições estatísticas (Binominal Poisson e Normal).

 

FIS01202 Física Geral I

Coordenador: Prof.  Andre Oliveira Guimarães

Ementa: Mecânica, Fluidos, Termodinâmica, Eletricidade

 

FIS 01204 Laboratório de Física Geral I

Coordenador: Prof. Marcelo Shoey de Oliveira Massunaga

Ementa: Realização de experimentos utilizando a teoria dos Eros; Medidas físicas e grandezas da física; Traçados de gráficos, apresentação de tabelas e relatórios científicos; Determinação experimental do domínio de validade de alguns modelos físicos;(Movimento retilíneo, forças x vetores, movimentos em duas e três dimensões, energia cinética e energia potencial, trabalho, conservação da energia,sistemas de partículas, colisões, rotações, movimento angular e movimento de inércia.

 

QUI01104 Química Analítica

Coordenador: Prof. Sérgio Luiz Cardoso

Ementa: Erros e amostragem. Concentração de soluções equilíbrio químico. Ácidos e bases. Hidrólise de sais. Análise titrimétrica. Produto de solubilidade. Íons complexos. Reações de oxi-redução.

 

QUI01108 Laboratório de Química Analítica

Coordenador: Prof. Sérgio Luiz Cardoso

Ementa: Técnicas de separação, Reações de cátions e ânions, Gravimetria, Volumetria e neutralização, Volumetria e Oxi-reduação e Volumetria de Complexação, Potenciometria e Espectroscopia.

 

SOL 03101 Química e Mineralogia dos Solos

Coordenador: Prof. Luciano Pásqualoto Canellas

Ementa- Rochas e minerais. Composição química do solo. Silicatos primários. Argilas silicatadas. Óxidos. Matéria orgânica. Intemperismo e desenvolvimento do solo. Fatores e processos de formação dos solos. Classificação dos solos. Química de superfície. Processo “redox” nos solos. Acidez do solo. Solos afetados pelo acúmulo de sais. Reações de dissolução/precipitação. Gerenciamento de resíduos e de solos contaminados.

 

CIV01201 Topografia

Coordenador: Profa. Maria da Gloria Alves

Ementa: Estudo do relevo do solo. Instrumentos de topografia. Processos de levantamento baixa, média e alta pressão. Planimetria e Altimetria. Cartas topográficas. Desenho topográfico. Reconhecimento e levantamento de faixas. Estudos de relevo para traçado de estradas. Elementos básicos de fotogrametria. Locação de curvas de nível.

 

EAG03203 Agrometeorologia

Coordenador: Prof. José Carlos Mendonça

Ementa: Introdução. Radiação Solar. Balanço de Radiação. Balanço de Energia. Temperatura do ar e do solo. Umidade relativa do ar. Vento. Evapotranspiração. Precipitação. Balanço Hídrico Climatológico. Classificação Climática

 

QFP02202 Bioquímica para Agronomia

Coordenador: Prof. Antonia Elenir Amâncio de Oliveira

Ementa: A disciplina tem por objetivos fornecer um entendimento físico, químico, e biológico das principais biomoléculas, dando êxtase a relação entre estrutura e função, bem como discutir e realizar algumas das técnicas mais importantes em bioquímica. Serão abordados os tópicos aminoácidos e peptídeos, proteínas, estrutura tridimensional e funções, enzimas, características gerais e princípios básicos da catálise e cinética enzimática; lipídeos de reserva, lipídeos de reserva , lipídeos  estruturais em membranas e lipídeos com atividades biológicas específicas; monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, protoglicanos, glicoproteínas e glicolipídeos.

 

EAG 03102 Estatística Experimental

Coordenador: Prof. Geraldo de Amaral Gravina

Ementa- Teste de hipótese, testes T e F. Princípios básicos da experimentação. Delineamento inteiramente casualizado (DIC). Contrastes entre médias. Testes t e Scheffé para grupos de contrastes. Comparações múltiplas: testes de Tukey e de Duncan. Delineamento em blocos casualizados. Delineamento em quadrados latinos (DQL). Experimentos fatoriais. Regressão nos modelos lineares simples e múltiplos.

 

MGV 03102 Fisiologia Vegetal

Coordenador: Prof. Eliemar Campostrini

Ementa- Conceitos fundamentais. Transporte e translocação de água e solutos. Nutrição e metabolismo, crescimento e desenvolvimento das plantas. Fisiologia da planta sobre estresse.

 

SOL 03202 Microbiologia Agrícola

Coordenador: Prof. Marco Antonio Martins

Ementa: Introdução ao estudo dos microrganismos; Bactérias: características, classificação e metabolismo; Fungos: características, classificação, reprodução e crescimento fúngico; O solo como habitat microbiano. Decomposição microbiológica da matéria orgânica. Transformações microbiológicas de N e S do solo. Fixação biológica de N2 atmosférico. Micorrízicas.

 

SOL 03204 Morfologia e Física do Solo

Coordenador: Profa. Emanuela Forestieri da Gama Rodrigues

Ementa: Fatores de formação do solo. Descrição do perfil do solo. Cor do solo. Textura. Porosidade. Estrutura e agregação do solo. Compactação. Conteúdo de água do solo. Potencial de água do solo. Curvas de umidade e umidade e movimento da água do solo. Ar do solo. Temperatura do solo.

 

LEF 03201 Zoologia Aplicada á Agropecuária

Coordenador: Prof. Gilberto Soares Albuquerque

Ementa: Histórico e aplicações da zoologia. Origem e diversidade animal. Classificação, sistemática e filogenia. Características gerais dos animais. Aspectos básicos aplicados dos filos de importância agronômica e médico-veterinário: Sarcomastigophora, Apicomplexa, Ciliophora, Platyhelminthes, Nematoda, Acanthocephala, Annelida, Arthropoda, Nollusca e Chordata. 

 

EAG 03310 Economia Agrícola

Coordenador: Prof. Niraldo José Ponciano

Ementa: A disciplina objetiva desenvolver os alunos a capacidade de utilizar os princípios da teoria econômica para entender a realidade e as relações entre os agentes econômicos. Para formar profissionais capazes de atuar reflexivamente, considera necessário que haja reflexões sobre o mercado e compreensão da realidade na formação em ciências agrárias (agronomia, veterinária e zootecnia). Importância da economia agrícola. Noções de macroeconomia. Inflação e números índices. Teoria da firma: a produção e a empresa. Mercados e comercialização agrícola. Analise de mercados imperfeitos. Tópicos especiais relacionados à conjuntura da economia agrícola.

 

LEF 03302 Entomologia Geral

Coordenador: Profa. Magali Hoffmann

Ementa: Introdução. Relação dos insetos com o homem. Anatomia externa. Fisiologia. Desenvolvimento e metamorfose dos insetos. Biologia,classificação, nomenclatura e  identificação: superclasse Hexapoda: classe Collembola, Protura e Diplura (Entognatha). Classe insecta- Aterygota, Exopterygota e Endopterygota (Ectognatha). Ecologia. Comportamento.

 

SOL 03304 Fertilidade do Solo

Coordenador: Prof. Antonio Carlos da Gama Rodrigues

Ementa: Nutrição mineral das plantas. Conceito de fertilidades do solo. Relação solo-planta. Acidez do solo. Correção da acidez do solo. Nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e micronutrientes do solo. Recomendações de fertilizantes.

 

LEF 03304 Fitopatologia I

Coordenador: Prof. Silvaldo Felipe da Silveira

Ementa: Conceitos básicos em fitopatologia. Etiologia e Sintomatologia de doenças de plantas. Doenças de causas não-parasitária. Fungos fitopatogênicos e doenças fungicas. Epidemiologia. Princípios e praticas de controle de doenças de plantas: Controle Legislativo; Controle Cultural; Controle Biológico; Controle Físico e Químico de doenças em plantas. Semiotécnica e métodos diagnósticos de doenças de plantas causadas por fungos. Manejo integrado de doenças em culturas agrícolas. Toxicologia e tecnologia de aplicação de fungicidas. Legislação e Receituário Agronômico Fitossanitário.

 

EAG03204 Mecânica Aplicada

Coordenador: Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Ementa: Elementos básicos de mecânica. Materiais de construção de máquinas agrícolas. Esforços nos elementos de máquinas. Resistências passivas. Lubrificação e lubrificantes. Fontes de potência no setor agrícola. Motores de combustão interna. Medição de potência. Mecanismos de transmissão de potência.

 

FIT 03304 Propagação de Plantas

Coordenador: Profa. Virginia Silva Carvalho

Ementa: Considerações gerais sobre propagação de plantas. Instalações usadas em propagação de plantas. Recipientes e substratos. Viveiricultura. Sistemas de produção de mudas; a campo, sob estruturas de proteção e cultivo in vitro. Propagação seminífera. Propagação vegetativa natural. Modificações clonais. Propagação vegetativa artificial: estaquia; mergulhia e enxertia. Propagação in vitro. Legislação sobre produção de mudas.

 

ZNA 03301 Zootecnia I

Coordenador: Prof.Luiz Humberto Castillo Estrada

Ementa: Importância da produção animal no Brasil e seu contexto com a produção mundial fundamentos da nutrição animal. Alimentos protéicos e energéticos de interesse econômico. Vitaminas e minerais na alimentação animal. Uso de promotores de crescimento, aditivos e antibióticos nas rações e hormônios na produção animal. Calculo de rações balanceadas, pré-misturas minerais e vitaminas. Principais espécies forrageiras. Manejo e conservação de alimentos forrageiros. Implantação, manejo e recuperação de pastagens. Princípios de melhoramento genético animal. Programas de seleção e de cruzamentos industriais. Profilaxia das enfermidades dos animais domésticos e técnicos e técnicas de higiene veterinária.

 

LEF 03403 Entomologia Agrícola

Coordenador: Prof. Richard I. Samuels

Ementa: Introdução a entomologia agrícola. Controle legislativo, cultural, mecânico e físico. Controle biológico: insetos parasitóides e predadores; bactérias, fungos, vírus e nematóides entomopatogênicos. Resistência de plantas a insetos e ácaros. Métodos genéticos de controle de insetos e ácaros. Inseticidas: classes, formulações, toximetria, toxicologia e tecnologia de aplicação. Manejo integrado de pragas. Receituário agronômico. Pragas das grandes culturas, olerícolas, frutíferas, pastagens e grãos armazenados.

 

LEF 3405 Fitopatologia II

Coordenador: Prof. Ricardo Moreira de Souza

Ementa: Bacteriologia e bactérias fitopatogenicas. Nematologia e nematóides fitopatogenicos. Virologia, fitovirus e viroides. Técnicas laboratoriais de diagnose de doenças de plantas causadas por bactérias, nematóides e vírus. Doenças das principais culturas agrícolas regionais, causadas por bactérias, nematóides e vírus e seu controle. Resistência de plantas as doenças. Patologia de sementes. Patologia de pos colheita.

 

MGV 03203 Genética Aplicada

Coordenador: Prof. Messias Gonzaga Pereira

Ementa: Historia da genética; Conceito de gene; Teoria cromossômica e natureza química do gene; Genética molecular; Cromossomos e divisão celular; Genética Mendeliana; Determinação do sexo; herança extra cromossômica; Ligação, crossing-over e mapa genético; Aberração cromossômica, Genética de populações, Genética quantitativa.

 

EAG03306 Hidráulica Agrícola

Coordenador: Prof.  Elias Fernandes de Sousa

Ementa: Hidrostática e hidrodinâmica. Escoamento em condutos forçados. Escoamentos em condutos livres. Elevação de água. Medição de vazão. Pequenas barragens de terra.

 

EAG 03305 Mecanização Agrícola

Coordenador: Prof. Ricardo Ferreira Garcia

Ementa: Tratores agrícolas; Planejamento das operações agrícolas; Maquinas agrícolas para preparo inicial do solo; Maquinas agrícolas para preparo periódico do solo; Maquinas agrícolas para implantação de culturas; Maquinas agrícolas para tratos culturais; Maquinas agrícolas para colheita; Agricultura de precisão.

 

 

FIT 03402 Produção e Tecnologia de Sementes

Coordenador: Prof. Henrique Duarte Vieira

Ementa: Teórica: Importância das sementes. Estrutura das sementes e suas funções. Maturação, colheita e extração. Germinação e dormência. Noções de secagem e beneficiamento. Deterioração e vigor das sementes. Noções de tratamento. Embalagem. Armazenamento. Estabelecimento de campos para produção de sementes. Sistema de produção de sementes.

Pratica: Identificação de sementes. Estruturas de sementes. Amostragem e pureza. Germinação e dormência. Grau de umidade. Vigor. Extração de sementes. Beneficiamento. Tratamento. Visitas a campos de produção de sementes.

 

ZNA 03402 Zootecnia II

Coordenador: Prof. Antonio Gesualdi Júnior    

Ementa:  Suinocultura: Importância social e econômica; Sistemas de produção; Nutrição e alimentação de suínos, todas as fases de produção; Instalações e equipamentos; Manejo e dejetos e controle sanitário.

Avicultura: Importância social e econômica; Técnicas de criação pintinhos; produção comercial de frangos poedeiras; Alimentação e nutrição das aves; Instalações e equipamentos; Manejo de dejetos e controle sanitário.

Piscicultura: Piscicultura mundial e brasileira; Principais espécies para piscicultura; Limnologia aplicada a piscicultura; Manejo nos vários sistemas de produção; Reprodução de peixes, natural e induzida; Nutrição alimentação.

Bovinocultura- Bovinocultura no Brasil; Reprodução e manejo da reprodução; Lactação; Recria- gado de leite e de corte; Criação de bezerros de leite e de corte; Manejo e alimentação de novilhas e vacas em lactação.Engorda de bovinos a pasto e em confinamento; Raças bovinas; Instalações para gado de leite e de corte.

Caprino e Ovinocultura- Importância e perspectivas da caprinocultura; Alimentação e nutrição; Principais raças; Manejo geral do rebanho; Controle sanitário.

Equideocultura- Introdução a Equideocultura e Anatomia aplicada a zootecnia; Resenha e cromotricol; Alimentos e alimentação eqüina; Instalações e manejo de m haras; Principais raças (origem, padrão e função).

 

SOL 03405 Classificação e Potencial de Uso das Terras

Coordenador: Prof. Claudio Roberto Marciano

Ementa: Sistemas de classificação dos solos e das terras. Atributos diagnósticos para a classificação de solos. Pedogenese e sua relação com os horizontes diagnósticos. Horizontes diagnósticos superficiais. Horizontes diagnósticos subsuperficiais. Sistema brasileiro de classificação de solos. Levantamento e mapeamento de solos. Princípios de erosão e conservação do solo. Sistema de classificação da capacidade de uso das terras. Sistema de classificação da aptidão agrícola das terras.

 

FIT 03313 Fruticultura

Coordenador: Profa. Claudia Sales Marinho

Ementa: Aspectos sócio-econômico e panorama da fruticultura mundial e brasileira. Sistemas de cultivo; produção tradicional, produção integrada e produção orgânica de frutos. Os pólos da fruticultura no Brasil e suas características. Classificação das frutíferas em relação a sua adaptação climática. Indução e quebra de dormência em frutíferas de clima temperado. Principais danos provocados por temperaturas baixas em frutíferas de clima tropical. Abordagem das culturas dos citros, goiabeira, abacaxizeiro, maracujazeiro, bananeira, videira, coqueiro e mamoeiro em relação a origem, botânica, melhoramento, propagação, plantio, tratos culturais(adubação, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas), colheita, classificação e comercialização.

 

EAG 03407 Irrigação e Drenagem

Coordenador: Prof. Elias Fernandes de Souza

Ementa: Água no solo. Sistema solo-água-planta-atimosfera. Qualidade da água para a irrigação. Irrigação por superfície. Irrigação por aspersão. Irrigação localizada. Drenagem de superfície. Drenagem de solo.

 

MGV03304 Melhoramento Genético Vegetal

Coordenador: Prof. Antonio Teixeira do Amaral Junior

Ementa: Importância do melhoramento de plantas. Uso e preservação de germoplama. Evolução das plantas cultivadas e sua implantação no melhoramento de plantas. Endogamia e heterose. Bases genéticas e estratégias de melhoramento para plantas autógamas e de reprodução assexuada. Mecanismos de obtenção de híbridos. Genética da resistência de plantas a moléstias e insetos. Aulas práticas.

 

EAG 03311 Política de Desenvolvimento Agrícola

Coordenador: Prof. Paulo Marcelo de Souza

Ementa: Agricultura e desenvolvimento econômico. Modernização da agricultura brasileira. Complexo agroindustrial. Questão agrária no Brasil. Política Agrícola. Comercio internacional.

 

AGR 03403 Projeto de monografia

Coordenador: Profa. Janie Mendes Jasmim

Ementa: Apresentação, sob orientação de um docente, de um projeto de trabalho de conclusão de curso(monografia), na categoria de projeto de pesquisa ou revisão de literatura em assunto teórico – pratico da formação profissional da área de agronomia.

 

LTA 03302 Tecnologia de Produtos Alimentícios Agropecuários

Coordenador: Prof. Nádia Rosa Pereira

Ementa: Composição da matéria-prima. Causas de alterações nos alimentos de origem vegetal e animal. Princípios de conservação de alimentos. Tecnologias de processamento de leite e derivados, carnes, frutos e hortaliças, grãos e cereais, óleos e cana-de-açúcar.

 

EAG 03412 Administração Rural

Coordenador: Prof. Niraldo José Ponciano

Ementa: Introdução. Analise econômico-financeiro da empresa rural. Planejamento e controle de empresa rural. Política agrícola. Sistemas de informações e registros agrícolas. Elaboração e avaliação de um projeto agropecuário. Princípios de gestão pela qualidade total.

Espera que o estudante depois de cursado administração rural esteja apto para gerir os negócios rurais, aplicando os avanços da tecnologia e usando o conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção agrícola, combinar os recursos de forma a obter maior eficiência, eficácia e melhor gestão das atividades agropecuárias.

 

FIT 03411 Cultura do Café, Mandioca, Cana-de-açúcar e Algodão

Coordenador: Prof. Fábio Cunha Coelho

Ementa: Culturas da mandioca, algodão, cana e café. Histórico, origem e importância botânica. Clima e fenologia. Variedades ou cultivares. Solos, nutrição e adubação. Plantio, rotação de cultura e consorciação. Práticas culturais (manejo de plantas daninhas, pragas e doenças), colheita, beneficiamento e armazenamento. Sustentabilidade das praticas agrícolas.

 

EAG 03413 Extensão Rural

Coordenador: Prof. Paulo Marcelo de Souza

Ementa: Introdução. Comunicação rural. Metodologia de extensão rural. Liderança e trabalhos de grupo como apoio as atividades de extensão rural. Movimentos sociais no campo. Questões atuais.

 

FIT 03303 Manejo de Plantas Daninhas

Coordenador: Prof. Sivério de Paiva Freitas

Ementa: Biologia de plantas daninhas – Interferências de plantas daninhas com as plantas cultivadas – Métodos de controle de plantas daninhas – Classificação de herbicidas e mecanismos de ação dos principais grupos químicos de herbicidas – Absorção, translocaçao e metabolismo de herbicidas nas plantas – Formulação, misturas, interações e seletividade de herbicidas – Comportamento de herbicidas no solo – Tecnologia de aplicação de herbicidas e impactos ambientais – Fitorremediaçao – Resistência de plantas.

 

EAG 03409 Secagem e Armazenamento de Grãos

Coordenador: Prof.  Pedro Amorim Berbert

Ementa: Estrutura, composição e propriedades das sementes. Psicrometria. Teor de água de equilíbrio. Movimentação de ar em sistemas de secagem e armazenamento de grãos. Secagem de grãos a baixa temperatura. Secagem de grãos a alta temperatura. Fornalhas para aplicação em processos agrícolas. Secagem e grãos com energia solar. Armazenamento de grãos. Aeração de grãos. Equipamentos para transporte e manuseio de grãos. Pragas de grãos armazenados e métodos de controle. Segurança em unidades de manuseio, secagem e armazenamento de grãos.

 

FIT 03406 Silvicultura e Recursos Naturais Renováveis

Coordenador: Profa .Deborah Guerra Barroso

Ementa: Importância das florestas. Legislação Florestal. Sementes florestais tropicais. Produção e controle de qualidade de mudas florestais. Manejo de povoamentos florestais. Manejo de povoamentos florestais. Colheita. Dendrometria.

 

FIT 03309 Culturas da Soja, Milho, Feijão e Arroz

Coordenador: Prof. Fábio Cunha Coelho

Ementa: Culturas da soja, milho, feijão e arroz: histórico, origem e importância econômica; botânica; clima e fenologia; variedades; solos, nutrição e adubação; semeadura; consorciação; práticas culturais (manejo de plantas daninhas, pragas e doenças); colheita; beneficiamento e armazenamentos e, sustentabilidade das praticas agrícolas.

 

FIT 03407 Floricultura

Coordenador: Profa. Janie Mendes Jasmim

Ementa: Noções gerais e aspectos econômicos da floricultura. Classificação das plantas em floricultura. Substratos, recipientes e instalações para cultivo. Gramados. Arborização Urbana. Cultivos econômicos.

 

FIT 03307 Produção de Hortaliças

Coordenador: Profa. Rosana Rodrigues

Ementa: Introdução: características do cultivo de hortaliças; tipos de exploração em olericultura; classificação popular e técnica das hortaliças; classificação botânica das hortaliças. Fatores climáticos e o cultivo de hortaliças. O papel dos nutrientes e adubação em olericultura. Propagação e implantação das culturas. Sistemas de produção das culturas: alface, tomate, pimentão, pimentas, batata, cucurbitáceas (abóbora, melão, melancia, pepino), feijão-de-vagem, brássicas (couve-flor, brócolis, couve, repolho), e cenoura. Produção em recintos protegidos. Produção sustentável em olericultura: uso de defensivos alternativos. Olericultura como agronegócio.

 

AGR 03401 Monografia

Coordenador: Profa Janie Mendes Jasmim

Ementa: Realização de trabalho experimental, revisão bibliográfica ou elaboração de projeto em área pertinente ao campo de atuação do Engenheiro Agrônomo.

Apresentação escrita do trabalho no formato de monografia.

Defesa pública da monografia.

 

AGR 03402 Estágio Supervisionado

Coordenador: Prof. Silvaldo Felipe da Silveira

Ementa: Proporcionar o desenvolvimento acadêmico dos alunos do curso de Graduação em Agronomia em atividades teóricas-práticas, permitindo a aplicação e avaliação dos conhecimentos técnico – cientifico adquiridos no transcorrer do curso.

 

AGR 03404 Atividades Acadêmicas, Técnicas e Científicas

Coordenador: Prof. José Carlos Mendonça

Ementa: Participação, mediante comprovação e aprovação pelo colegiado do curso, de atividades acadêmicas e profissionais:

- Participação em comissões de Organização de Semana Acadêmica e outros eventos de interesse institucional ou do curso ou da representação estudantil ou entidades profissionais (representantes lideres e presidentes de comissão receberão o equivalente à 68h e os outros membros 34h/semestre).

- Participação em eventos científicos, acadêmicos ou profissionais de interesse da instituição ou do curso (soma acumulada de certificados de participação, até completar 136h)

- Cursos ou mini-cursos técnicos ou profissionais aprovados pelo colegiado do curso.

- Participação na Empresa Junior (diretores receberão o equivalente a 68h outros membros 34h).

OBS: Em todos os casos, o cômputo das horas e a juntada dos comprovantes ficará a cargo do aluno que, ao somar a carga horária total necessária, deverá requerer os créditos junto à secretaria da coordenação do curso. Caberá a secretaria da coordenação do curso aferir os documentos e encaminhar para homologação no colegiado do curso.

 

BCT02101 BIOLOGIA CELULAR I
Introdução ao estudo da célula. Métodos de estudo da célula. Princípios básicos de organização celular: vírus, procariontes, eucariontes. O sistema de membranas: a bicapa lipídica, proteínas e glicoconjugados. Transporte através de membranas. Endocitose. Retículo endoplasmático. Complexo de Golgi e reciclagem de membrana. Receptores e sinalização celular. Junções celulares e comunicação celular.

Prof. Renato Augusto Damatta
Prof. Edésio José Tenório de Melo
Prof. Fábio Lopes Olivares 
Prof. Arnoldo Rocha Façanha
Prof. Flávio Costa Miguens

BCT02202 BIOLOGIA CELULAR II
O citosol. Componentes. Funções. Organelas uma visão integrada. Mitocôndrias: estrutura e função. Cloroplastos e fotossíntese. Peroxissomos, hidrogenossomos e glicossomos. Citoesqueleto. Microtúbulos. Microfilamentos. Filamentos intermediários. Movimentos celulares. Transporte intracelular. Divisão celular.

Prof. Cláudio Retamal
Prof. Renato Augusto Damatta
Prof. Edésio José Tenório de Melo
Prof. Fábio Lopes Olivares
Prof. Arnaoldo Rocha Façanha
Prof. Clóvis de Paula Santos

 

LEF03207 METODOLOGIA IENTÍFICA EM CIÊNCIA AGRÁRIAS

Ciência: conceito, finalidades. Tipos de pesquisas: bibliográfica, de campo e de laboratório. Método Científico: hipóteses, experimentação, análises e interpretação dos resultados. Órgão de pesquisa: financiamento da pesquisa e inserção no sistema. Documentação: revisão bibliográfica. Formulação de um projeto de pesquisa: escolha do tema, formulação do problema, metodologia e citação bibliográfica. Condições experimentais: escolha de variáveis, análise e representação gráfica dos dados. Difusão dos conhecimentos adquiridos: técnicas e meios de apresentação oral e escrita.

Prof. Omar Eduardo Bailez
Prof.ª Ana Maria Matoso Viana Bailez


LCA02104 BIOLOGIA DOS VEGETAIS SUPERIORES
Conceituação, origem e evolução das espermatófitas (Coniferótitas e Magnoliófitas). Bases da sistemática vegetal: classificação, identificação e nomenclatura. Morfologia, reprodução e biologia das espermatófitas. Técnicas de trabalho: coleta, preservação e identificação.

Prof. Marcelo Trindade Nascimento


BCT02204 ANATOMIA VEGETAL
Citologia vegetal, com ênfase nos aspectos morfofisiológicos, organização de célula vegetal, conceito simplasto e aeroplasto; parede celular, composição química e arquitetura, organização do meristema e dos tecidos fundamentais, organização do eixo vegetativo, organização do eixo reprodutivo, características anatômicas de interesse taxonômico, características anatômicas de interesse ecológico e fitopatológicos.

Prof. Fábio Lopes Olivares
Prof.ª Maura da Cunha



LTA03301 CIÊNCIA DE ALIMENTOS
Alimentos e matérias-primas alimentícias. Causadas de alterações de alimentos. Toxinfecções Alimentares. Higienização na Indústria de Alimentos. Princípios básicos de conservação de Alimentos.

Prof.ª Meire Lelis Leal Martins
Prof. Eder Dutra de Resende


FIT03405 PAISAGISMO, JARDINOCULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS
Noções gerais sobre a importância econômica da jardinocultura. Fatores que inluenciam na composição dos jardins e paisagens. Classificação de plantas ornamentais do ponto de vista paisagístico. Paisagismo urbano e industrial. Paisagismo rural e rodoviário. Planejamento de parques e jardins. Principais cultivos econômicos. Outras ornamentais.

Prof.ª Janie Mendes Jasmim

 

DICIPLINAS OPTATIVAS

Recomendamos aos estudantes consultar a secretaria do curso pois em cada semestre

são oferecidas mais opções dessas disciplinas

 

 FIT 03502 Agroecologia

Coordenador: Prof. Fábio Cunha Coelho

Ementa: Agroecologia_ uma ciência. O agroecossistema. Análises do impacto  dos sistemas agrícolas. Pecuária e Agroeclogia no Brasil. Manejo de dejetos. Sistemas alternativos de produção agrícola. Diretrizes de um projeto para um sistema de produção agroecológica.   

 

LTA 03504 Análise Sensorial de Alimentos

Coordenador: Profa.Selma Bergara Almeida

Ementa: Introdução à análise sensorial. Percepção sensorial e propriedades sensoriais dos alimentos. Ambiente e condições de testes sensoriais. Fatores que afetam a avaliação sensorial. Planejamento experimental. Testes discriminativos. Uso de escalas. Testes afetivos. Seleção e treinamento de painel de provadores. Testes descritivos. Análises estatísticas. Aplicações especiais da análise sensorial.

 

ZNA 03308 Bioclimatologia Animal

Coordenador: Prof. Antonio Gesualdi Junior

Ementa: Climas do Brasil. Equipamentos e aparelhos meteorológicos e de câmaras climáticas. Ação do meio ambiente sobre os animais. Efeitos dos principais elementos do clima sobre os animais. Reação animal ao ambiente tropical. Medidas de tolerância às condições tropicais. Aclimatação dos animais. Ação das condições artificiais sobre os animais.

 

LBT02102 Bioética e Biossegurança

Coordenador: Profa.Tânia Jacinto Freitas da Silva

Ementa: A disciplina aborda conceitos básicos de segurança em laboratórios, relativo a riscos físicos, químicos, agentes biológicos e org