Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF

Guia Primeiros Passos
Publicações Sobre Ensino de Física

Sobre o Curso de Licenciatura em Física

• O Curso de Licenciatura em Física  é oferecido no período noturno e foi criado em 2000. O reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação do RJ ocorreu em 24 de fevereiro de 2006 através da portaria CEE Nº 232.
  • O tempo mínimo para sua integralização é de 8 semestre e o tempo máximo é de 15 semestres. A carga horária total do curso é de 2907 h/aula. A matriz curricular atual está em consonância com as diretrizes do MEC, proporcionando aos alunos um aprendizado sólido e atualizado na área de Física. O ingresso no curso se dá através de vestibular, sendo que são oferecidas 30 vagas anualmente. Todos os professores que ministram disciplinas para o Curso de Licenciatura em Física possuem título de doutor.
  • Atualmente, vários alunos do Curso de Licenciatura em Física da UENF possuem bolsa de iniciação científica, desenvolvendo atividades de pesquisa sob a orientação de professores do Laboratório de Ciências Físicas.  O aluno pode iniciar atividades de iniciação científica a partir do 3º semestre do curso, desde que seu coeficiente de rendimento seja igual ou superior a 7,0.  O aluno pode ainda desenvolver atividades de monitoria, ou de apoio acadêmico na área administrativa.
  • O Licenciado em Física pode atuar como professor de física no ensino médio, bem como pode optar por seguir a carreira acadêmica na pós-graduação: mestrado e doutorado. Nesse último caso, o Licenciado em Física pode desenvolver pesquisas tanto na área de Educação, bem como nas áreas de Física Básica e também da Física Experimental.

Coordenadora

Profa. Dra. Denise Ribeiro dos Santos