Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF

Cerâmicas
Qualidade de combustíveis
Meio ambiente - gases
Meio ambiente - modelagem de sistemas naturais

Fruticultura

O LCFIS vem usando metodologias não convencionais (Espectrometria Fotoacústica) no estudo do processo do amadurecimento de frutas. Em parceria interna com LMGV/CCTA/UENF e externa com a Universidade Católica de Nijmegen, na Holanda, o LCFIS desenve trabalhos pioneiros na determinação em tempo real da taxa de emissão de etileno e dióxido de carbono de frutas tropicais. Este estudo visa o melhoramento da produção agrícola da região norte fluminense, assim como dos procedimentos pós-colheita (armazenamento e transporte das frutas). Um grande projeto de parceria entre a Universidade e a iniciativa privada está também em andamento. Trata-se da empresa Caliman, maior exportadora brasileira de mamão. Através do monitoramento da taxa de emissão de etileno e dióxido de carbono do mamão, estuda-se o período de armazenamento de frutos nas condições normais de exportação, bem como em condições de armazenamento em atmosferas controladas.